Uml - rup

9 respostas
Adler_Medrado

DEUS SEJA LOUVADO!

Pessoal, sei que é meio off-topic, nas tambem sei que aqui eu encontrarei respostas… Onde posso encontrar tutoriais de UML e RUP gratuito na Internet e Portugues e o nome de um livro sobre o assunto que seja bom e para leigo no assunto.

[]s

9 Respostas

Paulo_Silveira

UML - Guia essencial

um livro COMPLETAMENTE pratico, sem lorotas e sem descricao matematica (acredite, tem livro de UML que prova matematicamente que ele consegue representar qquer sistema orientado a objetos!!)

Rational unified Process ja eh algo particular, digo, eh uma tecnologia fechada. Os livros sao caresimos!!!

Se voce procurar por apenas Unified Process, vai achar coisa PRA CARAMBA! E essa matedologia eh aberta

Adler_Medrado

DEUS SEJA LOUVADO!

Obrigado Paulo.

Deixe-me ver se entendi… o RUP é uma ferramenta da Rational para se desenvolver com UML. Certo? E eu encontro programas Open Source inclusive feitos em Java que fazem o mesmo que o RUP, correto?

Valeu!

Adler_Medrado

Eu nao encontrei este livro que voce indicou. Encontrei este que segue abaixo e pergunto é a este que voce se refere?

UML Essencial
MARTIN FOWLER & KENDALL SCOTT
Bookman

Eu ouvi dizer que este livro escrito pelos criadores do uml é bom tambem.
UML: Guia do Usuário
IVAR JACOBSON & JAMES RUMBAUGH & GRADY BOOCH
Campus

[]s

Paulo_Silveira

eh esse ai! o do essencial!

o do RUMBAUGH eh o mais famoso, mas eu dei um bizu e achei chatissimo de ler! ai depende do seu gosto!

o RUP nao eh ferramente na verdade. eh uma tecnica de analise e desenvolvimente de software, Mas existe uma ferramente da Rational que ajuda nesse processo, sacou?

Voce encontra programas pra te ajudar no processo de software que nao sao iguais ao RUP, ja que ele eh fechado. Mas tem uns parecidissimos :slight_smile:

Adler_Medrado

DEUS SEJA LOUVADO!

Beleza… Eu vou comprar o do Essencial e depois eu leio o mais chato pra reforçar o esquema…

Voce poderia me indicar algum programa desses que são parecidos com o RUP?

[]s

H

Soh reforçando,

O UML Guia do Usuario é muito bom também, tenho o livro e gosto muito, seu unico problema (chatisse) é que ele “pensa” que é um documento hipertexto, ou seja, tem links pra tudo que é lado, toda hora vc tem q olhar um capitulo anterior ou outra pagina, etc,

Mas fora isso, acho um excelente livro, e jah me ajudou p/ kramba. Mas este livro é soh UML, outro livro que seria bom ter é o :

Titulo : Utilizando UML e padrões
Autor : Craig Larman

Que “te ensina” a utilizar o UML e ainda padrões (Design Patterns).

[]'s
Sig. Hélio Rios.

urubatan

RUP não é um programa, mas sim uma metodologia de analise e desenvolvimento.
ela especifica ciclos que o projeto deve passar, e o que deve ser feito em cada ciclo.

“Adler Medrado”:
DEUS SEJA LOUVADO!

Beleza… Eu vou comprar o do Essencial e depois eu leio o mais chato pra reforçar o esquema…

Voce poderia me indicar algum programa desses que são parecidos com o RUP?

[]s

Paulo_Silveira

mas tem o Rational Rose, que eh um programa para analise e design, baseado em RUP

urubatan

O rational rose é um ótimo programa para analize e design, mas não é baseado em RUP, ele é só a melhor ferramente para UML (na minha opinião)
mas eles um conjunto de ferramentas voltadas ao desenvolvimento com a metodologia RUP, e o Rational Rose esta incluido neste conjunto :slight_smile:

Criado 2 de outubro de 2002
Ultima resposta 10 de out. de 2002
Respostas 9
Participantes 4