Uml

Olá, :slight_smile:
Recebi a sugestão de um professor da Impacta que para eu que quero começar Java seria bom ter uma introdução em UML para não ficar perdido.
Gostaria de saber de vocês do fórum que também já tem muita bagagem em Java do fundamento dessa sugestão. Realmente há a necessidade ??
E havendo, com excessão da Impacta e do Senai da Barão de Limeira onde posso estudar UML ??
Obrigado gente !!

Java e UML não tem nada a ver.
Um é plataforma de desenvolvimento e outro é ferramenta de analise.
A uml vai te ajudar a entender Orientação a objeto, e não a aprender java.
Otimo se você aprender java com o foco em orientação a objeto. Apesar de java ser uma linguagem OO, existem muitas pessoas que programam em java estruturalmente.

Oi Renato,

Como disse o marcos, não tem nada a ver, mas vai ajudar no seu crescimento como desenvolvedor. Vc não precisa pagar um curso por aí para aprender UML, dá uma procurada no google que vc acha mta coisa interessante.

valew.

Saber UML é importante sim, mas não creio que seja preciso saber UML inicialmente para aprender Orientação a Objetos, muito menos Java…

Na minha opinião, o conhecimento de conceitos (OO) tem mais valor do que o conhecimento de uma linguagem (UML). Recomendo que você foque nos conceitos de OO, não na UML. Vendo exemplos em livros e apostilas, que estão, na maioria das vezes, na notação UML, você vai acabar pegando um pouco de UML junto.
Você pode aprender Java sem UML tranqüilamente, mas aprender sem o conceito de OO, além de ser mais difícil, pode te levar a escrever códigos estruturados, perdendo assim as vantagens de uma linguagem OO como Java.
Note que, conhecendo OO, você pode aplicá-la em qualquer linguagem. Por outro lado, conhecer uma linguagem específica sem saber o conceito empregado nela geralmente não é muito desejável.

É eu também concordo com as opiniões acima. O importante é um bom conhecimento em OO.
A UML é uma maneira de colocar seu reciocínio no papel, pessoalmente, prefiro utilizar uma forma livre para fazê-lo.

Dentro do conceito de OO, também é importante conhecer alguma coisa de MVC. Muitas vezes a solução em Java me pareceu complexa demais, mas na verdade era a aplicação deste conceito que eu não compreendia.

Gente !!!
É impressionante a repercussão desse fórum !!!
Além das preciosas, esclarecedoras e carinhosas respostas que obtive aqui ainda fui reconhecido no meu curso técnico.
Obrigado gente !!! :thumbup:

[quote=Renato Fortran]Gente !!!
É impressionante a repercussão desse fórum !!!
Além das preciosas, esclarecedoras e carinhosas respostas que obtive aqui ainda fui reconhecido no meu curso técnico.
Obrigado gente !!! :thumbup: [/quote]

Renato.

Espero que tenha sanado a sua duvida, caso ainda esteja procurando material, vale a pena dar uma olhada (http://java.danieldestro.com.br ) nesse link.

é um material bacana.

Boa Sorte.

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=uml&meta=

Oi…
Eu não acho que UML seja tão dificil que você não possa estudar sozinho com algum livro bom sobre UML, ou até mesmo algum tutorial.

Renato eu fiz o curso de UML e java modulo 1 a menos de um mês e é assim acho q eu sem ter noção de UML eu faria java modulo 1 de boa mais única dificuldade q eu teria seria na OO q querendo ou não vc aprende no curso de UML …

Espero te ajudado 8) 8) 8)