Uma Servlet x Uma duzia de Servlets

16 respostas
Guilherme_Silveira

Opa, eu tava pensando sobre a influencia de manter uma unica (ou poucas) servlets mestres que dividem seu trabalho e o impacto de manter diferentes servlets cada uma com sua funcao diferente tanto na memoria quanto na velocidade.

Sei que este eh um tema que ja foi discutido em varios lugares mas nunca ouvi ninguem falar algo que grande forca que indique que eh melhor usar um em tal caso e outro em outro…

Guilherme

16 Respostas

Paulo_Silveira

Oi Guilherme

Hoje em dia, todo mundo é a favor de usar uma única servlet. Quando você utiliza uma Servlet, o seu código dentro do método do"Service" fica MUITO procedural, parece script!

Então muita gente usa alguma ferramenta MVC, tipo o STRUTS do apache…

http://jakarta.apache.org/struts

Eu também evito ao máximo ter mais da uma Servlet.

M

Olá Pessoal

Estou começando com Servlets e JSP agora e gostaria de estar por dentro deste assunto “Uma Servlet x Uma duzia de Servlets”, alguém poderia me dar um exemplo utilizando várias Servlets para fazer uma determinada tarefa e o mesmo utilizando uma servlet apenas?

[]'s

Marcos

Paulo_Silveira

Oi Marcos

Seria meio complicado eu te colocar uma aplciacao inteira aqui.

Entao vou fazer a minha propaganda, dizendo porque usar uma unica servlet:

Servlets, para muitos, é o ponto mais forte do J2EE, mais que EJB, devido a sua simplicidade e utilidade. Porem, quando voce faz uma servlet, voce ja deve ter percebido que o codigo da servlet perde bastante no quesito de orientacao a objetos. A coisa fica realmente com uma cara de programa procedural, ou pior, como se fosse um script! Utilizando apenas uma servlet (ou poucas), voce pode fazer com que essa servlet principal seja apenas uma controladora (o C do MVC), e que esta dispare chamadas para outras classes e objetos, afim de manter uma orientacao a objeto e perder essa caracterisitca tao procedural de uma servlet!