Universidade: Mesmo um "expert" java precisa dela?

Galera lanço esse tópico porque em uma das universidades públicas da minha cidade vi um artigo de oferta de emprego para desenvolvedores java onde não se exigia currículo, e sim um teste de conhecimento.
Sei da importância de uma universidade e é claro que pretendo fazer também, mas até que ponto isso influencia no mercado de trabalho??

É comum empresas tomarem esse tipo de postura ???
“Ganha o emprego que se mostrar mais preparado, independente do seu currículo”

Dê uma lida nesse tópico http://www.guj.com.br/posts/list/17778.java
O Daniel Quirino Oliveira deixou um Post lá muito bom falando sobre esse assunto

Cara na minha opinião, tem que ter teste de conhecimento sim, mas devereriam separar as coisas.

Deveriam ter o teste pra quem tem Curso Superior e outro pra quem não tem.Não concordo com o equiparação.

Não estou defendendo só por que possuo curso superior, estou defendendo aquela “velha história”: não se pode um “médico” não formado exercer profissão de médico…

A Paz!!

Olha cara… nao me considero ‘expert’ , trabalho com java a pouco mais de 1 ano e acho q uma facul é 100% dispensavel.
Nunca tive aula de java na minha vida, e mesmo se tiver, vao me ensinar o basico do basico. Procurei me especializar por fora conheçer mais da tecnologia e consegui um ótimo emprego trabalhando com java.
É óbvio que algumas empresas exigem faculdade(acho isso uma grande besteira). Na IBM por exemplo, se vc for entrar(não como terceirizado) eles exigem faculdade sim… ai eu pergunto… pra que??? Só se for pra falar “meu funcionario é formado em tal faculdade” só se for por isso pois nao vejo nenhuma utilidade em uma faculdade.,
Atualmente estou fazendo faculdade e de boa… não vejo grande vantagens em fazer nao… Mas como sempre rola um ‘preconceito’ contra quem nao tem faculdade… vamos lá neh! vamos terminar essa porcaria que me suga dinheiro todo mes!!!
Faço faculdade realmente pra ter no curriculo, pois como eu disse, algumas empresas exigem, mas em materia de conheçimento, acho faculdade uma coisa muito atrasada.,

andre_a_s discordo de você.
Acho que o povo foi iludido pela história do Lulinha que não é letrado. Fala sério.

Faculdade é sim indispensável. Não pelo fato de eles ensinarem Java ou não. Aliás, Java eu não tive na facul, nem nenhuma linguagem. Tive matérias que iam além, usavam o raciocínio e não uma certa tecnologia. Java, C/C++, VB e essas coisas aprendíamos em casa.

Além do que, onde vc espera chegar sem uma faculdade? Não pensa em fazer um mestrado? Uma pós em negócios? Crescer como um gerente ou executivo de uma empresa?

Aponte-me quantos gerentes, gestores, diretores e presidentes não tem uma faculdade e/ou uma pós?

Eu tbm não pretendo contribuir para as estatísticas negativas do meu país, onde 90% não teve uma faculdade.

A pessoa que subjulga a utilidade de uma faculdade, ou se julgar muito esperto e inteligente ou realmente não sabe tirar proveito dela.

[quote=andre_a_s]Olha cara… nao me considero ‘expert’ , trabalho com java a pouco mais de 1 ano e acho q uma facul é 100% dispensavel.
Nunca tive aula de java na minha vida, e mesmo se tiver, vao me ensinar o basico do basico. Procurei me especializar por fora conheçer mais da tecnologia e consegui um ótimo emprego trabalhando com java.
É óbvio que algumas empresas exigem faculdade(acho isso uma grande besteira). Na IBM por exemplo, se vc for entrar(não como terceirizado) eles exigem faculdade sim… ai eu pergunto… pra que??? Só se for pra falar “meu funcionario é formado em tal faculdade” só se for por isso pois nao vejo nenhuma utilidade em uma faculdade.,
Atualmente estou fazendo faculdade e de boa… empurro com a barriga mesmo, faço o suficiente pra passar. Mas como sempre rola um ‘preconceito’ contra quem nao tem faculdade… vamos lá neh! vamos terminar essa porcaria que me suga dinheiro todo mes!!!
Faço faculdade realmente pra ter no curriculo, pois como eu disse, algumas empresas exigem, mas em materia de conheçimento, acho faculdade uma coisa muito atrasada.,[/quote]

Cara, não concordo.

Vc ser “expert” em uma ferramenta/tecnologia e etc não te garante que amanhã, quando a mesma vir a ficar absoleta, que vc sabe COMPUTAÇÃO e se adptará, com mais facilidade, a qualquer outra ferramenta/tecnologia.É lógico, quando digo isso, falo dos profissionais empenhados.

Putz cara, aí que não concordo mesmo.Vc sabe o quanto a IBM investe em pesquisa?!Onde mais além de universidades e empresas deste porte vemos insentivo a pesquisa?Sem querer desmerecer, nos cursos de esquina que não são.

Uma vez colega meu me disse que quem está em Universidade, alunos, docentes etc, não entendem nada de mercado.Eu disse a ele que não entendem mesmo não, ele FAZEM o mercado.

Engraçado Linus Tolvards era o quê mesmo?!

A Paz!!

cara é preciso ter faculdade sim, é como um pedreiro que não conhece nada de medidas e conceitos importantes, ele até constrói e por fora fica lindo mas para quem entende sabe que ficou uma merda e que vai ter que derrubar e fazer tudo de novo quando precisar de alguma modificação ou reforma.

Porque pedreiro é pedreiro e engenheiro é engenheiro?

(Preciso dizer mais algo?)

Tá bom, vou dizer.

O pedreiro pode fazer uma casa, pelo seu know-how, ele consegue isso. Mas, e quem se responsabiliza? E se a casa precisa ser um pouco mais complexa, ou ter algumas coisas diferentes? O pedreiro certamente precisará da planta do engenheiro. E, o fator financeiro. Se o pedreiro ganha mil, o engenheiro ganha 10 mil.

Fica aí para se pensar.

Bom, concordo com o Paulo e com o Destro.

O pessoal tem que começar a entender que a faculdade/universidade, não tem a obrigação de nos ensinar uma tecnologia que esteja na vitrine do mercado de trabalho.

O aprendizado sobre uma tecnologia tem que surgir por parte do desenvolvedor/aluno, que a partir daí poderá colocar em práticas todas a teorias aprendidas na faculdade (detalhe, quem faz o curso é o aluno, não espere só pelo professor).

Hoje vivemos em meio a vários problemas no tratamento das informações em geral. Vários são os algoritmos que podem nos facilitar a vida, só que na maioria das vezes não vamos atrás de conhecer a fundo os mesmos ou nem sabemos que existem os mesmos. Técnicas de I.A. que poderiam tornar muito mais robustas nossas aplicações e vários outros assuntos que vem sendo pesquisadas em todas as faculdades do país e do mundo.

Grandes empresas investem rios de dinheiros nas Universidades na área de pesquisa e desenvolvimento, exemplo disso posso citar a IBM(citada anteriormente), HP, SAP, ORACLE e até a própria M$.

Eu veja na Universidade, a oportunidade de conhecer e saber por onde começar todas a minhas idéias e estudos, já que na maioria das vezes as empresas onde trabalhamos não tem o interesse do que temos em mente.

Então acho de suma importância uma pessoa ir atrás de cursar uma faculdade, pq assim também estará ajudando na melhora da qualificação profissional do país que por sua vez ganha mais crédito no mercado externo.

Sim, mas tem o outro lado também. Tem muita gente com mestrado, doutorado, pós-doc e o cacete mas que são verdadeiras marmotas retardadas. Na verdade, eu tenho uma visão meio radical de que, no Brasil, quem coleciona títulos (mestres, doutores, PhDs) são meros colecionadores de papers. O ICMC é um exemplo cabal disso. O ICMC é CAPES nível 5 para pós, os cursos de graduação estão entre os mais prestigiados do Brasil, mas os doutores do ICMC não passam de meros colecionadores de publicações. Nenhum (ou quase nenhum) projeto que eles desenvolvem vira um produto comercial (ok, o corretor ortográfico do Office é A exceção para confirmar a regra). Os “acadêmicos” da área de computação no Brasil ainda são muito míopes, não conseguem produzir e/ou pesquisar com o pensamento “será que isso vai resultar em algum produto que vai ajudar na vida das pessoas? Será que isso é viável comercialmente?”. E, OMG!, o que esperar do futuro do nosso mercado se aqueles que deveriam estar ajudando a determinar seus rumos não pensam de maneira prática?

Mas, enfim, voltando à vaca fria, sim, universidade é um MAL importante se você quiser deixar de ser só um mero peão e se tornar algo maior. Ou mesmo para ser um peão com um pouco mais de visão.

E isso é tudo.

p.s.: nem vou falar sobre profissionais certificados porque aí vira piada! :smiley:

Faculdade é pra ganhar diploma e nada mais… lí até uma reportagem ano passado(creio) do lider do guj do DF, falando sobre isso a qual foi feita uma pesquisa sobre o perfil do PJ no BRASIL, e ele relatou que estava preocupado porque as empresas estavam exigindo curso superior e isso não quer dizer NADA NADA mesmo. pois como ele disse “FACULDADE NÃO TE ENSINA A PROGRAMAR”.

a minha opnião é essa Faculdade é pra ganhar diploma, e um profissional certificado e bem conceituado na técnologia se torna um cara bem aceito no mercado. mesmo não tendo curso superior o mercado não deixa ele sem emprego não.

Mas Faculdade é um bom ambiente vc conhece coisas novas, tem um outro conceito tbm “na verdade ajuda”, mas como eu digo aqui… Fazer faculdade? depende do que pretendo pra minha vida.

E na verdade para algumas pessoas isso não faz nenhuma diferença. nenhuma meeeeeeesmo tem pessoas que tem nome e não tem faculdade, conheço vários casos de caras que tem o primeiro grau e trabalham em empresas como Coca-cola como Gerente de projetos E ai ???

o que você prefere ? se poder conciliar os dois Show. mas… se não dá,tá ferrado veio nem um nem outro.

Daniel, a história é velha, e bons e maus profissionais existem em todos os cantos. Seja lá qual é a graduação dele.

Professores são, em grande maioria, apenas acadêmicos, se focam em estudo e nem sempre criam algo comercial ou que vire algo do tipo.

Os EUA tem muito mais mestres, doutores e pesquisadores que no Brasil. E é por isso que produz e cria mais. É mais fácil achar um entre mil do que um entre dez. Isso é simples.

E fazer ou não a faculdade, depende de onde você quer chegar mesmo.

Quanto Samuel Klein (Casa Bahia), ou donos do Bradesco existem?

Se você não se dispoem nem a ralar para fazer uma faculdade, porque você acha que uma empresa creditaria em você o esforço para ela crescer e produzir, além de te dar um cargo de confiança?

Bom… acho q o pessoal não gostou mto da minha visão hein… :oops:

Deixa eu tentar explicar um pouco melhor:

Como eu disse, acho que faculdade não é necessaria para meus conheçimentos, estou no segundo ano, só passei por metade dela e até agora não vi nada que me adicionasse conheçimentos realmente necessarios.
Sim, ter uma faculdade é MAIS DO QUE NECESSARIO, pretendo terminar e fazer uma pós. Pós graduação sim acho algo muito legal e que se vale muito a pena investir tempo e dinheiro.
Eu vejo faculdade como algo que “se deve ter pra ter algo mais” nunca poderei fazer uma pós, ou mesmo alguma outra especialização sem uma faculdade. Apenas acho que nesses 2 anos afaculdade só me ensinou malditos calculos diferenciais e integrais…rs
Vale salientar que essa opnião é para faculdade de ciencia da computação e “similares”. Minha amiga faz faculdade de direito, lá sim ela aprende coisas 100% necessarias, um advogado sem uma faculdade de direito nao seria nada.

Bom… é isso

Eu até poderia estudar as leis brasileiras, de cabo a rabo. Mas não posso nunca trabalhar como advogado, pois a legislação não me permite e eles têm uma profissão regulamentado. Assim como a medicina. Nossa profissão é muito sujeita a “qualquer um”.

Certamente não aplico o que aprendí de Álgebra ou Cálculo, mas digo que já passei por situações que ter aprendido isso me ajudou muito, não só na aplicação de fórmulas, mas como no uso do raciocínio desenvolvido e também no uso da abstração do problema.

É exatamente ai que eu acho que o sistema de ensino é defasado.
Sim, consegui desenvolver um raciocinio melhor aprendendo calculo, mas não seria muito melhor eu aprender com um ensino focado? Falta um direcionamento melhor no ensino.

Vc aprende as leis de trânsito e a dirigir fazendo o CFC ou enfrentando um engarrafamento na av. dos estados???

Acho q certas profissões não se comparam, eu posso chegar em casa pesquisar uns tutorias na web sobre uma linguagem qq e sair programando… jah com a medicina não posso fazer o mesmo…

Nao tenho faculdade e jah perdi varios oportunidades por causa disso… uma faculdade pode ser importante para se adquirir conhecimento sobre tal coisa… mas nao para disputa de emprego… jah vi muito malandro formado que sabia muito menos q eu q to recem concluindo o 2 grau, trabalho a 3 anos com PHP e mexo a 1 com Java, posso dizer q sei muito de PHP… mas posso perder uma vaga de emprego pra um cara q possui mexe a 1 ano com PHP mas acabou de se formar na facul…

Tb acho q tem q ter teste… mas nao acho q deva ser separado… uma facul nao determina se uma pessoa manja mais de determinada coisa q outra…

só isso? ehehehe computação se resume a matemática … praticamente tudo começa com uma forte base matemática …
Como cientista da computação de verdade você vai usar muito os maldistos cálculos diferenciais e integrais …

mas nessa linha de faculdade pra nada eles nao vao fazer tanta falta.

teeeeeeeeeeeeeén … a unica diferenca é que existem os fuçadores que aprendem computacao e correlatos sozinhos … mas do mesmo modo pode existir um caboclo muito interessado em direito que leia a constituicao, as emendas, os casos, livros e seja um “jurista” de primeira linha sem uma faculdade … entonces sim: se nao fosse uma profissao regulamentada poderia haver advogados sem faculdade.

Mas vc tbm tem aulas de primeiros socorros, legislação e etc.
Em medicina você tem química, mesmo que seja um ortopedista.
Em direito você tem matérias co-relatas também.
Não adianta fugir.

Esses cursos “focados” de 2 anos, para mim, são uma piada.

Outro detalhe muito bem citado pelo DanielQO:

[quote]Os “acadêmicos” da área de computação no Brasil ainda são muito míopes, não conseguem produzir e/ou pesquisar com o pensamento “será que isso vai resultar em algum produto que vai ajudar na vida das pessoas? Será que isso é viável comercialmente?”. E, OMG!, o que esperar do futuro do nosso mercado se aqueles que deveriam estar ajudando a determinar seus rumos não pensam de maneira prática?
[/quote]

Concordo, discutindo com a coordenadora do Curso de Computação da faculdade que estudo, estavamos falando justamente sobre isso. A enorme diferença que existe entro o mercado de trabalho e a área acadêmica, sendo que lá fora, muitas empresa, como citado anteriormente, buscam as soluções de seus problemas através de pesquisas no meio acadêmico, exemplo disso é a SAP.

Hoje quando se trata de trabalho de conclusão e de pesquisa, muitas vezes os alunos acabam escolhendo assuntos sem valor nenhum para o mercado, não visam contemplar a solução para um problema que os mesmos venham sofrendo assim como não tem o interesse de tentar desenvolver algo novo e factível.

Hoje a gente tenta orientar os colegas e professores a sugestionar trabalhos que possam ser aplicados comercialmente, visando a possibilidade de mestrado para o aluno e continuidade de pesquisa para a faculdade.

Ai meu Deus … tem que ficar claro que pode sim. A única coisa que o impede de fazer isso E usar o conhecimento que adquiriu é a REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO.

Acontece. Por isso mesmo que nao concorde com a utilidade é importante ter.

do mesmo modo que eu já vi muito sem vergonha sem faculdade aceitar servico por 1/3 do que eu faria e pegar fzendo uma merda de trabalho … ou seja, isso nao esta relacionado a faculdade e sim a pessoa.

Nao mesmo, mas poderia determinar se ela pode ou nao exercer uma profissao … que eh o que alguns querem e acredito eu seria bom para nosso mercado de trabalho.