UML para netbeans

Bom dia, estou fazendo um curso onde usara o eclipse, netbeans ou jbuilder, prefiro o netbeans mais não achei o UML dentro dele, me parece que foi removido o plugin a partir do netbeans 7.2, existem alternativas e quais seriam.

Desde já obrigado.

Astah Community é uma boa opção para uml. Gratuita, não é completa, mas atende muito bem a quase tudo que você vai precisar.

1 curtida

Olá amigo, para a IDE Eclipse tem um plugin para criar os diagramas de classe

link:

Eu sempre tentei utilizar estes plugins do eclipse e até alguns para netbeans, mas sempre eram extremamente pesados, complexos e ruins.
Este, se só faz diagrama de classes, é meio inútil, visto que a UML não se resume a este diagrama apenas.
Uma das sacadas mais geniais que o NB tinha era a possibilidade de gerar diagramas de classes em engenharia reversa (foi o que usei no meu primeiro projeto java para a facul, em 2007).

A utilização de um software especifico para UML é muito melhor que a utilização de Plugins, mas caso o plugin supra as necessidades pode ser tomado como uma alternativa, eu mesmo utilizo o plugin na IDE Eclipse para realizar a criação do diagrama de classe e visualizar o projeto rapidamente, já que alguns recurso de engenharia reversa, geralmente são pagos em alguns programas.

Como software para UML também utilizo o Asthah Community que @darlan_machado sugeriu, é uma ótima ferramenta, possuir muitos recursos.

O link possuir uma lista de softwares para UML:

Embora seja raro, quando uma empresa utiliza modelagem em UML, ela não trabalha com estes plugins e, ao menos aqui em Curitiba, nunca vi nenhuma trabalhar com algo que não fosse o RAD ou o Enterprise Architect.