Unica Autenticação entre varias aplicações

Ola Pessoal.

Estou pesquisando uma forma de fazer uma unica autenticação para varias aplicações, não poder ser SSO pois os usuários são de redes distintas.
Implementei o JAAS, mas quando autentico em uma aplicação o cache autentication não replica para outras, assim se eu tentar acessar outra aplicação pede a autenticação novamente.
O ideal seria uma autenticação pelo application server e ele replicar para as aplicações, como um portal onde pode ter varias aplicações pinduradas com uma unica autenticação.

Alguém tem uma luz para seguir?

Abs.

cara, não sei se essa é uma solução correta ou se isso te atende, acho que alguns arquitetos podem até tacar pedra em mim pelo o que vou falar! hahahaha
suponha que voce tenha ai o seu cluster de ASs, dai em cada um voce tenha a sua aplicação; dai voce configura para distribuir as sessoes entre eles, acho que é uma tag (ou algo assim) e vai no web.xml…
dai quando o usuário logar, voce pega o ID dele e joga num contexto de sessao junto com um token.
tipo assim

request.getSession().setAttribute( id_usuario , token );

dai isso vai ser distribuído entre os ASs…
o token fica com o cliente.
quando ele for no outro sistema, a aplicação faz um

request.getSession().getAttribute( id_usuario  );

e compara os tokens…

o que acha?

Ai trataria isso em um LoginFilter do JAAS para validar o token?

é… acho que um filter seria uma boa opção… quanto ao JAAS, nao sei, nunca mexi com ele…

não entendi o problema de não poder usar SSO, você pode configurar uma implementação dele para funcionar com diferentes redes.

Se for implementar na mão, o mais correto seria implementar algum serviço centralizado para fazer a validação que ficaria bem mais fácil que tentar distribuir o token/cookie de validação

Deu certo, configurei o SSO.
Pensei que só funcionava com certificado de confiança entre do domínio.