Uml

Ola pessoal !!!

Um dúvida basica : Dois atores podem podem trocar mensagens entre si.
Meu professor de Engenheria de software disse que não, mas nao fiquei convencido !!!
Oque vcs acham ?

Um abraço a todos !!!

Renato

imagino que o teu professor esteja correto, pelo seguinte
o papel do ator ali é: alguem ou alguma coisa que ira interagir com o sistema

pela definição então, ele esta ali para iteragir com o sistema, e não com outros atores, a iteração dele com outros atores (pelo menos a meu ver) só pode ocorrer da seguinte maneira

ele realiza uma ação no sistema, que reflete no que o sistema apresenta para o outro ator

Hummm …

Pelo que eu entendo eu concordo com seu professor :shock:

Atores são agentes externos ao seu sistema (um outro sistema, um usuário, por ai vai) … se eles puderem trocar mensagens diretamente isso vai fugir do seu controle, vai estar fora do sistema e ai não é seu projeto.

Claro que seu sistema pode intermediar a troca de mensagens, mas ai não é direto.

Mas imaginem esta situação : O cliente deve fazer um deposito em uma conta em um banco, para dar andamento a uma venda.
O cliente é um ator e o banco é outro ator. O meu programa solicita ao cliente que faça o depósito . Apos isso o programa verifica se o dinheiro foi depositado !!!
Eu penso que o deposito bancario é acontecimento externo que o programa não tem controle, mas que seria interessante representa-lo no diagrama !!
O que vcs acham ?

Renato

num Use Case não é possivel representar isto
para isto você pode utilizar um Busines Diagram, não é padrão UML, mas esta disponivel em ferramentas como o Rational Rose, Together e Power Designer