Uma pequena ajuda porfavor :)

Bom pessoal, sou novato aqui no GUJ agora sou um GUJnauta :stuck_out_tongue: mas isso nao é tao importante…
Faço sistemas de informação 3º Periodo e nesse periodo nós estamos vendo a linguagem JAVA que particulamente achei sempre a melhor dentre as concorrentes.
Sem mais arrudeios vamos direto ao PONTO ;P.

Eu e mais um grupo de pessoas fomos convidados a desenvolver um sistema pra uma loja de conviniencia, o projeto nao é tao complexo assim, mas tbm simples tenho ctz que nao é. A funcionalidade do projeto é passar troco, fazer contas simples e ter um banco anexado ao “sisteminha”. :smiley:
Com isso ficamos sabendo tbm que para passarmos de periodo precisamos desenvolver um PROJETO em JAVA usando o eclips no caso seria nossa nota.
Vim aqui pedir orientações a os que ja estão no ramo a um bom tempo, gostaria de saber como eu faço pra inicializar (levantamentos de requisitos, modelagem de banco e sistema, tudo + tudo mesmo) que for necessario pra eu começar a inicializar.

Bom pessoal espero uma resposta se for possivel.
Obrigado desde jah ;).

Se estão no terceiro período supõe-se que já deveriam saber
levantamentos de requisitos, modelagem de banco e sistema.

Primeiro de tudo você precisa de um cliente, ou uma pessoa responsável por decidir o que o software deve ter ou não ter. E essa pessoa tem que assumir esse papel de fato. Ela é obrigada a dar uma posição sólida sobre o sistema.

Isso evita você perder tempo se perguntando o que o sistema deve fazer ou não, e te dá um foco.

=], Fez a suposição correta.
Porem só vimos teoria e + teoria, como em qualquer faculdade u.u.

Mas queria dicas acho que forum é pra me ajudar e eu ajudar se for possivel.

Agradeço =*

Obriago Bruno Laturner.

Se esse for o primeiro passo, jah estamos caminhando.
Temos um Cliente sim, e jah estamos marcando uma visita em seu estabelecimento pra fazermos os levantamentos necessarios.

Mais alguma dica?

Obrigado desde jah.

Tome cuidado com “sisteminhas”, veja exatamente o que o cliente quer e feche um contrato especificando certo, senão o “sisteminha” poderá virar um “sistemão” bem grande.

Obrigado Tiago ;P.
Porem vamos fazer o sistema sem cobranças financeiras.
Estamos fazendo por experiencia, nao irão nos cobrar nada alem do que for necessário pra o sistema rodar entende?
jah que nao vamo nos pagar x).

Agradeço

Up~

Para que postou a mensagem de “up”?

Se quer mais informações, por favor, diga o que quer!

Eu acho meio ruim de fazer as coisas de graça, não por não receber, mas por não gerar nenhuma obrigação entre o Cliente e o Desenvolvedor. Dependendo do Cliente ele pode até largar mão se isso for atrapalhá-lo, por isso que tem que ter um pouco de cuidado durante o levantamento.

Fora que esse modelo de levantar primeiro, terminar levantamento, desenvolver, terminar desenvolvimento, nesta ordem fixa, está caindo em desuso. Pode ser que não dê para fazer algo mais dinâmico mesmo, depende do Cliente também, mas o ideal é que ele estivesse sempre presente e ativo.

Oi,

Claro que é importante… seja bem vindo ao Guj.

Em relação as orientações, acho importante (Não necessáriamente nesta ordem):

Análise de requisitos
-> Ou seja, este projeto terá lucro? se sim, verificar se o dinheiro proposto para desenvolver o sistema será suficiente para cobrir os custos (incluindo horas de trabalho)

Especificação / Conhecer o Cliente.
-> Muito importante. Conhecer a pessoa para quem você irá desenvolver o sistema. Quais as suas reais necessidades? Sua opiniões sobre o que poderá ser melhorado de seu sistema antigo? etc…

Analise de sistema ou Arquitetura de sistema
-> Bom… aqui chega a parte de analise para o desenvolvimento… Qual ferramenta utilizar? Como irei modelar meu sistema? que banco de dados utilizar? E como farei as conexões/referencias de cada tabela. (Ou seja, desenhar no papel o sistema para depois passar para o programa)

Implementação.
-> Não preciso dizer oque é né ? =D

Testes.

Correção para os teste (Nenhum sistema é perfeito)

Documentação do sistema

Instalação do sistema no usuario final.

Suporte e Treinamento.

10º Manutenção.

Bom… acho que é isso que considerei importante.

Tchauzin!