Gente so uma simples dúvida, devemos tratar todos eventos dentro do bloco try catch? digo é bom TUDO estar dentro de um bloco try catch ? isso gera mais seguranca para acharmos o erro ou em alguns caso realmente é desnecessario o try catch?
Uma simples dúvida sobre try catch
4 Respostas
Alguns costumam colocar todo o código em um bloco try/catch outros preferem apenas o código que lança uma exceção.
Depende de cada programador.
Alguns costumam colocar todo o código em um bloco try/catch outros preferem apenas o código que lança uma exceção.
Depende de cada programador.
Na verdade qualquer codigo pode lançar uma excecao, o que acontece no java é que tem certas excecoes que sao “verificadas”, ou seja, é obrigatorio o uso do try/catch, nas outras nao é obrigatorio, por exemplo um array index out of bound.
oi
existem 3 tipos de excessões, checked exceptions, runtime exceptions e error
error e runtime exceptions não conseguem ser antecipadas através de um tratamento via try/catch
checked exceptions podem ser antecipadas por um try/catch ou relançadas
erros são todos aqueles que estendem java.lang.Error, runtime exceptions são todos aqueles que extendem java.lang.RuntimeException, checked exception são todas aquelas que estendem java.lang.Exception mas não java.lang.RuntimeException
dê uma olhada neste artigo e também neste tutorial
sobre o fato de tratar via try/catch ou relançar ou ainda colocar uma declaração throws no método depende muito, o que você não pode fazer é não fazer tratamento algum ou apenas colocar um printStackTrace 
abs
Obrigado pelas respostas me ajudou e muito! e aproveitando o topico “try catch” deixa eu fazer uma pergunta boba porem eficiente e se tiver alguem que nao sabe desse macete tambem poderar aprender, usando a IDE netbeans qual atalho no teclado pra mim colocar o codigo selecionado automaticamente em um try catch?
Exemplo eu seleciono um trexo de codigo e aperto essa tecla de atalho e ele automaticamente joga aquele codigo selecionado no try catch? alguem sabe? abracao!