Então, o fato é que trabalhei com as duas plataformas, e o Air dá um banho no Swing, na minha opinião. Como eu disse, Manutenabilidade depende do programador e sua proeficiencia na tecnologia, dos processos de desenvolvimento e etc etc.
Se um cara que não sabe nada hj de programação e me perguntasse o que usar pra desenvover um deskotp, eu diria para usar Air em Vez de Java + Swing sem pensar duas vezes.
Acho que a grande sacada também da Adobe é o Tour de Flex. Instale-o em sua máquina, veja os componentes, e a parte de acesso à máquina do computador em air, parte de Drag and Drop Nativo, acesso a sqlite local, entre outras coisas.
Eu sei que LOC não é uma métrica perfeita por si só. Mas se vc ver o quão direto foi pra fazer esse programa, e comparar com verbosidade do Swing (e do próprio Java), pode ser que vc chegue à mesma conclusão que a minha. Detalhe que eu só acrescentei a tabela no xml (uma linda) e só fiz a parte de dentro do script.
A plataforma da Adobe melhorou bastante, principalmente com o lançamento do Flex 4 e Air 2.0.
Mas preferência por tecnologia não tem certo ou errado. Qdo uma pessoa diz eu gosto disso, não tem argumento contra isso.
Java pra mim hj em dia só no backend, e mesmo assim já estou estudando outras tecnologias.
[]s