[quote=saoj]Qual livro em JAVA (esquece C++ please!) vc recomenda para programação de jogos?
Os livros de games em Android. Fora do Android, não recomendo usar Java para jogos.
Nem a Sun, e nem a Oracle tiveram qualquer preocupação com games. [/quote]
Ainda assim, é bem provável que você vá usar uma engine portável no mercado, como a Cocos-X.
Infelizmente, o Java não é preparado para isso. Há pouquíssimo suporte da plataforma, seja para aceleração gráfica (melhorou com o JavaFX, mas está longe para um game grande), nem para controles.
A indústria de consoles também não apoia o Java. Na verdade, mesmo as plataformas suportadas pelo Java são poucas, sendo o Unix e o Solaris plataformas desinteressantes.
Uma alternativa similar que vem se destacando é o C#. Seja no XNA ou na API do Windows 8, é suportado no console da Sony, é suportado pelo X-Box e também permite fazer bons jogos para o PC.
Tem ótima aceleração gráfica, pois é só um binding para o DirectX. Dá suporte a shaders, som tridimensional, controles, inclusive os avançados como o Kinect.
O C# também é a linguagem da Unity.
Para quase lugar nenhum. Talvez alguma empresa que desenvolva para Android, e que também faça jogos.
Sobre C++. Ainda é a linguagem mainstream no desenvolvimento de jogos, especialmente no exterior. No Brasil, tem crescido enormemente o mercado da Unity.
Eu não acho “chato” desenvolver em C++. No caso de jogos, acho até mais agradável do que usar o Java. A sintaxe de vetores e matrizes, muito usada em jogos maiores, é natural devido a sobrecarga de operadores. Sem falar que o C++ é a única linguagem suportada em absolutamente todos as plataformas (junto com o C, mas aí sim, estamos falando em sofrimento, heheh).
Mas claro, ainda mais agradável é usar o C#, sobretudo numa engine poderosa como a Unity.