Estou montando o meu diagrama de classes de minha aplicação, ela é dividida em vários pacotes, tenho um pacote model onde esta as classes que são persistidas, neste pacote foi tranquilo a montagem do diagrama, porém nos demais estou com dúvida por exemplo como eu crio o relacionamento entre uma classe e uma outra classe que é uma exception?
Estou montando o meu diagrama de classes de minha aplicação, ela é dividida em vários pacotes, tenho um pacote model onde esta as classes que são persistidas, neste pacote foi tranquilo a montagem do diagrama, porém nos demais estou com dúvida por exemplo como eu crio o relacionamento entre uma classe e uma outra classe que é uma exception?[/quote]
Você não precisa relacionar em UML todas as classes que existem no seu sistema.
Se vc quiser mesmo fazer isso , vc usa uma associação do tipo dependencia que vai da classe para a exeção e coloca o estereótipo “lança” ou “throws” nessa associação. além disso vc coloca o esereótipo “exceção” na classe de exceção
Você não precisa relacionar em UML todas as classes que existem no seu sistema. [/quote]
Concordo !!
[quote]
2) Se vc quiser mesmo fazer isso , vc usa uma associação do tipo dependencia que vai da classe para a exeção e coloca o estereótipo “lança” ou “throws” nessa associação. além disso vc coloca o esereótipo “exceção” na classe de exceção[/quote]
Mas porque deveria representar classe de exceção, diagrama de sequencia não seria mais produtivo para representar comunicação entre instancia de objetos.
Seguinte, a aplicacao tem vários pacotes, inclusive um pacote com minhas telas, entao pelo o que entendi nao preciso colocar tudo isto no meu diagrama de classes? Devo colocar somente o modelo do banco de dados?
Carinha…na boa, neste último post vc se entregou rsrsrsrsrsrs.
Dicas:
Procure um livro sobre uml de seu agrado e faça uma boa leitura.
Como já foi dito antes vc não tem que modelar tudo que está no sistema nos mínimos detalhes, aliás o modelo a princípio nasce antes ou durante a codificação. A não ser que vc esteja fazendo uma engenharia reversa do sistema.
Tente modelar apenas as partes que vc julgar complexa, de difícil entendimento; mas melhor que isso é fazer uma refatoração para deixar tudo bem simples e fácil de entender.
Existem algumas estratégias para modelar, tente concluir qual o real objetivo deste trabalho antes de começar.
O modelo tem que estar sincronizado com o sistema, se vc não vai conseguir manter isto então não perca seu tempo.
…
Não.
Primeiro, você não tem 1 diagrama de classes. Vc tem vários diagrama de classes. A ideia é colocar aquilo que é necessário e suficiente para entender o sistema. Vc pode ter um driagrama para o pacote X e outro para o Y. Vc pode ter um pacote para um agregado especifico e um outro para outro.
Se vc joga tudo num diagrama só a coisa fica ilegivel.
O modelo de entidades não é o modelo de banco de dados. Para modelos de bancos de dados use Diagramas ER que não são parte da UML.
[quote=jcracker]
2) Se vc quiser mesmo fazer isso , vc usa uma associação do tipo dependencia que vai da classe para a exeção e coloca o estereótipo “lança” ou “throws” nessa associação. além disso vc coloca o esereótipo “exceção” na classe de exceção[/quote]
Mas porque deveria representar classe de exceção, diagrama de sequencia não seria mais produtivo para representar comunicação entre instancia de objetos.[/quote]
Realmente não seria. Não ha real comunicação entre classes e exceções.