UML - Classes Pessoa (Física e Jurídica), Fornecedor, Usuári

Galera,

Uma dúvida me veio quando estou tentando modelar um sistema para uma transportadora.

Modelando, encontrei as seguintes classes: Fornecedor, Usuário, Motorista e Cliente. Esse cliente pode ser uma Pessoa Física ou Jurídica. O Fornecedor é somente Pessoa Jurídica. Até aqui tudo ok!

Como ficaria modelada o meu Diagrama de Classes?

1. Eu teria que criar uma classe Pessoa e duas subclasses: PessoaFisica e PessoaJuridica? Se sim, existiria a classe Cliente e Fornecedor já que um Cliente pode ser tanto PessoaFisica quanto PessoaJuridica e um Fornecedor só PessoJuridica?
  2. E Usuário e Motorista? Extenderiam a classe Pessoa?

O que vcs acham? Alguém já passou por isso?

Atenciosamente,

Rogério Araújo

Ola

A algum tempo eu passei por isto:

1-> no caso do cliente, como java tem a limitação de uma classe não poder estender de mais de uma classe mãe eu criei uma interface Cliente, e crie uma classe para cliente pessoa fisica, que estende de pessoa fisica e implementa cliente, e uma classe para cliente pessoa juridica, que por sua vez estende de pessoa juridica e implementa cliente, e no caso do fornecedor… de acordo com o que vc disse, só estende de pessoa juridica, então é mais fácil, porém acho que vc pode também fazer o jogo da interface, porque assim quando precisar incluir um fornecedor pessoa fisica fica mais facil.
2-> usuário e motorista acho que são bem distintas, pois acho que ainda falta a situação de vc modelar uma classe tipo Funcionário, que estenderia de pessoa fisica, ai sim, usuário e motorista estenderiam desta Funcionário.