Ok, eu só aprendo computação na faculdade.
Você está brincando, né?
Deixa eu te contar uma coisa: 90% das pessoas estudam na faculdade para passar na prova.
Daniel, não é a minha facudlade que é um lixo apenas, 99%d as facudlades particulares no Rio, tirando a PUC-RIO, e algumas facudlades públicas são assim. Não sei como é em Sampa, mas duvido que seja muito diferente.
Sistemas operacionais? Bem, digamos que eu li alguns livros sobre o assunto. A maioria esmagadora dos bacharéis não leu nenhum. Minha aula de SO? Acho que vocês já viram no meu blog.
Por favor, eu concordo que faculdade é importante porque o mercado exige, mas não consigo conceber que um técnico acredite piamente que tem coisas que só se aprende na faculdade, blablabla…
Eu não sou exceção não. Um amigo meu se formou numa McDonald’s há alguns anos. É a pessoa que mais entende de GCC que eu conheço, está escrevendo o parses SQL 92 do banco de dados da minha empresa.
O quê você acha que ele aprendeu na faculdade?
Nada.
Faculdade foi importante para ele?
Claro! Ele trabalhou na BRQ, e muitos anos na IBM, fez home banking de uns 5 grandes bancos, trabalhou na migração de um sistema UNIX para Linux num outro. Antes de vir pra cá estava desenvolvendo gateways SMS numa grande operadora. Ele não chegaria onde chegou sem diploma.
Eu vi isso quando, no início do ano, procurava emprego. Eu chegava nas entrevistas e as pessoas se espantavam porque eu não era formado. Perdi boas oportundiades, mas consegui uma excelente e vira ae mexe meu celular toca.
Pensar que só a faculdade pode te ensinar algumas coisas é coisa de quem nunca frequentou uma biblioteca, ou não tem talento para auto-didatismo.
Eu, pessoalmente, aprendo mais da seguinte forma:
1 - Leio um livro
2 - Faço pergutnas
3 - Experimento
E não estou falando de Struts. Por favor, um frameworkzinho desses semanais é piada, dá rpa aprender reazoavelmente em duas semanas de estudo.
Estou falando de SO, redes, programação distribuída, OO…
Sobre regulamentação, eu não tenho uma opinião 100% sobre isso, mas eu acredito que a visão está romântica demais, como o ironlynx falou. Enquanto houver financiamento de diploma, regulamentação não garante nada.
Ah, rafael, se esta discussão não render nada, pelo menos o teste de fogo do JForum 
[]s