Universidade: Mesmo um "expert" java precisa dela?

196 respostas
S

Galera lanço esse tópico porque em uma das universidades públicas da minha cidade vi um artigo de oferta de emprego para desenvolvedores java onde não se exigia currículo, e sim um teste de conhecimento.
Sei da importância de uma universidade e é claro que pretendo fazer também, mas até que ponto isso influencia no mercado de trabalho??

É comum empresas tomarem esse tipo de postura ???
“Ganha o emprego que se mostrar mais preparado, independente do seu currículo”

196 Respostas

Jair_Rillo_Junior

Dê uma lida nesse tópico http://www.guj.com.br/posts/list/17778.java
O Daniel Quirino Oliveira deixou um Post lá muito bom falando sobre esse assunto

paulohbmetal

Cara na minha opinião, tem que ter teste de conhecimento sim, mas devereriam separar as coisas.

Deveriam ter o teste pra quem tem Curso Superior e outro pra quem não tem.Não concordo com o equiparação.

Não estou defendendo só por que possuo curso superior, estou defendendo aquela “velha história”: não se pode um “médico” não formado exercer profissão de médico…

A Paz!!

andre_a_s

Olha cara… nao me considero ‘expert’ , trabalho com java a pouco mais de 1 ano e acho q uma facul é 100% dispensavel.
Nunca tive aula de java na minha vida, e mesmo se tiver, vao me ensinar o basico do basico. Procurei me especializar por fora conheçer mais da tecnologia e consegui um ótimo emprego trabalhando com java.
É óbvio que algumas empresas exigem faculdade(acho isso uma grande besteira). Na IBM por exemplo, se vc for entrar(não como terceirizado) eles exigem faculdade sim… ai eu pergunto… pra que??? Só se for pra falar “meu funcionario é formado em tal faculdade” só se for por isso pois nao vejo nenhuma utilidade em uma faculdade.,
Atualmente estou fazendo faculdade e de boa… não vejo grande vantagens em fazer nao… Mas como sempre rola um ‘preconceito’ contra quem nao tem faculdade… vamos lá neh! vamos terminar essa porcaria que me suga dinheiro todo mes!!!
Faço faculdade realmente pra ter no curriculo, pois como eu disse, algumas empresas exigem, mas em materia de conheçimento, acho faculdade uma coisa muito atrasada.,

danieldestro

andre_a_s discordo de você.
Acho que o povo foi iludido pela história do Lulinha que não é letrado. Fala sério.

Faculdade é sim indispensável. Não pelo fato de eles ensinarem Java ou não. Aliás, Java eu não tive na facul, nem nenhuma linguagem. Tive matérias que iam além, usavam o raciocínio e não uma certa tecnologia. Java, C/C++, VB e essas coisas aprendíamos em casa.

Além do que, onde vc espera chegar sem uma faculdade? Não pensa em fazer um mestrado? Uma pós em negócios? Crescer como um gerente ou executivo de uma empresa?

Aponte-me quantos gerentes, gestores, diretores e presidentes não tem uma faculdade e/ou uma pós?

Eu tbm não pretendo contribuir para as estatísticas negativas do meu país, onde 90% não teve uma faculdade.

A pessoa que subjulga a utilidade de uma faculdade, ou se julgar muito esperto e inteligente ou realmente não sabe tirar proveito dela.

paulohbmetal

andre_a_s:
Olha cara… nao me considero ‘expert’ , trabalho com java a pouco mais de 1 ano e acho q uma facul é 100% dispensavel.
Nunca tive aula de java na minha vida, e mesmo se tiver, vao me ensinar o basico do basico. Procurei me especializar por fora conheçer mais da tecnologia e consegui um ótimo emprego trabalhando com java.
É óbvio que algumas empresas exigem faculdade(acho isso uma grande besteira). Na IBM por exemplo, se vc for entrar(não como terceirizado) eles exigem faculdade sim… ai eu pergunto… pra que??? Só se for pra falar “meu funcionario é formado em tal faculdade” só se for por isso pois nao vejo nenhuma utilidade em uma faculdade.,
Atualmente estou fazendo faculdade e de boa… empurro com a barriga mesmo, faço o suficiente pra passar. Mas como sempre rola um ‘preconceito’ contra quem nao tem faculdade… vamos lá neh! vamos terminar essa porcaria que me suga dinheiro todo mes!!!
Faço faculdade realmente pra ter no curriculo, pois como eu disse, algumas empresas exigem, mas em materia de conheçimento, acho faculdade uma coisa muito atrasada.,

Cara, não concordo.

Vc ser “expert” em uma ferramenta/tecnologia e etc não te garante que amanhã, quando a mesma vir a ficar absoleta, que vc sabe COMPUTAÇÃO e se adptará, com mais facilidade, a qualquer outra ferramenta/tecnologia.É lógico, quando digo isso, falo dos profissionais empenhados.

Putz cara, aí que não concordo mesmo.Vc sabe o quanto a IBM investe em pesquisa?!Onde mais além de universidades e empresas deste porte vemos insentivo a pesquisa?Sem querer desmerecer, nos cursos de esquina que não são.

Uma vez colega meu me disse que quem está em Universidade, alunos, docentes etc, não entendem nada de mercado.Eu disse a ele que não entendem mesmo não, ele FAZEM o mercado.

Engraçado Linus Tolvards era o quê mesmo?!

A Paz!!

E

cara é preciso ter faculdade sim, é como um pedreiro que não conhece nada de medidas e conceitos importantes, ele até constrói e por fora fica lindo mas para quem entende sabe que ficou uma merda e que vai ter que derrubar e fazer tudo de novo quando precisar de alguma modificação ou reforma.

danieldestro

Porque pedreiro é pedreiro e engenheiro é engenheiro?

(Preciso dizer mais algo?)

Tá bom, vou dizer.

O pedreiro pode fazer uma casa, pelo seu know-how, ele consegue isso. Mas, e quem se responsabiliza? E se a casa precisa ser um pouco mais complexa, ou ter algumas coisas diferentes? O pedreiro certamente precisará da planta do engenheiro. E, o fator financeiro. Se o pedreiro ganha mil, o engenheiro ganha 10 mil.

Fica aí para se pensar.

L

Bom, concordo com o Paulo e com o Destro.

O pessoal tem que começar a entender que a faculdade/universidade, não tem a obrigação de nos ensinar uma tecnologia que esteja na vitrine do mercado de trabalho.

O aprendizado sobre uma tecnologia tem que surgir por parte do desenvolvedor/aluno, que a partir daí poderá colocar em práticas todas a teorias aprendidas na faculdade (detalhe, quem faz o curso é o aluno, não espere só pelo professor).

Hoje vivemos em meio a vários problemas no tratamento das informações em geral. Vários são os algoritmos que podem nos facilitar a vida, só que na maioria das vezes não vamos atrás de conhecer a fundo os mesmos ou nem sabemos que existem os mesmos. Técnicas de I.A. que poderiam tornar muito mais robustas nossas aplicações e vários outros assuntos que vem sendo pesquisadas em todas as faculdades do país e do mundo.

Grandes empresas investem rios de dinheiros nas Universidades na área de pesquisa e desenvolvimento, exemplo disso posso citar a IBM(citada anteriormente), HP, SAP, ORACLE e até a própria M$.

Eu veja na Universidade, a oportunidade de conhecer e saber por onde começar todas a minhas idéias e estudos, já que na maioria das vezes as empresas onde trabalhamos não tem o interesse do que temos em mente.

Então acho de suma importância uma pessoa ir atrás de cursar uma faculdade, pq assim também estará ajudando na melhora da qualificação profissional do país que por sua vez ganha mais crédito no mercado externo.

Daniel_Quirino_Olive

Sim, mas tem o outro lado também. Tem muita gente com mestrado, doutorado, pós-doc e o cacete mas que são verdadeiras marmotas retardadas. Na verdade, eu tenho uma visão meio radical de que, no Brasil, quem coleciona títulos (mestres, doutores, PhDs) são meros colecionadores de papers. O ICMC é um exemplo cabal disso. O ICMC é CAPES nível 5 para pós, os cursos de graduação estão entre os mais prestigiados do Brasil, mas os doutores do ICMC não passam de meros colecionadores de publicações. Nenhum (ou quase nenhum) projeto que eles desenvolvem vira um produto comercial (ok, o corretor ortográfico do Office é A exceção para confirmar a regra). Os “acadêmicos” da área de computação no Brasil ainda são muito míopes, não conseguem produzir e/ou pesquisar com o pensamento “será que isso vai resultar em algum produto que vai ajudar na vida das pessoas? Será que isso é viável comercialmente?”. E, OMG!, o que esperar do futuro do nosso mercado se aqueles que deveriam estar ajudando a determinar seus rumos não pensam de maneira prática?

Mas, enfim, voltando à vaca fria, sim, universidade é um MAL importante se você quiser deixar de ser só um mero peão e se tornar algo maior. Ou mesmo para ser um peão com um pouco mais de visão.

E isso é tudo.

p.s.: nem vou falar sobre profissionais certificados porque aí vira piada! :smiley:

kartler

Faculdade é pra ganhar diploma e nada mais… lí até uma reportagem ano passado(creio) do lider do guj do DF, falando sobre isso a qual foi feita uma pesquisa sobre o perfil do PJ no BRASIL, e ele relatou que estava preocupado porque as empresas estavam exigindo curso superior e isso não quer dizer NADA NADA mesmo. pois como ele disse “FACULDADE NÃO TE ENSINA A PROGRAMAR”.

a minha opnião é essa Faculdade é pra ganhar diploma, e um profissional certificado e bem conceituado na técnologia se torna um cara bem aceito no mercado. mesmo não tendo curso superior o mercado não deixa ele sem emprego não.

Mas Faculdade é um bom ambiente vc conhece coisas novas, tem um outro conceito tbm “na verdade ajuda”, mas como eu digo aqui… Fazer faculdade? depende do que pretendo pra minha vida.

E na verdade para algumas pessoas isso não faz nenhuma diferença. nenhuma meeeeeeesmo tem pessoas que tem nome e não tem faculdade, conheço vários casos de caras que tem o primeiro grau e trabalham em empresas como Coca-cola como Gerente de projetos E ai ???

o que você prefere ? se poder conciliar os dois Show. mas… se não dá,tá ferrado veio nem um nem outro.

danieldestro

Daniel, a história é velha, e bons e maus profissionais existem em todos os cantos. Seja lá qual é a graduação dele.

Professores são, em grande maioria, apenas acadêmicos, se focam em estudo e nem sempre criam algo comercial ou que vire algo do tipo.

Os EUA tem muito mais mestres, doutores e pesquisadores que no Brasil. E é por isso que produz e cria mais. É mais fácil achar um entre mil do que um entre dez. Isso é simples.

E fazer ou não a faculdade, depende de onde você quer chegar mesmo.

Quanto Samuel Klein (Casa Bahia), ou donos do Bradesco existem?

Se você não se dispoem nem a ralar para fazer uma faculdade, porque você acha que uma empresa creditaria em você o esforço para ela crescer e produzir, além de te dar um cargo de confiança?

andre_a_s

Bom… acho q o pessoal não gostou mto da minha visão hein… :oops:

Deixa eu tentar explicar um pouco melhor:

Como eu disse, acho que faculdade não é necessaria para meus conheçimentos, estou no segundo ano, só passei por metade dela e até agora não vi nada que me adicionasse conheçimentos realmente necessarios.
Sim, ter uma faculdade é MAIS DO QUE NECESSARIO, pretendo terminar e fazer uma pós. Pós graduação sim acho algo muito legal e que se vale muito a pena investir tempo e dinheiro.
Eu vejo faculdade como algo que “se deve ter pra ter algo mais” nunca poderei fazer uma pós, ou mesmo alguma outra especialização sem uma faculdade. Apenas acho que nesses 2 anos afaculdade só me ensinou malditos calculos diferenciais e integrais…rs
Vale salientar que essa opnião é para faculdade de ciencia da computação e “similares”. Minha amiga faz faculdade de direito, lá sim ela aprende coisas 100% necessarias, um advogado sem uma faculdade de direito nao seria nada.

Bom… é isso

danieldestro

Eu até poderia estudar as leis brasileiras, de cabo a rabo. Mas não posso nunca trabalhar como advogado, pois a legislação não me permite e eles têm uma profissão regulamentado. Assim como a medicina. Nossa profissão é muito sujeita a “qualquer um”.

Certamente não aplico o que aprendí de Álgebra ou Cálculo, mas digo que já passei por situações que ter aprendido isso me ajudou muito, não só na aplicação de fórmulas, mas como no uso do raciocínio desenvolvido e também no uso da abstração do problema.

andre_a_s

É exatamente ai que eu acho que o sistema de ensino é defasado.
Sim, consegui desenvolver um raciocinio melhor aprendendo calculo, mas não seria muito melhor eu aprender com um ensino focado? Falta um direcionamento melhor no ensino.

Vc aprende as leis de trânsito e a dirigir fazendo o CFC ou enfrentando um engarrafamento na av. dos estados???

rafael_ssouza

Acho q certas profissões não se comparam, eu posso chegar em casa pesquisar uns tutorias na web sobre uma linguagem qq e sair programando… jah com a medicina não posso fazer o mesmo…

Nao tenho faculdade e jah perdi varios oportunidades por causa disso… uma faculdade pode ser importante para se adquirir conhecimento sobre tal coisa… mas nao para disputa de emprego… jah vi muito malandro formado que sabia muito menos q eu q to recem concluindo o 2 grau, trabalho a 3 anos com PHP e mexo a 1 com Java, posso dizer q sei muito de PHP… mas posso perder uma vaga de emprego pra um cara q possui mexe a 1 ano com PHP mas acabou de se formar na facul…

Tb acho q tem q ter teste… mas nao acho q deva ser separado… uma facul nao determina se uma pessoa manja mais de determinada coisa q outra…

smota

só isso? ehehehe computação se resume a matemática … praticamente tudo começa com uma forte base matemática …
Como cientista da computação de verdade você vai usar muito os maldistos cálculos diferenciais e integrais …

mas nessa linha de faculdade pra nada eles nao vao fazer tanta falta.

teeeeeeeeeeeeeén … a unica diferenca é que existem os fuçadores que aprendem computacao e correlatos sozinhos … mas do mesmo modo pode existir um caboclo muito interessado em direito que leia a constituicao, as emendas, os casos, livros e seja um “jurista” de primeira linha sem uma faculdade … entonces sim: se nao fosse uma profissao regulamentada poderia haver advogados sem faculdade.

danieldestro

Mas vc tbm tem aulas de primeiros socorros, legislação e etc.
Em medicina você tem química, mesmo que seja um ortopedista.
Em direito você tem matérias co-relatas também.
Não adianta fugir.

Esses cursos “focados” de 2 anos, para mim, são uma piada.

L

Outro detalhe muito bem citado pelo DanielQO:

Os “acadêmicos” da área de computação no Brasil ainda são muito míopes, não conseguem produzir e/ou pesquisar com o pensamento “será que isso vai resultar em algum produto que vai ajudar na vida das pessoas? Será que isso é viável comercialmente?”. E, OMG!, o que esperar do futuro do nosso mercado se aqueles que deveriam estar ajudando a determinar seus rumos não pensam de maneira prática?

Concordo, discutindo com a coordenadora do Curso de Computação da faculdade que estudo, estavamos falando justamente sobre isso. A enorme diferença que existe entro o mercado de trabalho e a área acadêmica, sendo que lá fora, muitas empresa, como citado anteriormente, buscam as soluções de seus problemas através de pesquisas no meio acadêmico, exemplo disso é a SAP.

Hoje quando se trata de trabalho de conclusão e de pesquisa, muitas vezes os alunos acabam escolhendo assuntos sem valor nenhum para o mercado, não visam contemplar a solução para um problema que os mesmos venham sofrendo assim como não tem o interesse de tentar desenvolver algo novo e factível.

Hoje a gente tenta orientar os colegas e professores a sugestionar trabalhos que possam ser aplicados comercialmente, visando a possibilidade de mestrado para o aluno e continuidade de pesquisa para a faculdade.

smota

Ai meu Deus … tem que ficar claro que pode sim. A única coisa que o impede de fazer isso E usar o conhecimento que adquiriu é a REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO.

Acontece. Por isso mesmo que nao concorde com a utilidade é importante ter.

do mesmo modo que eu já vi muito sem vergonha sem faculdade aceitar servico por 1/3 do que eu faria e pegar fzendo uma merda de trabalho … ou seja, isso nao esta relacionado a faculdade e sim a pessoa.

Nao mesmo, mas poderia determinar se ela pode ou nao exercer uma profissao … que eh o que alguns querem e acredito eu seria bom para nosso mercado de trabalho.

pcalcado

Num mundo eprfeito, facudlade faz diferença.

No Brasil, com 99% das facudlades (inclusive a minha) fingindo que ensinam, financiando diploma em 4 anos, isso é relevante.

Cotnrate um Bacharel da Estáio, Universo, Univercidade, PUC, UFF, UFRJ, UERJ… quem faz facudlade é a pessoa, você não tem garantia de seu médico saber qualquer coisa.

Como evolução pessoal, possibilidade de ganhar um emrpego melhor, etc, facudlade conta, como aquisição de conhecimento a faculdade pode ou não ser ótima, depende do aluno.

Não cabe julgar a capacidade técnica de alguém pelo que um papel diz (meu deus, preciso da minha certificação java então!), é besteira, mas é uma métrica simples que 99% dos lugares utilizam para seleção e promoção.

Tirem seus diplomas sim, mas na hoa de cotnratar não sejam antas como tantos por aí e verifiquem o que a pessoa aprendeu, não onde.

[]s

richardpeder

Galera,

Quase perdi um amigo pro causa de uma discussão dessas :slight_smile: …mas sabem pq?!
Porque defendo a educação superior!!

Como já foi dito aqui existem N profissionais no mercados…uns com muito conhecimento e curso superior, outros sem curso superior e “cobras” no assunto…isso é fato…temos N tipos…no entanto, o que eu defendo é: regulamentar nossa profissão…chega dessa de que o cara le uns tutoriais, faz sistemas massas e já é um grande senhor “Analista Programador” não sei das quantas…isso tem que acabar! Pq tantas profissões por ai tem regulamento e a nossa não?! Pq temos que conviver com pessoas que não tem o preparo de 4, 5 anos, ralando dentro de uma faculdade, tentando tomar o nosso lugar, que é nosso não por um pedaço de papel, mas sim pela estrutura, formação e visibilidade que tomamos do mundo da informatica ao cursamos um curso de informatica superior…

Quero deixar bem claro que não quero arrumar briga com a galera que luta pconseguir seu pao no dia a dia e nao tem facul…acho que, esse meu “desabafo” é uma forma de incetivar ainda mais a educação superior no Brasil e acima de tudo olhar para o futuro e ver que ensino superior é uma tendencia…sei que isso não forma bons profissionais, mas como nosso amigo Daniel QO já disse aqui, a faculdade é feita pelo aluno…ele que escolhe que profissional quer ser, pois o conhecimento está ali, ele usa da forma que quiser…o importante é o cara se conscientizar de que ele estará deixando de viver como “curandeiro” (que trabalha “por fora” da formação ideal) e está se tornando um médico (profissional com a formação necessária para exercer aquela função)…e quem ainda não teve a oportunidade de cursar uma facul…sei que é dificil, mas tentem…acho que, quando tivermos a maioria do pessoal com curso superior, conseguiremos sair do mundo dos “curandeiros” e passar a sermos médicos, capazes de criamos novas tecnologias, revolucionar o mundo da informática, acabar com muitos monopolios e avançarmos 50 anos em 5 (nada a ver com o JK :slight_smile: ).

ate mais…

marcelomartins

Eu acho o seguinte:

:arrow: Se o cara quizer ter uma carreira em informática em uma grande empresa (IBM, HP, GERDAU, etc etc etc) É FUNDAMENTAL ter faculdade. Tem que correr agora, e se formar. E já se praparar para a pós, e tudo que vier depois. Podendo ter certeza que não vai ter problemas com aposentadoria.

:arrow: Se o cara quer SABER, ter CONHECIMENTO, ter EXPERIENCIA, então larga a faculdade e corre para os livros, estuda sempre e muito. Certamente nunca vai ficar desempregado. Até o momento que o cara com todo o conhecimento e experiência que tem, com uma grande ideia, abre sua própria empresa e fica milhonário.

O meu caso é ironico:
Eu tranquei a faculdade por X*5 vezes porque quando eu to fazendo faculdade eu não tenho tempo de estudar nada, por consequência não aprendo nada, por consequencia só vou conseguir emprego de estagiário pela faculdade e ganhar uma merreca.

No semestre passado, eu tava estudando. Perdi um monte de free, aprendi muito pouco, perdi um tempão fazendo trabalhos idiotas, e não sobrou tempo pra nada.

Esse semestre larguei de novo. To tocando um monde de coisas, estudando muito, trabalhando muito e sobra tempo pra mim descançar. To sentindo que estou crescendo profissionalmente, coisa que não acontece quando eu faço faculdade.

Hoje eu trabalho de Analista de Projetos aqui em Porto Alegre, e a durante a entrevista a empresa NEM PERGUNTOU SE EU FAZIA FACULDADE. O que eu tive que contar foi toda a esperiência que já tive com desenvolvimento de software e pronto. To aqui muito bem empregado numa equipe desenvolvendo um ERP.

Eu não tenho chance de entrar para a IBM (nem sei se gostaria). Eu não sou o perfil de profissional que eles procuram, e talvez eles não tenham muito a me oferecer.

Os melhores analistas que eu já conheci não tinham faculdades. E muitas pessoas que se forma não sabem fazer um programinha em VB (totalmente real). Basta ver os trabalhos de conclusão que temos por ai que dá pra saber o nivel da galera que ta saindo da faculdade. Muitas pessoas sem faculdade se dão muito bem, e muitas com faculdade hoje vendem cachorro quente. Não quero generalizar claro, mas isso acontece.

Eu digo, se tu pode fazer faculdade facilmente, vai lá e faz, sem dúvida pe melhor ter o canudo do que não ter. Mas se é um problema de tempo e dinheiro, então larga tudo e vai estudar muito. É mais barato e pode ter um resultado melhor.

marcelomartins

Simples, quem tu acha mais provavel ser um melhor profissional pra trabalhar na TUA empresa:

:arrow: Um profissional que passou 5 anos na faculdade estudando muito fazendo todos os trabalhos e tirando notas boas.
:arrow: Um profissional que passou os mesmos 5 anos trabalhando de programador lendo muitos livros e muitos tutoriais.

Agora compara: quem vai construir o melhor predio:

:arrow: Um profissional que passou 5 anos na faculdade estudando muito fazendo todos os trabalhos e tirando notas boas.
:arrow: Um profissional que passou os mesmos 5 anos trabalhando de pedreiro lendos muitos livros e tutoriais.

Eis a questão :smiley:

PS: Editado para colocar as informações que faltaram.
Eu adoro arrow :slight_smile:

andre_a_s

Não acho que esses cursos sejam uma piada não, nenhum tipo de estudo é desmereçido, talvz vc tenha tido alguma trauma ou algo assim…
Bom… isso nao vem ao caso…
Se vc ler direitinho o meu post eu ESTOU CURSANDO a faculdade, meu curso é de 4 anos, estou concluindo o 2º.

Até hj nunca conheçi ninguem que disse “O que eu aprendi na minha faculdade foi fundamental para meu sucesso profissional com informatca”. vc já???
Já pelo outro lado conheço mta gente que disse: “Meus estudos focados e/ou cursos ‘por fora’ e experiencias anteriores foram fundamentais para meu sucesso profissional”

Como disse o nosso grande amigo Daniel Quirino: FACULDADE É UM MAL NECESSARIO.

andre_a_s

marcelomartins:
Simples, quem tu acha mais provavel ser um melhor profissional pra trabalhar na TUA empresa:

:arrow: Um profissional que passou os mesmos 5 anos trabalhando desenvolvendo software lendo muitos livros e muitos tutoriais.

Eis a questão :D

Falou tudo! :stuck_out_tongue:

richardpeder

Com o pensamentos como o seu amigo marcelo, a “zona” na nossa profissão será eterna…e nada do que sonhamos um dia será realidade…como eu disse, já vi carinha dizendo que é Gerente sem nem ter 2º Grau direito…que cara é esse?! Onde ele aprendeu como gerenciar pessoas, controlar custos, entre outras N funções de um?! aprendeu na pratica…ele mandava na mae dele, lá na casa dele?! :slight_smile: …só se for, pq até onde eu sei, um curso superior dá uma formação legal sobre isso…(aquelas aulas idiotas de Sociologia, Psicologia, Legislação e Ética)…elas são boas, nós que não sabemos utiliza-las…indo aos botecos da vida! :slight_smile:

ate mais…

richardpeder

andre_a_s:
marcelomartins:

:arrow: Um profissional que passou os mesmos 5 anos trabalhando desenvolvendo software lendo muitos livros e muitos tutoriais.

Eis a questão :D

Falou tudo! :stuck_out_tongue:

O que vc acha?!

:arrow: Um curandeiro que passou 10 anos “”"" curando""" as pessoas com suas “magias” e “feitiços”
:arrow: Um profissional que estudou 6 anos mais 2 anos de residencia e está apto a exercer a profissão

Cara…eu entrego minha vida ao médico…pelo menos se eu morrer na mão dele, vou sofrer menos! :wink:

Quero dizer que não podemos incentivar o “não fazer faculdade”, isso é ridiculo e não tem proposito…todo mundo incentiva a educação e vc me posta isso…fala sério! :?

ate mais…

danieldestro

andre_a_s, o que EU aprendí na faculdade foi SIM de grande valia para o meu sucesso profissional atual. E a maioria do pessoal que conheço é assim.

marcelomartins, as pessoas nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Não adianta quebrar este paradígma. Você até pode, mas está saindo da ordem natural das coisas.

Achar que trabalhar 4 anos e se matar de ler tutorias é melhor que faculdade, foi a maior besteira que já ouvi.

A faculdade é um investimento, não de curto, mas de médio a longo prazo.

Todos sabem da conjuntura mundial. As coisas tendem a ser mais fáceis para pessoas mais preparadas e estudadas. Pessoas mais idosas e sem preparo são descartadas, vide a realidade brasileira.

Nada impede de um cara não graduado ser bom em informática, abrir uma empresa e ser rico. Assim como um bracharel ser uma verdadeira lástima. E vice-versa. A discussão nem é essa.

Vai além, vai na questão do futuro pessoal e profissional. Das expectativas.

Nem só grandes empresas exigem diplomados. Médias e pequenas também. Nem a USP nem o certificado Sun irão atestar a capacidade do indivíduo, mas podem sim contribuir.

marcelomartins

Perfeito concordo contigo e acho que isso é ruim.

Mas a primeira coisa que tem que mudar ANTES de existir uma regulamentação na area de informática é o ensino superior.

TODOS os dias tem exemplos de professores (com mestrado) falando besteira nas salas de aula. É preciso que as universidades REALMENTE TENHAM uma boa estrutura para ensinar o aluno e fazer dele um bom profissional. Me diz como pode uma Instituição de Ensino Superior dar um diploma de Analista de Sistemas para uma pessoa que não sabe programar, não saber ver os requisitos de um sistema, não sabe criar um diagrama, não sabe nada. E eu posso te dar 10 exemplo reais desse caso.

Então ai está o problema, ter diploma não mostra nada, simplesmente mostra que o cara ficou 5 anos numa sala de aula. Se tu parar pra pensar, ter faculdade pode causar o efeito contrario. Eu quero pra trabalhar na minha empresa pessoas que TENHAM O CONHECIMENTO ai chega o cara dizendo que é formado e nada me impede de pensar “putz, esse ai passou 5 anos infurnado na faculdade, deve ter um pensamento muito fraco e estar desatualizado”. Já vi professor falar que Java não tem IF porque é orientado a objetos. Ai será que foi assim que os alunos aprenderam? Eu não sei.

Claro, quero repedir, eu conheco também muuuita gente que tem faculdade e os caras são muito bons, são aqueles que durante a faculdade ainda sim estudaram, leram livros, participam aqui do forum e realmente se interessam pelas coisas, mas as vezes eu tenho impressão que são uma minoria.

Então, PRIMEIRO tem que mudar o ensino superior em informática, e DEPOIS regulamentar tudo essa “zona”:smiley:

danieldestro

E como eu digo. Quem não tem faculdade vai SEMPRE defender a não necessidade, e quem tem faculdade vai defendê-la.

Mas falar que não faer faculdade é legal, fala sério. É como incentivar o povo a não estudar e sair por aí. Agora eu sei como os antigos governantes pensavam, e no resultado social que gerou no Brasil (30% de analfabetos).

richardpeder

Ae Daniel Destro…por isso sou seu fã! :smiley:

Vc falou tudo…um curso superior não certifica que o cara é o “the best”…mas na realidade atual e tal, tem muito sim é que ter curso superior…primeiro, pq é mesmo um investimento de medio a longo prazo (ler uns tutoriais na web é pra 6 meses a 1 anos, no maximo) e outra…a tendencia são pessoas estudadas, cultas, e queira ou nao, fazer faculdade “abre a cabeça” para novos horizontes e faz o individuo crescer…não fazer facul deixa o cidadao achando que lendo um tutorial na WEB vai fazer fortuna! :wink: :slight_smile:

ate mais…

richardpeder

danieldestro:
E como eu digo. Quem não tem faculdade vai SEMPRE defender a não necessidade, e quem tem faculdade vai defendê-la.

Mas falar que não faer faculdade é legal, fala sério. É como incentivar o povo a não estudar e sair por aí. Agora eu sei como os antigos governantes pensavam, e no resultado social que gerou no Brasil (30% de analfabetos).

Te devo 24 cervejas!! :smiley: :slight_smile:

ate mais…

danieldestro

E ai richard.
Todo mundo que eu conheço e saiu de casa para fazer uma faculdade, mudou a cabeça, a mentalidade, cresceu. É uma fase importante da vida, que serve de aprendizado.

Claro que nem todos evoluem, mas o que sabem aproveitar, são os que fazem as diferença.

Tenho amigos, com 26 anos, que moram com os pais e dependem deles para viver, comer, sair, mesada e etc. Os que realmente se dedicaram e levaram a sério, já tem uma vida própria e estável com 22, 24 anos. E crescendo, sempre!

marcelomartins

Eu acho que uma pessoa que trabalha durante quatro anos com desenvolvimento de software, que estuda e que não fica parado tem muito mais chance de ser um melhor profissional do que uma pessoa que passou os mesmos 4 anos na faculdade. Foi isso que eu disse. Obvio que ter muito mais chance não é regra, pode acontecer o contrario, com muitas variaveis. Mas se tu acha isso uma besteira muita gente não acha.

Sim, para dizer que tem um canudo. Eu acho que tem investimentos melhores quando se tem que optar por um ou outro.

Sim com certeza, isso vai de cada um. Mas eu disse isso simplesmente para esclarecer que dá pra viver MUITO bem sem faculdade, basta ter o CONHECIMENTO.

Bem, como eu disse aqui onde eu trabalho a empresa exigiu conhecimento, seja ele vindo da faculdade ou dos livros.

richardpeder

É inevitavel Daniel.

O individuo que vai fazer faculdade cresce, de um jeito ou de outro, é outra vida, é uma formação profissional, é algo pra vida toda…o que é diferente dos “tutoriais da web”… :wink:

ate mais…

danieldestro

marcelomartins, a título de curiosidade.
Quais são suas expectativas profissionais a médio e longo prazo.
Onde você se vê daqui alguns anos? O que gostaria de fazer?

marcelomartins

danieldestro:

Eu não tenho faculdade e defendo que as pessoas DEVEM fazer faculdade, DEVEM estudar, e DEVEM aprender.

O meu unico porém é: a maioria das faculdades não ensina nada, e SE for necessário escolher entre aprender ganhando experiência OU fazer faculdade, eu fico com o primeiro. Só isso.

richardpeder

marcelomartins:

Sim com certeza, isso vai de cada um. Mas eu disse isso simplesmente para esclarecer que dá pra viver MUITO bem sem faculdade, basta ter o CONHECIMENTO.

Bem, como eu disse aqui onde eu trabalho a empresa exigiu conhecimento, seja ele vindo da faculdade ou dos livros.

Que bom que vc vive bem sem faculdade…vc acha que sem um curso superior vai até onde?! O Daniel já disse…é meio e longo prazo…se amanha o Java sai “de linha”…e a estrutura pra prosseguir?! Dai vc pega um tutorial na web e assim vai?!

Otimo…tomara que meu medico, a cada nova doença que surga, não pegue um tutorial na web para estudar sobre esta nova doença! :slight_smile: :wink:

ate mais…

danieldestro

Eu apito jogos de futebol amador. Por mais que eu apite, treine fisicamente e estude as regras do jogo, no máximo serei um bom árbitro, mas nunca chegarei ao futebol profissional (FPF, CBF e FIFA). Para chegar lá eu terei que, obrigatoriamente, fazer o curso da FPF, passar pos uns testes, apitar jogos de 4ta e 5ta divisão e então fazer parte do quadro, para quem sabe um dia apitar jogos das séries principais.

Entendeu onde eu quero chegar?

marcelomartins

danieldestro:
marcelomartins, a título de curiosidade.
Quais são suas expectativas profissionais a médio e longo prazo.
Onde você se vê daqui alguns anos? O que gostaria de fazer?

1. Ganhar muito mais experiência;
  2. Ganhar muita grana;
  3. Ter minha empresa;
  4. Desenvolver software com uma visão tecnica e não de vendedor (diferencial);
  5. Fazer faculdade;
  6. Me aposentar sem a ajuda do governo com 50 anos.

Esses passos não são sequenciais :D, digamos que eu tenho um pouquinho de cada (menos o 6) e busco sempre mais de cada um.

danieldestro

Por isso eu já pago previdência privada. 8)

richardpeder

MarceloMartins,

Estes seus steps serão mais bem sucedidos com uma faculdade! :slight_smile:

ate mais…

L

Eu estou junto com o Daniel e com o Richard…

São alguns anos de ralação (para aqueles que querem aprender e vão atrás do conhecimento) e é essa ralação que nos faz ver tudo de uma forma diferente.

Aprendemos não só computação, mas sim, vários outros detalhes da vida, que com certeza não conseguiríamos captar se continuássemos a nos deter em estudos de uma tecnologia específica.

Eu também posso dizer que a faculdade que estou cursando me ajudou e muito para conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho.

Não quero ser funcionário para sempre, quero poder tocar o meu negócio, assumir uma posição empresário e poder dar a oportunidade que tive para muitos outros também. Por isso que busco cada vez mais uma posição dentro da faculdade e um bom contato com os professores e profissionais que existem dentro dela.

A melhora do ensino está diretamente relacionado com as atitudes que tomamos. Como se pode exigir uma melhora no ensino se muitos dos alunos nada fazem para que o mesmo melhore. Estão sempre esperando de bandeja o conhecimento do professor, muitas vezes não tem a coragem de intimar um professor em aula para uma discussão com argumentação concreta e coesa.

Temos que fazer por merecer a posição que temos hoje em dia perante a sociedade e participar ativamente para melhora contínua do ensino no país. De nada adianta virar as costas, falar mal e buscar o conhecimento pela maneira mais difícil.

E com certeza, qto mais o pessoal fugir das faculdades, pior irá ficar o mercado de trabalho, se hoje já está ruim, com esta fuga irá ficar bem pior.

marcelomartins

richardpeder:
Que bom que vc vive bem sem faculdade…vc acha que sem um curso superior vai até onde?! O Daniel já disse…é meio e longo prazo…se amanha o Java sai “de linha”…e a estrutura pra prosseguir?! Dai vc pega um tutorial na web e assim vai?!

Otimo…tomara que meu medico, a cada nova doença que surga, não pegue um tutorial na web para estudar sobre esta nova doença! :slight_smile: :wink:

Eu trabalhei no desenvolvimento do sistema de Supply Chain da Michelin no Rio de Janeiro.

Na ultima vez que voltei do Rio de Janeiro trouxe comigo uma bela DENGUE, mas no inicio eu não tinha nem ideia do que eu tinha. Somente muita dor e bolinhas por todo corpo.

4 Médicos e todos eles diziam pra mim visitar um DERMATOLOGISTA. Fiquei desesperado!!! :shock: :shock: :shock:

Então, eu e minha fé, pequei os sintomas e fui para a INTERNET.

Não deu outra todos os sintomas fecharam certinho, DENGUE.

Paguei de novo e fui no 5 médico em 3 dias. Já cheguei falando que tava com dengue.

Ele disse: “É, parece ser dengue mesmo, mas não dá pra mim dizer com certeza porque o que eu conheco de dengue foi o que eu li no cartaz que ta colado na frente do hospital”

Então perguntei pra ele o que eu deveria fazer “caso eu realmente estivesse com dengue” e ele me disse para ficar em casa que ia passar.

Fiquei e passou, graças a deus deu tudo certo e hoje to bem.

Mas se tu me perguntar quais os tipos de denge, de onde ela vem, quais as mutações que sofreram nos ultimos anos, qual a cor do rabo do bichinho e tudo mais eu sei te dizer, e médico não sabia.

To achando que o google tem ensino superior em medicina :wink:

Quero agradecer a minha namorada Célia por ter ficado comigo e me ajudado quando eu não conseguia caminhar 1 quadra para ir na farmácia por estar com dor extrema nas juntas e desesperado saber o que eu tinha e ainda ouvir um médico incapacitado me dizendo que eu tenho que ir no dermatologista.

Acho que fugi completamente né… bah, mas tava ficando meio montono nossa conversa, e essa historia é completamente real. Até mesmo para um médico, simplesmente ter faculdade, pos, mestrado não é o suficiente.

E para nós a faculdade é MAIS insuficiente ainda.

Desculpa de novo ai galera :D! hehe…

pcalcado

É interessante como eu e tantos outros ‘curandeiros’ somos resposáveis por revisar, corrigir e puxar a orelha no trabalho de ‘médicos’ formados nas melhores escolas.

A comapração é muito infeliz.

Se João A e João B são programadores que não se esforçam pra nada, como a maioria é, se João A temf acudlade, ele realmente tem alguma vantagem, afinal não é possível que ele não tenha aprendido nada lá, nem que seja ligar um computador e desligar.

Se ambos são pessoas competentes, pouco importa (em nível operacional), quem tem o quê. Não é ‘ser prático’, eu não aprendo coisas na prática, eue studo e leio muito livros que mesmo sendo livro-texto de todas as facudlades de computação não são lidos por nem 10% dos alunos destes cursos, eles ficam com as apostilinhas e resuminhos para passar na prova.

Se um deles é ruim, não aponte o dedo pro ‘undergraduated’. Minha experiência em empresas muito grandes me diz que em 99% das situações quem faz mais besteira sentou o traseiro quatro ou mais anos em uma ou duas facudlades, mestrado, certificado e o escambau.

Faculdade realmente abre a visão das pessoas, mas faculdade no Brasil não funciona, pelo menos faculdades particulares, onde a maioria das pessoas estuda.

Muito antes de pensar em exigir diploma para alguma coisa relacionada à informática, é no mínimo obrigação exigir a reforma do sistema de ensino superior. Não falo em reformulação, computação não é Java, C/C++, não é para ensinar a tecnologia do hype atual. O curriculum é (seria) bom, mesmo na pocilga onde eu estudo.

O problema é que a matéria é dada por profissionais PJ incompetentes ou que estão pouco ligando pro que fazem, trabalham o dia inteiro e dão aula a noite só para colocar no curriculum e embolsar mais R$1K por turma. O aluno acredita piamente que aquilo ali é ‘a matéria’, estuda para passar na prova e sai com um canudo de bacharel.

Todo email da lista de discussão de alunos de computação é algo do tipo:

“Alguém tem o trabalho XYZ pronto?”
“Qual professor da pra colar melhor?”
“Tem a prova do periodo passado de fulano?”

Eu posso não estar falando da realidade de muitos de vocês, mas estou falando da realidade de um país onde o vestibular é para separar quem estudou em ótimas escolas e quem não. Não avalia o aluno, mas a preparação dele. Onde a pessoa fica trancada 4 anos numa facudlade estudando e passando fome, ou trabalh e estuda de noite num lugar destes. Essa é a realidade.

Facudlade é importante? Sim para você chegar em algum lugar, uma hora ou outra vão te exigir o diploma.

Facudlade prova qualquer coisa? Não. Que digam o contrário meus colegas de trabalho do IME, ITA, UFRJ, PUC-RIO, que não sabem diferenciar TCP de HTTP e acham que Sistema Operacional é o nome científico do Windows.

Opiniões, como sempre…

marcelomartins

Concordo richard, e eu também pago minha previdência privada.

O problema que eu acho que vocês não estão entendendo é quando se tem que ESCOLHER entre, pagar previdencia privada, fazer um monte de trabalhos, ter clientes, estudar todos os dias em casa ou ter faculdade.

Pra muita gente aqui no GUJ é muito dificil pagar, a grana ta curta. Ai me aparece um projeto pra mim ganhar uma grana facil e eu não posso pegar porque não tenho tempo por causa da faculdade. Esse é o principal motivo que me fez para a faculdade. Já teve uma epoca que eu tinha que escolher entre pagar a faculdade ou comprar livros e comer, hoje eu to bem gordinho :smiley:

Hoje eu poderia pagar, mas até seis meses atraz não. E é só isso que eu questiono.

Priorizar o conhecimento!

richardpeder

OK MarceloMartins!

Então, ao inves de procurar um médico a proxima vez, vá a um curandeiro…ela irá te dar uma “erva” que vai te matar antes da doença ser detectada!!! :lol:

Cara…pq vc vaic otra a maré?! pq vai contra todo o incentivo que existe para que a educação seja o foco…pq na nossa area o cara tem que ter 8º serie e ser analista de projetos?!

não podemos regredir…precisamos progredir, seguir em frente…e isso só é possivel se tivermos uma boa educação, uma educação superior…

Obs: To achando que vc é parente do Lula! :wink:

ate mais…

L

Sobre uma tecnologia específica. E se sair de moda a mesma?

Todos queremos, mas precisamos inovar, precisamos qualificar e tornar qualificado o desenvolvedor, na minha opinião >>> através de uma faculdade.

Open your mind my friend, após uma qualificação superior tu pode se encaminhar ou direcionar os teus estudos para uma pós em administração de negócios.

Precisamos conhecer o negócios para poder desenvolver uma aplicação, então somente a visão técnica não nos basta. Engenheiros de software estão aí para isto.

Devia vir antes de “ganhar dinheiro e ter empresa”

Aí vai de cada um.

Cara, como foi falado, faculdade é um investimento de longo prazo…mas com certeza os frutos a serem colhidos serão de ótimos valores… :wink:

Me sacrifíco numa jornada de trabalho de 9,5 horas diárias, estudo três noites na semana e ainda ocupo o tempo vago para estudo de Java e trabalhos de faculdade, assim como mantenho ótimos contatos, participo de foruns sobre Engenharia de Software e Programação…

Então, vai de cada um…

richardpeder

Marcelo,

eu prefiro parar tudo (como fiz) e fazer meu curso superior…clientes, grana, previdencia privada vem com os frutos que vou colher de ter feito um curso superior…nada impede que vc trabalhe juntamente com a facul…isso que forma o bom profissional com curso superior!

ate mais…

andre_a_s

Então que nao faz faculdade não levam a sério e nao se dedicam?
Acho que essa sua visão está um tanto quanto distorcida…

Faço uma faculdade sim, mas como alguns ja falaram, faço pq preciso de um canudo.
Tenho 20 anos, tenho uma vida estavel, tenho meu carro próprio e ajudo meus pais com os gastos mensais.
E olha que no seu ponto de vista eu sou um cara q não leva as coisas a sério!!! :smiley:

Conheçimento é tudo, faculdade é um diferencial.
Cresco muito mais tendo reuniões estrangeiras e viajando a trabalho do que frequentando uma sala de aula.

richardpeder

Sabe…essa conversa nao vai levar a lugar nenhum…

podemos fazer assim…encerrar o assunto por aqui…os que nao tem facul, não façam…o que tem e apoiam os esutods, continuem…daqui uns 10 anos nos reunimos de novo…o que acham?! dai veremos quem estava certo…hj, tem nego com 8º serie que escreveu a biblia do Kernel do Linux…o cara ta se esbaldando de ganhar dinheiro…e se amanha aparecer outro SO? acabou…

bem…vamos esquecer tudo…vamos esquecer que um dia a droga da faculdade valeu para alguma coisa e que hj temos que deixar o zonão que é nossa profissão e tocarmos em frente…o que tem um cara que nem tem 2º grau mandar em mim! tem tudo!!!…não vou nunca apoiar isso…eu tenho curso superior e to partindo para uma pos…se vcs não querem fazer ou acham que não é importante…olha só:
www.google.com.br

E comecem a procurar tutoriais!!!

ate mais…

L

andre_a_s:
Cresco muito mais tendo reuniões estrangeiras e viajando a trabalho do que frequentando uma sala de aula.

Frequentar uma faculdade e trabalhar ao mesmo tempo é algo de muito valor. É nesse momento que começa a análise crítica sobre como podemos utilizar o que aprendemos e o que podemos discutir em sala o que é possível ou não no mercado de trabalho. Nos possibilita bater de frente com os professores e provar para eles que eles também precisam procurar o mundo fora da área acadêmica.

Tu podes levar 10 anos para te formar, mas se estiveres agindo com consciência e tomando atitudes que venham agregar valor no mercado de trabalho e na área acadêmica ótimo, tu realmente está a fim de ajudar.

marcelomartins

pcalcado:
Faculdade realmente abre a visão das pessoas, mas faculdade no Brasil não funciona, pelo menos faculdades particulares, onde a maioria das pessoas estuda.

Facudlade é importante? Sim para você chegar em algum lugar, uma hora ou outra vão te exigir o diploma.

Apoiado :), isso que to dizendo, vejo como o maior problema a qualidade das Faculdades.

smota

Perae …

Pontos diversos que eu concordo:

1. Ter ou nao faculdade não define o profissional - bom ou ruim só depende do caboclo.

2. Faculdades em geral não ensinam direito … mas se vc for um cara interessado dá pra se desenvolver muito bem, mesmo em uma pocilga … faça iniciação científica (praquele mestrando te dar a parte chata :slight_smile: ) , faça sempre mais do que é pedido no dever de casa, não se contente com prof. vagabundo. Se vc trabalha melhor ainda, faça a faculdade como pode e se desenvolva muito no trabalho … (ao sair vc sera um academico com experiencia :wink: )

3. O ponto que o marcelomartins coloca como SE voce TEM que escolher eu concordo. O conhecimento é mais importante, vai adquirindo e melhorando sua vida até chegar no ponto em que voce nao precisa mais escolher e terá condição de fazer a faculdade E se desenvolver.

4. Essa discussao eh muito legal :shock:

5. Icentivar o nao estudo é marcha-ré …

e por ai vai :smiley:

marcelomartins

richardpeder:
OK MarceloMartins!

Então, ao inves de procurar um médico a proxima vez, vá a um curandeiro…ela irá te dar uma “erva” que vai te matar antes da doença ser detectada!!! :lol:

Cara…pq vc vaic otra a maré?! pq vai contra todo o incentivo que existe para que a educação seja o foco…pq na nossa area o cara tem que ter 8º serie e ser analista de projetos?!

não podemos regredir…precisamos progredir, seguir em frente…e isso só é possivel se tivermos uma boa educação, uma educação superior…

Obs: To achando que vc é parente do Lula! :wink:

ate mais…

Todos os exemplos sobre médicos e engenheiros que eu dei aqui são pra dizer o porque eles tem uma profissão regulamentada e nós não. Obvio que eu não vou num curanteiro, obvio que eu confio em um médico formado, mas tudo isso porque ELES APRENDEM NA FACULDADE, e ter um diploma me ATESTA QUE ELE SABE.

Outra coisa, [b]eu não vou contra nada[b]. Eu mesmo QUERO TER FACULDADE. Só que existe a diferença entre querer e PODER, que eu acho que ai que tu ta errado.

Para a maioria das pessoas querer fazer faculdade não significa nada, porque não podem, e esse é o meu caso.

Hoje estou muito bem tenho 25 anos e estou muito estavel, mas em a 4 anos traz fazer faculdade era a diferença de ter comida na mesa, e isso é com certeza mais importante do que qualquer coisa. Trabalho desde os 12 anos, e hoje posso dizer que sou um vencedor.

Le o que eu escrevi, eu sempre defendo que a faculdade não é importante quando você precisa ESCOLHER entre uma coisa e outra. E a prova é que realmente não é, é muito mais importante ter o conhecimento.

Mas se tu pode fazer, pode pagar, tem tempo então eu te recomento FAZ FACULDADE PORQUE ISSO VAI SER BOM PRA TI NO FUTURO se tu não tem grana pra pagar, eu digo pra ti, esquece a faculdade POR ENQUANTO e vai trabalhar, quando tu tiver ganhando o suficiente volta pra faculdade.

GRANA eu acho que é o fator de decisão da maioria das pessoas eu parei muitas vezes por falta de dinheiro. Hoje to parado por achar que o dinheiro que eu to ganhando por não estar fazendo faculdade (não fazer faculdade significa tempo livre para fazer outros trabalhos) vai me ajudar a me estabilizar ainda mais, e no futuro voltar pra faculdade, mesmo sabendo que ela não tem muito pra me oferecer, mas o que diploma COM CERTEZA FAZ A DIFERENÇA E AJUDA MUITO NO FUTURO.

Olhem os posts do pcalcado, concordo com ele, e eu acho que todos nos deveriamos nos unir não para buscar a regulamentação da profissão, mas primeiro EXIGIR ter ensino superior de qualidade, e que formem pessoas onde o diferencial é o conhecimento e não o canudo.

Espero ter sido mais claro :smiley:

Abraços a todos, eu adoro essas discuções aqui!

Luca

Olá

Desde logo vou avisando: sou mais um para o time do Destro, Richard e Lucas.

Como o Daniel já chamou a atenção, parece que alguns aqui acham o máximo ser programadores e é isso que pretendem para si a vida inteira.

Na faculdade não se aprende tecnologia da moda que nos permite aproveitar as oportunidades de momento. A faculdade deve (digo deve, não estou certo que faça) dar condições para se proseguir evoluindo e aprender a estudar por si próprio para se adaptar a todas as futuras inovações que vem por aí.

Sou 100% a favor que se faça uma faculdade e até mesmo mestrado como fiz em 1970/71. Se a faculdade é boa ou ruim muitas vezes depende da nossa própria escolha ou do estudo que fizemos para o vestibular. Partindo do pressuposto absurdo de que todas são boas ainda resta a nossa capacidade de estudar e realmente se dedicar ao que nos for ensinado.

Enquanto a gente está cursando, muitas vezes não entende bem para o que servem as coisas. Geralmente a gente pensa que tudo é baboseira e que o professor morreu na gripe asiatiática e foi mumificado para economizar mão de obra. Depois de formado se percebe que não era bem assim e muitas vezes somos obrigados a correr atrás daqueles conceitos “baboseiras” e sem o professor por perto para fazer perguntas.

Finalmente lembro aos companheiros que matemática foi a área de conhecimento que deixou rico o Larry Edison da Oracle, os caras do Yahoo, os caras do google, gente que mexe com computação gráfica, logística, data mining, business inteligence e outros mais. Portanto além de estudar os conceitos teóricos da escola não se esqueçam da matemética.

Ser bom na tecnologia de desenvolvimento do momento é fácil e porisso tanta gente faz isto e programador ganha tão pouco. Procure ter condições de entender o negócio do seu cliente para não escrever milhares de linhas de código a toa.

Chega de peroração…

[]s
Luca

Luca

Olá

Isto e mais o que o Marcelo Martins disse sobre querer e poder complementam minha mensagem.

Realmente o que o Marcelo disse é a pura verdade. As vezes se pode deixar para mais tarde. E mais: fazer a faculdade logo cedo nem sempre é o melhor. sei de um cara muito bom que começou a trabalhar cedo, juntou dinheiro e com 23/24 anos arumou um prego nos States e foi fazer faculdade por lá. O dia em que este cara voltar vai ganhar muito porque aqui até peido de fora vale mais.

[]s
Luca

Daniel_Quirino_Olive

Simples, Richard. Diploma não garante qualidade no Brasil. Isso pode ser regra nos EUA, na Europa ou em qualquer lugar normal do mundo, mas não no Brasil (nota: e isso não é problema do governo Lula. Sempre foi assim!). E, na nossa área, você não precisa ser PhD em Engenharia de Software ou oser um colecionador de titulos/certificados para conseguir produzir softwares decentes.
Aliás, não sei porque, mas parece que quanto mais “qualificado” uma pessoa é, mais cagadas ela faz. Quer dizer, na verdade eu sei o porquê disso. Porque vivemos numa sociedade em que os bacharéis são venerados como deuses (aliás, Machado de Assis já falava isso há mais de um século atrás) e muita gente imbecil se aproveita disso para esconder suas incompetências atrás de títulos.
Sim, ter qualificação é absurdamente vital. Mas é preciso que estas qualificações se justifiquem. E, no Brasil, isso não acontece por dois fatores principalmente:
:arrow: educação nunca foi nosso forte;
:arrow: o modelo educacional brasileiro é antiquado e valoriza muito mais a quantidade do que a qualidade. Na USP rola alguns parâmetros sinistros de avaliação de desempenho de professores baseados na quantidade de artigos que eles publicaram em um ano. Basicamente isso direciona os professores a se tornarem produtores de lixo em forma de papers. Enquanto isso, em lugares onde as coisas funcionam, pesquisadores são avaliados segundo a qualidade e quantidade de projetos que eles conseguiram viabilizar socialmente :wink:

E é isso.

L

Concordo, mas não adianta ficarmos nessa de que “no Brasil nada funciona…”, as atitudes devem começar a serem tomadas. Todos os projetos de pesquisados propostos pelo grupo de pesquisadores devem ter o seu foco para o mercado de trabalho da região, possibilitanto a melhora na qualidade dos produtos desenvolvidos. Os alunos por sua vez, devem exigir dos projetos propostas e fazer valer o conhecimento aplicado no desenvolvimento do mesmo quando estiverem participando de um.

DanielQO, conforme a tua colocação, somos nós que fizemos o nosso estudo e tu és um exemplo que dá para estudar e aprender, assim como, passar conhecimento para aqueles que estão do teu lado, seja palestrando em sala de aula ou realizando eventos com grupos de usuários e até mesmo participando em foruns.

Mas com certeza, o pensamento eterno de que aqui nada dá, tem que acabar. :wink:

paulohbmetal

Putz…Fui um dos primeiros a postar, só saí pra almoçar e já exitiam 4 páginas de discuções… :shock:

Bom, como disse o cara tem que se empenhar e também acho que só falar mau do ensino não vai me adiantar de nada, se não estou fazendo nada para melhorar.Inclusive apoiando/ajudando :wink: .

Por isso digo, temos que ser bacharéis sim, mas que façam diferença.

A Paz!!

danieldestro

marcelomartins:
Mas se tu me perguntar quais os tipos de denge, de onde ela vem, quais as mutações que sofreram nos ultimos anos, qual a cor do rabo do bichinho e tudo mais eu sei te dizer, e médico não sabia.

To achando que o google tem ensino superior em medicina ;)

Sorte a deles que a medicina é regulamentada.
Eu tô tranquilo na minha área.

marcelomartins

danieldestro:
marcelomartins:

To achando que o google tem ensino superior em medicina ;)

Sorte a deles que a medicina é regulamentada.
Eu tô tranquilo na minha área.

Po eu tava pensando em abrir um escritório de consultoria em Dengue! Ai tu me lembrou que a medicina é regulamentada e tive que abandonar meus planos. Será que não existe brecha na lei pra quem procura no Google?

Eu também to muito tranquilo na minha area, seja lá o que tu quiz dizer com isso 8)

maresp

vcs não poderiam escrever uns posts “mais curtinhos” algo entre 3 ou 4 linhas, no máximo 5. :lol:

Lendo toda discussão comecei a lembrar da minha época acadêmica. O primeiro e o segundo ano eu só enrolei, matei aula pra caramba, ia jogar futebol invés de ir pra faculdade. No terceiro ano tive um professor que foi essencial pra mudar minha conduta. A partir daí passei a enxergar as coisas de outra forma. Concluí a graduação sem problemas e hoje fico imaginando se fosse possível voltar e fazer aquilo que não fiz.

F

Hoje a razão pra eu querer fazer faculdade é pq eu não quero ser digitador de código o resto da vida (ou seja, programador).

Qualquer zé mané com uma lógica +/- e um pouco de vontade vira programador. Lê uns tutoriais do struts (as vezes nem isso) e depois de 1 ano ele se candidata a vaga de senior por ai.

pcalcado

Flin:
Hoje a razão pra eu querer fazer faculdade é pq eu não quero ser digitador de código o resto da vida (ou seja, programador).

Programador é uma palavra muito mal utilizada. As pessoas acham que ser programador é ser ralé. Isso é simplesmente ridículo.

Qual a ‘evolução’? Gerente? Será que temos que deixar de ser técnicos para subir na vida? Se for assim, é melhor fazer administração! Pelo menos já começo na ‘carreira certa’, não mudar no meio do caminho.

danieldestro

andre_a_s:
Então que nao faz faculdade não levam a sério e nao se dedicam?
Acho que essa sua visão está um tanto quanto distorcida…

Faço uma faculdade sim, mas como alguns ja falaram, faço pq preciso de um canudo.
Tenho 20 anos, tenho uma vida estavel, tenho meu carro próprio e ajudo meus pais com os gastos mensais.
E olha que no seu ponto de vista eu sou um cara q não leva as coisas a sério!!! :smiley:

Eu nem mencionei faculdade. Eu disse que os caras acomodados e que ficam esperando, se dão mal. Os que correm atrás se dão bem.

E me parece que vc corre atrás.

danieldestro

Que eu corro atrás e estudo o suficiente para dar conta quando sou solicitado. E não ser pego de supresa quando me perguntarem da “dengue” ou de uma tecnologia nova.

marcelomartins

Ah, entendi, legal, então estamos na mesma, sou um tarado por estudos e tecnologias novas, o pessoal aqui ri quando eu digo que vou chegar em casa depois e “dar uma javada:smiley:

Quando fui contratado, eles pediram experiência em varias tecnologias que eu tinha aprendido estudando, e eu tinha estudado sem precisar, sem ninguem ter me cobrado, e sem ter utilizado no meu “trabalho formal”. Mas já tinha usado em trabalhos próprios o que me resultou um crescimento profissional bem grande.

R

hmmm…conheco uma pessoa q pensa isso…

qdo ela ler isso, vai saber q eh com ela… :lol: :lol: :lol:

rogeriop80

Daniel Quirino Oliveira:
danieldestro:

Porque pedreiro é pedreiro e engenheiro é engenheiro?

Sim, mas tem o outro lado também. Tem muita gente com mestrado, doutorado, pós-doc e o cacete mas que são verdadeiras marmotas retardadas. Na verdade, eu tenho uma visão meio radical de que, no Brasil, quem coleciona títulos (mestres, doutores, PhDs) são meros colecionadores de papers. O ICMC é um exemplo cabal disso. O ICMC é CAPES nível 5 para pós, os cursos de graduação estão entre os mais prestigiados do Brasil, mas os doutores do ICMC não passam de meros colecionadores de publicações. Nenhum (ou quase nenhum) projeto que eles desenvolvem vira um produto comercial (ok, o corretor ortográfico do Office é A exceção para confirmar a regra). Os “acadêmicos” da área de computação no Brasil ainda são muito míopes, não conseguem produzir e/ou pesquisar com o pensamento “será que isso vai resultar em algum produto que vai ajudar na vida das pessoas? Será que isso é viável comercialmente?”. E, OMG!, o que esperar do futuro do nosso mercado se aqueles que deveriam estar ajudando a determinar seus rumos não pensam de maneira prática?

Mas, enfim, voltando à vaca fria, sim, universidade é um MAL importante se você quiser deixar de ser só um mero peão e se tornar algo maior. Ou mesmo para ser um peão com um pouco mais de visão.

E isso é tudo.

p.s.: nem vou falar sobre profissionais certificados porque aí vira piada! :D

Desculpe Daniel,

Mas sobre mestrado e doutorado discordo, faço mestrado e tem um monte de gente que faz na minha turma que são, como eu, profissionais do mercado, desenvolvendo produtos e soluções utilizaveis por muitos de vocês, como internet banking, sites com autenticação segura, etc, etc, etc…

A

Daniel,agora vc tocou no ponto pq eu não defendo 3ºgrau no Brasil…
O DIPROMA que é o que a maioria consegue,não significa nada, pois a maioria não aprendeu nada de útil na facul.
Parece que o país tem um certo preconceito para com a qualidade do ensino(como o próprio Daniel já falou),pois por melhor que seja a instituição do ensino, poucos lá se formarão de verdade.
O Ensino Superior(3º grau) como nome diz,era para formar profissionais altamente qualificados(disse qualificado,não especializado!), mas poucos ou quase ninguém o será.
Agora,vem o governo, com esse projeto de “universidade para todos”,que vai criar vagas em particulares(serão 10mil no mcdonalds do ensino!),para facilitar a entrada de pessoas que não sabem fazer uma divisão, ou q ainda possuem dificuldades de ensino primárias.
Não preciso nem falar das cotas né, que serão responsáveis pela maior democratização q já vi.A democratização da mediocridade.Ao invés de investir no ensino básico, para que todos saiam fortes para os graus subsequentes, o governo prefere fazer uma “maquiagem” para inflar índices futuros de desenvolvimento.É esse 3º grau q vcs defendem Destro, Richard,Lucas e Luca?

rogeriop80

Daniel,agora vc tocou no ponto pq eu não defendo 3ºgrau no Brasil…
O DIPROMA que é o que a maioria consegue,não significa nada, pois a maioria não aprendeu nada de útil na facul.
Parece que o país tem um certo preconceito para com a qualidade do ensino(como o próprio Daniel já falou),pois por melhor que seja a instituição do ensino, poucos lá se formarão de verdade.
O Ensino Superior(3º grau) como nome diz,era para formar profissionais altamente qualificados(disse qualificado,não especializado!), mas poucos ou quase ninguém o será.
Agora,vem o governo, com esse projeto de “universidade para todos”,que vai criar vagas em particulares(serão 10mil no mcdonalds do ensino!),para facilitar a entrada de pessoas que não sabem fazer uma divisão, ou q ainda possuem dificuldades de ensino primárias.
Não preciso nem falar das cotas né, que serão responsáveis pela maior democratização q já vi.A democratização da mediocridade.Ao invés de investir no ensino básico, para que todos saiam fortes para os graus subsequentes, o governo prefere fazer uma “maquiagem” para inflar índices futuros de desenvolvimento.É esse 3º grau q vcs defendem Destro, Richard,Lucas e Luca?

Desculpe mas não generalize, existem boas faculdades particulares no Brasil.

smota

eeeeeeeeeeeeeeeeepa … estamos perdendo o foco :lol:

de qualquer modo: pode citar uma? :shock:

É muito difícil pra uma faculdade particular sobreviver com um nível de uma federal (nao estou dizendo que as federais sao 100%, mas em geral sao melhores) porque pra isso teria que viver só de alunos com dedicacao exclusiva ao aprendizado e diga lá: quantas pessoas conseguem sem trabalhar bancar todos os custos do estudo? Certamente nao o suficiente para sustentar um supermercado de diplomas.

danieldestro

Não misture as coisas “anônimo”.

Eu sou contra cota disso ou daquilo e do desmantelamento do nível educacional. Que o governo tem que cuidar da base, isso é fato! O conjuntura atual é outra questão.

Eu só defendo que sem faculdade, o indivíduo não vai muito longe (salve raríssimas exceções).

E o fato de algumas pessoas falarem que a faculdade é de péssimo nível. Bom, não vou comentar sobre as faculdades McDonald´s, mas sim das faculdades de primeira linha. Acho até que algumas pessoas são tão bem informadas, dedicadas e ativas que superam a faculdade, que acaba ficando abaixo das expectativas, esperando talvez um nível mais de mestrado e doutorado do que de formação. Vejo muitos exemplos aqui mesmo no GUJ.

Eu fiz faculdade particular e de primeiro nível. Me dediquei. Talvez nem tanto, mas o suficiente para tirar dela o que eu precisava para caminhar com as próprias pernas. Conhecí gente que entrou sabendo tudo e só estava lá por causa do diploma e gente que saiu sem saber nada. Veja aí a diferença pessoal contando.

Ironlynx

Não estava falando de particulares.Estava falando de TODAS.

Infelizmente,nossos governantes e políticos não querem q o povo aprenda, pois quem é cônscio de seus direitos,não é massa de manobra, o que representa um perigo para a corrupção.

á propósito,o post “Anonymous” foi meu(Ironlynx)…isso é pau do JForum.

marcelomartins

Alguém aqui estuda/estudou na UNICAMP?

Eu queria estudar lá!

Já estudei:

:arrow: ULBRA - Torres RS: LIXO - O professor de SO disse que Java não tem IF porque é orientado a objetos, e o professor que dava aula de Java não sabia comparar 2 Strings, a professora de estrutura de dados não sabia o que era o ++. Olhem o nivel dessa instituição de ensino.
:arrow: ULBRA - Canoas RS: Melhor que em Torres, os professores são melhores e a estrutura é melhor, mas as cabeças são as mesmas. Não investem em pesquisas, os alunos só devem pagar e comparecer as aulas para ter o canudo.
:arrow: UNISINOS - São Leopoldo RS: Melhor que a Ulbra Canoas, tem vários projetos, e com mais possibilidades de aprendizado, por exemplo foi daqui que saiu o Bogus Linux como pesquisa dos Professores e Alunos. Os professores apesar de serem bons não estão muito preocupados com os alunos nem gostam de trabalhar muito. Comparecendo a aula também leva o Canudo.

Volto a destacar:

Infelizmente é isso!

F

Uma coisa é o cara que pega uma especificação toda mastigada, ja tem uma arquitetura definida por outra pessoa, ta tudo certinho. ele só tem que sentar e bater o código e fazer umas gambiarras volte e meia e as vezes tem um ou outro insight para melhorar alguma coisa, dependendo se o cara é bom ou não. Pra mim isso é programador.

Outro perfil é o cara realmente sabe se virar e descubrir as coisas, engenharia reversa as vezes. Ele tem visão para criticar e melhorar a especificação com sugestões para a área de negócios, além disso ele tem conhecimentos consistentes de tecnologia e programação e tem segurança no que fala. Esse é o desenvolvedor.

As empresas em geral não diferenciam esses 2 perfis e tratam tudo como ralé.

Alias, algo que estou vivenciando na empresa em que trabalho é a diferença de tratamento e grau de importância que os americanos dão à área de desenvolvimento comparado com os brasileiros. E realmente aqui programador, desenvolvedor, arquiteto, engenheiro de software ou consultor é tudo igual e eles gostam de chamar de programador e tratar como a classe mais ralé da empresa.

Z

Um pedreiro pode muito bem contruir uma casa com o conhecimento que tem. Agora, ele pode participar no projeto de uma Usina Hidro-eletrica?

O curso de Ciência da Computação, que é o que eu faço, por isso é o unico que eu posso falar, não forma apenas programadores. Se vc quer ser SÓ programador, fique longe de Ciência da Computação. Ensina, sim, o desenvolvimento de racicionio logico, matematico. Torna a pessoa ser mais inteligente e mais capaz de resolver problemas, se isso não é importante… O que eh importante? Conhecer as ferramentas da moda?

Eu não almejo ficar o resto da vida criando actions de ferramentas hype ou criando telas de forms e reports, por isso invisto em uma faculdade. Minha opinião pode diferir da maioria por eu ser aluno de universidade federal, e as coisas não são tão comerciais quanto nas particulares, apesar da esculhambação que é.

Uma bagagem de Ciência da Computação pode não ser útil se você quer ficar criando actions de Struts… agora, pra criar algoritimos pra serem usados no google, oracle, e etc… faz toda a diferença.

pcalcado

Eu, como ‘pedreiro’, ‘curandeiro’, ou qualquer termo pejorativo que a ‘elite graduada’ me chame, já trabalhei e trabalho em sistema muito maiores que 99% dos graduados que conheço.

Thanks Zahl eu trabalho num lugar onde algumas pessoas saem as 18 horas e vão dar aula nas faculdades, e eu e outros vamos à faculdade. As responsabilidades são as mesmas, o trabalho é o mesmo. O que conta é o que você faz e como você faz, não em que buraco você estudou.

Esse ‘nariz em pé’ dos graduados me assusta. Tenho 21 anos, entrei no McDonald’s em 2001 e deveria estar me formando agora. Como o Marcelo, fiz minhas escolhas e decidi que tinha que invetir na carreira, aqui estou eu, empresa multinacional, sistemas de telecomunicações em tempo real.

Quero dilploma. Para que? Para ganhar mais. Ponto final.

Agora se realmente as pessoas acham que uma facudlade pode fazer a diferença entre o conhecimento técnico de duas pessoas que não conhece, é triste. Vindo de um gerente numa contratação, é triste mas é prático, vindo de técnicos num fórum, é deprimente.

Facudlades não são iguais, queiram ou não. Facudlades boas não rpoduzem alunos bons, alunos se rpoduzem por si só, e eu semrpe achei que este era o papel de uma facudlade, só qeu algumas (como a minha e a do ironlynx, que é a mesma) não te obriga a aprender, coloca alguém incompetente pra te ‘ensinar’. Mesmo que você queira aprender na aula, não consegue, mesmo que você não consiga, estuda um pouco, cola um pouco e passa.

Faculdades mega-ultra-super-fodonas acabam também produzindo amebas que estudam para passar ans provas e ponto final. Conheço tantos…

Bom, são apenas opiniões de um ‘pedreiro curandeiro’, talvez quando chegar à ‘médico engenheiro’, mude de idéia.

Alexandre_Vilas_Boas

Comecei a ler o tópico antes do almoço e só agora terminei (realmente o assunto dá muito pano pra manga)

Bom fica aqui a minha opinião:

Estou com 27 anos e lembro que quando terminei o 2º grau, se eu tivesse interesse de estudar meu pai teria bancado, mas será que eu saberia que area escolher naquela época?

Acredito que um dos fatos de termos muita gente graduada vendendo cachorro quente como foi citado aqui é esse, o kara não sabe nem que profissao deseja seguir e quando vai ver tá com um canudo e numca vai exercer naquilo que se formou “nem todos claro”

Bom, hoje com 27a resolvi voltar com os estudos porque sei que o que estou fazendo é aquilo que me da prazer (e espero ganhar dinheiro com isso), mas boa parte do pessoal que estuda na minha turma, não tá nem aí pra nada, só querem saber de tirar uma nota na média para passar de ano, isso é revoltante mas é a realidade e no futuro eles verão a falta que vai fazer.

Então, falar que o ensino no Brasil é furada é meio complicado. é fato que existe professores sem preparo mas isso é em toda area (professor, médico, policial, contador, programador, aj. geral, faxineiro…) o que não podemos é tomar o pior exemplo e colocalo em evidência, parece sempre mais fácil apontar as falhas mas “não sabemos” aproveitar as qualidades

É claro que antes de procurar uma instituição de ensino superior devemos procurar ver sua “reputação” para aquela disciplina pretendida.

é isso aí

FACULDADE 100%

danieldestro

O Galeano foi campeão da Libertadores pelo Palmeiras. Um grosso no meio de um timaço. (Não sou palmeirense).

Não disse que você é ruim, mas muito cara ruim trabalhou no meio de caras bons. Eu tive essas experiências onde eu trabalho também.

O cara que realmente quer, tira da faculdade tudo o que ele precisa e mais ainda.

Z

Eu fui criado com meu pai dizendo que se eu não estudasse pra ser alguem na vida, eu seria um merda. Talvez seja por isso que eu ache um diploma importante. :smiley:

É querer demais, querer que o mercado não olhe com estranheza, ou ofereça salários mais baixos, para os profissionais não diplomados.

Phillip, só porque você chegou onde chegou sem ter diploma, isso não quer dizer que todo mundo que trabalhe com Java seja uma pessoa dedicada aos estudos fora do ambiente acadêmico como você.

Não dá pra pensar: “não vou fazer faculdade, pq o Phillip Shoes nao fez e hj trabalha em uma multi-nacional”, você já pensou que pode está trabalhando onde está pq surgiu pra vc as oportunidades certas, nas horas certas? Vc pode ter um talento acima da média na atividade que desempenha, mas nao eh todo mundo que eh tao competente quanto você e que tem as oportunidades que vc teve.

É como alguém querer se dá bem na comunicação e não fazer faculdade só pq o Silvio Santos não fez. Ou querer se dá bem na politica só pq o Lula também não tem diploma.

pcalcado

E os caras bon eram formados?

danieldestro:

O cara que realmente quer, tira da faculdade tudo o que ele precisa e mais ainda.

Da minha não se tira nada. Acredite, eu já tentei. sabe o que eu consigo lá? Listas de alguns livros para ler. Nem mesmo a biblitoeca tem os livros ‘de verdade’, só tem traduções de obras clássicas e defasadas.

Não dá pra exigir diploma nessas circunstâncias.

E eu não falava especificamente de você, daniel :wink:

pcalcado

ZehOliveira:

Phillip, só porque você chegou onde chegou sem ter diploma, isso não quer dizer que todo mundo que trabalhe com Java seja uma pessoa dedicada aos estudos fora do ambiente acadêmico como você.

E nem o cotnrário, este é o ponto!

Não adianta exigir diploma. Um diploma da Estácio não me diz nada, nem da PUC, nem da UFF.

O ponto é:

Tecnicamente: não prova nada. Existem pessoas boas graduadas e não graduadas, bem como ruins, e a proporção não é muito diferente.

Profissionalmente: conta por N motivos. Já é mais que suficiente para fazer.

Como pessoa: depende muito. Aí eu diria que só em facudlades boas (algumas privadas e algumas federais) você realemnte cresce deste modo.

Não é proque alguém sentou num banco de facudlade quatro anos que ele sai bom, gente! Muito pelo contrário!!! Você pode chamar ele de médico e a mimd e curandeiro, mas nada diz que eu saiba mais ou menos que ele ter um canudo.

Ironlynx

Tô contigo philip… acho melhor ser umcurandeiro sabendo,do que ignorante com diploma…aliás vc tá no rol dos curandeiros como o cv.

Minha mãe é professora de direito e advogada há 30 anos,ela fica impressionada com a quantidade de “adevogados” no mercado, q não sabem nem bater uma petição…

Agora vc disse a utilidade do diploma. :stuck_out_tongue:

Produzem ultra-amebas!Cuja fala,por mais errônea q seja,tem força de lei!

Destro, acho sua visão da faculdade quase romântica!hauhauha…
O problema q lhe falei(das cotas),irá piorar(e muito!) a qualidade das faculdades,por isso não acho aceitável defender essa exigência.Se hoje não é grande coisa,amanhã será pior.

Sou filho de 2 professores de 3ºgrau,e como não poderia deixar de ser, valorizo muito a profissão de professor,e o fato é q tem muita gente se formando e pensando em seguir essa carreira!(Pqp,pedreiros com diploma dando aula para pedreiros querendo diploma!-Isso é…esquece! )

danieldestro

Não acho que nenhum comentário aqui seja direcionado. Pode ficar sossegado! :slight_smile:

pcalcado:
danieldestro:

Não disse que você é ruim, mas muito cara ruim trabalhou no meio de caras bons. Eu tive essas experiências onde eu trabalho também.

E os caras bon eram formados?

Na consultoria em que estou. Dos caras ruins, que tiveram que ser “mandados embora”, alguns tinham formação e outros não. Do bons, todos são formados. Apenas um não tem formação, é um bom profissional, mas não tem o nível técnico dos formados.

Bom, talvez o problemas esteja na sua faculdade e não nas faculdades. Eu felizmente conseguí tirar coisas boas da minha.

Z

Tecnicamente não? Certeza? Diria que depende.

Antes de entrar na faculdade eu era apenas “o menino que entende de computador”. Não sabia programar absolutamente nada. Hoje em dia, ainda sou estagiário da maior empresa do estado pq ainda não sou formado e muita vezes já me peguei dando “mini aulas” pros analistas-de-sistemas-fodoes-jah-formados daqui da empresa.

Como vou dizer que a universidade não agregou ao meu conhecimento? Claro que agregou. Aprendi muita coisa, não só com os professores, mas também com os colegas, com as pesquisas, com os trabalhos e etc. Tem professores merdas? Tem. Tem professores bons? Tambem.

Profissionalmente o diploma tá me fazendo diferença? Tá. Enquanto os analistas formados ganham 5000, eu ganhou 520, sem direito a beneficios, fazendo a mesma coisa que eles.

Na verdade, cada um puxa a corda pro seu lado. Afinal, eu preciso do diploma pra ganhar mais, por isso acho ele importante. Você, Phillip, ganha bem sem diploma, então diz que não faz falta.

Conclusão: o que determina tudo, ou quase tudo, é o dinheiro. Hehe!

richardpeder

Sabe qual é o problema aqui…confusão com muitas informações…mas vejam:

:arrow: O Profissional regulamentado e que manja: Um cara que tem curso superior e tem conhecimento tecnico
:arrow: Só Diploma: o cara que só tem facul e mais nada.
:arrow: O “Curandeiro”: cara que sabe muitas poções, mas nunca estudou ou teve base pra saber se é correto usa-las, ou ate mesmo, fará somente aquelas poções para sempre. :wink:

O que eu quero explicar é que: o cara que só pega um canudo e não se esforça vai ser dificil se dar bem…pois sabemos que papel não trabalha!

se o cara estuda, ou seja, faz um curso superior, ele tem mais chances, isso é obvio e é o que acontece hj, então ele deve se esforçar para aprender mais e ser um bom profissional tecnico e com a facul dele vai ser ótimo.

O curandeiro será sempre curandeiro! não vou defender que o cara, mesmo sendo cobra na area de info e sem facul vai longe…a curto prazo ele vai ganhar horrores de dinheiro, mas a longo prazo as suas poções não terão mais efeito, ou seja, o cara que que codificar a vida toda, “digitador” de códigos…bom proveito dos tutorias da WEB…ou seja, ter facul+conhecimento por fora é o ideal…não acho bom o cara ter só canudo…e pior ainda o cara que não tem estudo e acha que se dará bem…na conjuntura atual do planeta, acho isso muiiiito dificil, pelo menos a longo e medio prazo, quase impossivel…tem que estudar.

ate mais…

Z

E, pelo que parece, quem não tem diploma acha que todo acadêmico só está lá pra pegar o canudo e que não tá nem aí pra parte técnica.

Por incrivel que pareça (Hehe), há universitários com ótima base cientifica e com grande conhecimento técnico. Como um profissional que só sabe técnico quer ter mais reconhecimento do mercado que o universitário?

saoj

Vou deixar minha opinião aqui, sem me estender muito:

Esqueça certificação, faculdade, teoria, teoria, teoria.

Concentre-se na prática e na obtenção de resultados concretos.

Programe, Programe, Programe!

Crie coisas, faça sites, faça programas, participe de projetos open-source, faça as coisas acontecerem ao invés de ficar estudando elas.

Se vc acha que uma faculdade e/ou uma pós-graduação é a solução dos seus problemas, provavelmente vc está no caminho errado, isso na minha humilde opinião.

Seja auto-didata. Todo o conhecimento está na Internet e nos livros.

Acho que no final das contas, tudo se resume na personalidade da pessoa: existem pessoas pragmáticas e os prolixas.

Seja uma pessoa pragmática, pelo menos em países capitalistas !!!

smota

Pessoal pessoal o ponto é que ninguém, ou pelo menos a maioria aqui não está questionando se ter faculdade significa ou nao alguma coisa (seja ela boa ou ruim) em relação ao profissional mas sim a NECESSIDADE de se ter uma.

Ter melhores oportunidades na carreira é onde está A NECESSIDADE. Voce pode ser um super sem ela, mas a ocorrencia desses casos é bem pequena em relação ao universo entonces a menos que voce queira contar com a sorte faça uma assim que possível.

Digo isso pq APRENDER apesar de ser uma causa nobre é sim possível sem fazer a faculdade, isto ninguem pode questionar.

danieldestro

Por sí só não é a solução dos problemas. Mas a falta de, é sim um problema.

L

Como foi colocado pelo Richard… o cara que estudou e consegue a graduação e também corre atrás para se manter atualizado, esse sim vai se dar muito melhor dos que os “curandeiros”.

Então, se tiver a oportunidade de frequentar uma boa faculdade/Universidade, vá e faça, com a mesma vontade de aprender qdo se está a tecnologia que mais gosta ou acha útil.

Pesquise, leia, desenvolva, contribua, discuta acho que o caminho é por aí.

Faça com que seu investimento se pague, exigindo do professor em sala e do curso perante a faculdade.

smota

saoj:
Crie coisas, faça sites, faça programas, participe de projetos open-source, faça as coisas acontecerem ao invés de ficar estudando elas.
Se vc acha que uma faculdade e/ou uma pós-graduação é a solução dos seus problemas, provavelmente vc está no caminho errado, isso na minha humilde opinião.
Seja auto-didata. Todo o conhecimento está na Internet e nos livros.

Nao eh vc que é contra open-source? :roll:

ehehehe … tirando isso, cuidado ao ser categórico assim … as coisas não são preto-no-branco pura e simplesmente.

Pode ser que algumas pessoas se deem bem com essa tecnica, mas que fique claro para os incautos leitores que é um risco grande você apostar nisso e a menos que você seja um ótimo empreendedor a faculdade vai te fazer falta um dia.

Z

Então, quando você tiver filhos (se já não tiver), não leve eles pra escola. Deixe eles o dia todo na internet. Heheheh! I’m Kidding… :lol:

O problema é que vai ser muito difícil aparecer oportunidades boas se você aprender sozinho em casa. Se há alguns que se deram bem desse jeito, foi mais questão de está na hora certa, no lugar certo e também ter muita competência.

Ironlynx

Concordo Sérgio.Vc disse tudo. :wink:

Vc disse o que eu tava tentando dizer, mas a maioria não acha isso…

O que seria uma boa universidade?Yale,Harvard,Princeton,MIT,Cambridge???

Isso aí é possível só com a ptc(programação com traseiro na cadeira),sem auxílio de facul nenhuma! :wink:

Rafael_Steil

Independentemente de eu apoiar ou nao um diploma: as compracoes se vcs sao, no minimo, esquisitas. Medico, curandeiro, engenheiro, pedreiro… ? fala serio neh…

Pq todo mundo “jovem”, interessado em informatica, sabe programar? pq basta instalar um software no computador e sair digitando, lendo. Ah, o programa nao funcionou? beleza, mas tambem nao matou ninguem ( ah, e pelamordedeus, nao venham fazer citacoes no estilo "… mas se o cara estivesse fazendo um programa hospitalar… ", que esse argumento nao se aplica a esse nivel de “conhecimento” ).
O que acontece se eu tentar dividir algo por 0? nao sei? entao vou la e faco o programa para testar. Com certeza o computador nao ira pegar fogo e nenhum missil sera disparado contra a Russia.

O ponto eh: com Informatica ( e outras profissoes tambem ), o individuo tem a possiblidade de testar milhares de coisas sem afetar o ambiente ao seu redor, sem causar danos. E nao custa caro para isso.

Agora, um medico? onde o fulano vai fazer seus “testes”? como ele vai saber o que acontece se cortar a arteria Z ou fazer um ponto mais fundo do que o correto?
O siclano tambem nao tem condicoes de fazer uma construcao a toda hora somente para ver se a combinacao de materia funciona… ele nao pode jogar calculos aleatorios / barras de ferro e ver se desaba ou nao.

E ai sim a faculdade faz a grande diferenca.

Todo mundo, independente da area, deveria ter uma formacao superior, pois isso ajuda a engrandecer o Pais ( bom, teoricamente deveria ).

Rafael

Ironlynx

Nunca se ponha no lugar comum.Ainda mais programando,senão vc não irá a lugar algum!Aí já vai da ousadia e esforço de cada indivíduo, para chegar a algum lugar.

danieldestro

Felizmente posso dizer que já estive no MIT.
Bom, tá certo que foi pra jogar futebol e ver peça de teatro, mas… uhauahuahauhauhauahuha

Vou colocar isso no meu CV.

Z

Tá. E não é esforço pra chegar em algum lugar fazer uma faculdade? :roll:

Acho que se encaixa mais no lugar comum quem se satisfaz só com uma ferramenta. (Este comentário não é direcionado a ninguem).

Z

Pode ser fácil ser programador só lendo tutorial na web. Mas se pegar o número de especialistas em compiladores, computação gráfica, inteligência artificial, engenharia de software e etc., você vai achar poucos auto-ditadas.

Um profissional sem faculdade, quando precisar disso, acaba esbarrando em limitações por falta de base teórica.

Ironlynx

Deveria ser.Mas não é. :?
Nenhuma das q eu citei acima, é tão difícil de entrar quanto um IME/ITA, Unicamp,q passam dos 100 por vaga,e tem provas ditas cabeludas.
Das que eu falei,sairam a maioria dos nobéis e grandes descobertas atuais(tah esqueci algumas como Oxford,Stanford…),mas só o humilde Cavendish Lab de Cambridge jah fala pelos outros…

Lanço uma pergunta para vc:Se é tão difícil entrar no vest nas grandes do país,pq os q entram, não se tornam expoentes nas suas áreas(salvo raríssimas exceções)???Deveríamos ter uns 100nobéis!!!
Nossos maiores expoentes são naturalizados brasileiros…
A facul deveria te preparar para pensar,discutir problemas e encontrar soluções(como as outras-estrangeiras o fazem),não dar provas medíocres, q o aluno se mata para passar(federais),mas não aprende nada, pois ninguem lhe mostra um caminho útil para aquilo.Este é o ponto. :wink:

danieldestro

Ironlynx, te passou pela cabeça que o PIB americano é 25% do PIB mundial? E que lá eles TEM grana pra investir, se quiserem, até em pesquisa de cheiro para calcinhas.

Z

Nenhuma das q eu citei acima, é tão difícil de entrar quanto um IME/ITA, Unicamp,q passam dos 100 por vaga,e tem provas ditas cabeludas.
Das que eu falei,sairam a maioria dos nobéis e grandes descobertas atuais(tah esqueci algumas como Oxford,Stanford…),mas só o humilde Cavendish Lab de Cambridge jah fala pelos outros…

Só por não está entre as melhores do mundo, isso não quer dizer que não tem faculdade boa aqui no Brasil.

Ah… E quantos nóbeis, da área cientifica, você conhece que não se formaram?

Lanço uma pergunta para vc:Se é tão difícil entrar no vest nas grandes do país,pq os q entram, não se tornam expoentes nas suas áreas(salvo raríssimas exceções)???Deveríamos ter uns 100nobéis!!!
Nossos maiores expoentes são naturalizados brasileiros…

Pq o ensino de fora é melhor. Pq lá tem mais dinheiro pra gastar com estrutura e pesquisa. Mas só pelo fato de não ser ícone na área, não o transforma em um sabe-nada.

Parece até que no Brasil não existe bons médicos, bons engenheiros, bons jornalistas, bons físicos… se as vezes as coisas aqui são mais atrasadas do que nos outros países, é pq falta dinheiro.

jc_oz

Nossa, já foi dita tanta coisa nesse tópico que nem sei por onde começar, mas, uma pergunta que me veio à cabeça e que não encontrei resposta, tá, não tive muita paciência pra ler o tópico inteiro, se isso já foi falado me desculpem…

Muito foi dito que quem faz a faculdade ser boa é o aluno, que ele tem que correr atrás, estudar, se matar, e finalmente aprender. Seguindo essa linha de raciocínio, pq a faculdade ?? Se a faculdade é um lixo, se a maioria dos professores não estão nem aí pro que o cara vai aprender e, no final das contas, o cara vai depender unicamente e exclusivamente dele para, com muita sorte, conseguir uma colocação de respeito no mercado.

Se for seguir uma outra linha de raciocínio, a que os graduados estão insistindo tanto aqui, de que, se o cara fizer a faculdade ele vai ter um futuro brilhante. Gente, francamente, alguem aí conhece alguma empresa onde existem mais chefes do que subordinados e ainda não quebrou ?? Sim, pq se for partir da premissa “Quem tem faculdade vai se dar bem profissionalmente” poderemos então começar a acreditar naqueles comerciais de remédios para emagrecimento em uma semana.

Acho que é demasiada a afirmação de que alguem só vai se dar bem na vida fazendo faculdade, isso não é verdade, pelo menos não na minha vida, nem na minha carreira. Querer usar isso como argumento, pra mim, é absoluta falta deles.

Foi dito aqui tb que os EUA desenvolvem, criam muito mais do que no Brasil pq eles tem mais pessoas graduadas, será ?? Ou será que é pq eles tem muito mais dinheiro pra investir ?? E uma política que valoriza o conhecimento e a criatividade interna ?? O brasileiro é um povo muito criativo, muito inteligente, de uns tempos pra cá vem ganhando prêmio e mais prêmios internacionais no ramo de Marketing e Propaganda, pq será ?? Coincidentemente, essa é uma das áreas que mais se investe no país.

Infelizmente, os bacharéis sempre vão pensar assim, se vc não tem faculdade, vc não presta, e é exatamente por esse o motivo que uma pessoa com um diploma na mão tem mais chance do que um que não o possui.

O Brasil tem que parar com a mania de querer sempre atacar o sintoma do problema deixando a causa de lado. Não é uma legião de diplomados que vai fazer um país crescer e sim uma legião de pessoas inteligentes, interessadas e que buscam as melhores e mais criativas soluções para os problemas, e isso, nenhuma faculdade pode dar, ela somente indica o caminho das pedras e isso, bem, um amigo mais experiente que você tb pode fazer.

[]'s
Julio

Ironlynx

Cambridge fica na Inglaterra… :roll:

Nenhum aqui… :?

Lah fora tem mais dinheiro?Tem.
O ensino é melhor?É.
Aqui falta dinheiro?Falta.
Isso justifica o nível das faculdades brasileiras?Não deveria.
Justifica o rendimento dos alunos?Não para quem passa nas “tops”.
Justifica o ensino ruim?Não deveria.

Continuo dizendo, as idéias, não possuem preço, e isso, não falta em nenhum lugar.(Aqui parece q sim…)
O Daniel jah tinha tocado no assunto,qualidade!=quantidade, aqui ninguém sai da faculdade apto para nada,lah fora alguem senta a bunda teoriza sobre um assunto e ganha algum…
A cultura aqui é a do cagaço, se vc não sabe o assunto tal,tá fud… se não conhece bem XYZ,tá f…
No fundo,bem no fundo mesmo, ninguem aqui quer fazer nada, pois a maioria quer fazer um concurso público e ficar nas barbas do erário.
Vejo pessoas de 25 anos já contando os dias para a aposentadoria, ou seja, jamais existiram, contrariando o maior princípio humano,que é a evolução.
Falta ousadia e determinação ao brasileiro.Isso é que os outros povos tem de sobra.E dinheiro nenhum no mundo compra isso. :wink:

saoj

Me desculpe smota! Eu reconheço que as vezes eu sou realmente bastante categórico e simplista com as coisas. É que esse é o meu estilo de programação e as vezes eu tento aplicá-lo na vida.

É que eu vejo muita gente supervalorizando faculdade, e isso é um erro que eu já cometi no passado, mas tive sorte de perceber a tempo e mudar o rumo.

Faculdade é muito importante, mas o mais importante não é o que vc sabe e da onde vc veio, mas o que vc FAZ ou já fez. Vc pode ser formado no MIT e ter todas as certificações de Java, que eu vou olhar pra vc como um zé ninguém. Quero saber o que vc já fez e o que vc faz? Se ficou estudando a sua vida inteira e só fez os trabalhinhos da faculdade um abraço !!!

Eu tenho umas idéias distorcidas sobre open-source. Ainda não sei se estou certo ou errado, mas acho que o retorno de um projeto open-source é muito pouco, a não ser que vc faça um Hibernate ou um Apache da vida. Mas se vc está empolgado com alguma coisa é legal participar de um projeto open-source para aprender e conhecer pessoas. Não há nada demais nisso.

Concluindo então: Faculdade é muito importante, mas não supervalorize ela !!! Em informática, a melhor maneira de aprender é FAZER e não estudar. Quer aprender STRUTS, leia rapidamente um livro sobre o assunto e o mais importante, faça alguma coisa com STRUTS.

O problema que eu detecto hoje em dia é que as pessoas estão muito ocupadas com faculdade, trabalho, família, namorada, estágio, etc e tal e quase não sobra tempo para o NERD TIME.

NERD TIME = FICAR UMAS 3 HORAS PROGRAMANDO, PROGRAMANDO, PROGRAMANDO.

Ironlynx

Esse é meu ambicioso projeto de…FÈRIAS! :smiley:
Só q como não possuo sua experiência,é provável q eu fique o dobro do tempo…(ou mais…)

Z

É, em informática pode até ser, mas em computação não.

Como você vai estudar em casa, por exemplo, desempenho em um sistema distribuído? Vai montar um cluster com o vizinho ligando os pcs via Ethernet? Como vai estudar redes de altissima velocidade? Como vai estudar análise de imagens? Como vai aprender algoritimos de indexação de bases de dados?

Se como você diz, o que a pessoa fez é mais importante do que ela só estudou, participar de um projeto de cluster pra análise de imagens é uma boa bagagem. Muito maior do que a maioria dos projetos criados em Struts.

Dá pra citar muitas coisas que SÓ se aprende na universidade. Claro que se o aluno ficar preso apenas a ir as aulas e fazer as provas, e não buscar nenhuma extensão, o curso não vai servir muito.

Claro que se você não acha aprender isso importante, fique longe de uma universidade. O fato é que cursos como ciência ou engenharia da computação, por melhores que sejam, não agregam nada de mercado ao curriculo da pessoa. E faculdades de Sistemas de Informação, Processamento de dados… normalmente são McDonalds.

LuizAvila

Bom pessoal, devem até ter falado isso já neste post, mas como tá grande e eu peguei o carro andando, só tenho uma opinião.

Um curso superior, serve pra apenas um único propósito embasamento teórico fundamentado. É lá que são construidas as bases do conhecimento da carreira escolhida.

É simples.

saoj

Tirando o algoritimo de indexação de banco de dados, que eu até já brinquei um pouco tentando fazer uma B-Tree em Java, e que por sinal se mostrou uma tarefa hercúlea e bastante complexa, vc tem toda a razão:

O meu ponto de vista se limita a informática ou melhor SOFTWARE, PROGRAMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, ETC.

Hardware, Eletrônica e essas coisas que precisam de um LAB, vc precisa 100% de uma faculdade.

Z

Como produzir um Photoshop ou Flash sem ter estudado Álgebra Linear e Computação Gráfica? É assim que eu penso…

Rubem_Azenha

Como produzir um Photoshop ou Flash sem ter estudado Álgebra Linear e Computação Gráfica? É assim que eu penso…

discordo…
tenho um colega meu que faz projetos 3D que fazem qq universitário formado pagar um pau, e ele nunca fez nenhum curso extra…

foi pegando livros como “Graphics Gems”, extremamente teoricos e começando a por em pratica no velho pascal que ele hoje esta começando a fazer um demo de um jogo 3d como projeto de conclusão de curso

e tenho plena fé de que ele ira terminar, ele até fez uns cenários 3d de montanhas em q vc passei com a camera por ele, com gravidade e pulos, muito bom mesmo

acho que nem professor meu com mestrado que da aula na pucc faz uma coisa daquelas

é só ter vontade, que quase tudo é possível… seus limites são os seus poderes de abstração…

saoj

ZehOliveira:

Verdade !!! Não tem como. Eu por exemplo se tivesse que desenvolver um software altamente complexo como um Photoshop ou um Game 3D, eu com certeza iria querer um bom matemático do meu lado, pois o mais complexo nesses aplicativos não é a programação mas sim a matemática.

A não ser que a matemática esteja abstraída dentro de um Game Engine por exemplo, não sei.

Matemática é fundamental, já dizia o filósofo.

Eu estudei Algebra Linear na faculdade, mas já faz tanto tempo que eu me esqueci como calcula o Eigenvalues de uma matrix complexa. :smiley:

Eu gostei de ter estudado isso, é bem interessante, mas na época eu (e toda a turma) tinha conciência que a utilidade disso é pequena, a não ser que vc vá fazer um photoshop !!! :smiley:

(Parei de responder !!! Vc tem bons pontos ZehOliveira !!! Faculdade é importante e minha filha irá fazer com certeza !!! Só vou abrir o olho dela para não achar que isso é tudo !!!)

Boa noite !!! Fui dormir…

F

Bom, resumindo minha opinião:

Faculdade é necessário para o crescimento profissional de qualquer um. Porém não é um pré-requisito para entrar no mercado de trabalho de informática e ser um bom profissional.

É necessário fazer faculdade, mas quando fazer é uma decisão que cada um de nós deve tomar dependendo de sua estratégia profissional.

L

Bom, vendo que a grande massa não ache necessário a graduação, projeto como a criação de um conselho que regularize a profissão e que defenda os nossos direitos e deveres podem ser supensos.

Não acho que estamos demerecendo aqueles que não possuam ou que não queiram fazer uma graduação, apenas estamos dizendo que futuramente, que tiver uma qualificação com certeza estará melhor encaminhado no mercado de trabalho seja ele de nivel nacional qto internacional.

plentz

Demorei mas cá to eu. Li todo o post e tenho algumas considerações:

danieldestro:
Tenho amigos, com 26 anos, que moram com os pais e dependem deles para viver, comer, sair, mesada e etc. Os que realmente se dedicaram e
levaram a sério, já tem uma vida própria e estável com 22, 24 anos. E
crescendo, sempre!

Isso não é parametro. Eu tenho 19 anos (fiz em outubro), tenho condições de me sustentar sozinho, fazer minhas festas, comer e possivelmente fazer tudo que um “universitário” desses amigos seus dedicados faria.

richard:
Cara…pq vc vaic otra a maré?! pq vai contra todo o incentivo que existe para que a educação seja o foco…pq na nossa area o cara tem que ter 8º serie e ser analista de projetos?! não podemos regredir…precisamos progredir, seguir em frente…e isso
só é possivel se tivermos uma boa educação, uma educação superior…

richard:
podemos fazer assim…encerrar o assunto por aqui…os que nao tem
facul, não façam…o que tem e apoiam os esutods, continuem…daqui
uns 10 anos nos reunimos de novo…o que acham?! dai veremos quem
estava certo…hj, tem nego com 8º serie que escreveu a biblia do
Kernel do Linux…o cara ta se esbaldando de ganhar dinheiro…e se
amanha aparecer outro SO? acabou…

e tu acha realmente que alguém tendo 8a série e que consegue escrever a biblia do kernel do linux que vende suficiente para ele se “esbaldar” vai realmente ficar parado e ver o tempo passar?Claro que o cara vai se aprofundar mais ainda e buscar mais conhecimento. E sobre a 8a série… não é pq alguem tem menos escolaridade que significa que ele tenha menos conhecimento. Educação não é adquirida unicamente dentro de instituições.E no caso da informática, a maioria é conseguida fora dela(claro, pra quem se dedica).

Devia vir antes de “ganhar dinheiro e ter empresa”

Hm, e devia porque?Conhecimento não pode ser adquirido lendo bons livros e se dedicando como auto-didata?(pra quem não sabe o lucas é meu sócio, sendo que ele vai se formar agora com 23 anos)

richard:
bem…vamos esquecer tudo…vamos esquecer que um dia a droga da
faculdade valeu para alguma coisa e que hj temos que deixar o zonão
que é nossa profissão e tocarmos em frente…o que tem um cara que
nem tem 2º grau mandar em mim! tem tudo!!!..não vou nunca
apoiar isso…eu tenho curso superior e to partindo para uma pos…se
vcs não querem fazer ou acham que não é importante…

Ah quer dizer entao que se alguem que tem duas vezes mais conhecimento que você e não tendo um papel que diz isso não pode mandar em ti?Ok, então teu ponto de vista é que a faculdade é para poder mostrar para os outros que tu sabe alguma coisa(ou deveria ao menos)?

faculdade nao é o unico sinonimo de estudo

danielq:
Diploma não garante qualidade no Brasil. Isso pode ser regra nos EUA,
na Europa ou em qualquer lugar normal do mundo, mas não no Brasil
(nota: e isso não é problema do governo Lula. Sempre foi assim!). E,
na nossa área, você não precisa ser PhD em Engenharia de Software ou
oser um colecionador de titulos/certificados para conseguir produzir
softwares decentes.

disse tudo.

pcalcado:
Programador é uma palavra muito mal utilizada. As pessoas acham que
ser programador é ser ralé. Isso é simplesmente ridículo.

Qual a ‘evolução’? Gerente? Será que temos que deixar de ser técnicos
para subir na vida? Se for assim, é melhor fazer administração! Pelo
menos já começo na ‘carreira certa’, não mudar no meio do caminho.

Ótima tua colocação.

e sim, to na turma dos que não acham que a faculdade seja necessária. Que ajuda, ajuda, mas mais pelo fato do “sou formado” do que pelo conhecimento. O que vocês parecem não querer entender é que não é necessário uma faculdade para se aprender o que se ensina em uma. Conhecimento não depende de instituição!

L

Sim, mas como citado anteriormente, conhecimentos das áreas de I.A. tem seus maiores avanços dentro de instituições acadêmicas, sendo que empresas como a SAP fazem questão de ajudar financeiramente projetos de pesquisas que venham contemplar soluções para o seu ERP.

Grande parte dos nossos problemas perante o desenvolvimento do dia-a-dia poderiam ser facilmente supridos fazendo uso de técnicas de I.A. e outras áreas da computação.

Ficar somente no estudo tecnológico tem seus benefícios mas são extremamente temporários.

O que quero passar para todos é de que, temos que contribuir a comunidade(Computação) que participamos, buscando inovar e qualificar de todas as formas o mercado de trabalho e o ensino acadêmico, da mesma forma que acontece lá fora.

fzampa

Galera, me desculpem por não ter lido todos os tópicos mas queria deixar aqui minha opinião.

Acho que faculdade sim é importante. Depende não é da porra do espaço físico nem da merda dos professores que pegam no seu pé. Depende apenas e exclusivamente do voce, que se coloca sentado 4 horas por dia, 5 dias por semana, 10 meses por ano por 4 anos seguidos (é muuuuita coisa) estudando, absorvendo conteúdo e aprendendo coisas de cientista mesmo.

Vc’s acham que um SO sai atoa de uma garagem? Conceitos de SO envolvem DeadLocks, trocas de mensagens, tabelas de alocação e mais um monte de coisa que eu não me lembro de cabeça agora.
Caras, a teoria da computação é linda!!! 8) É comovente pensar nos analisadores léxicos, sintáticos, em autômatos, em listas encadeadas… é gostoso saber a teoria… gratificante…

Programar passa a ser um ato de exteriorização da teoria… e outra… Seja em Java ou não. Vc tem que saber programar.

De que basta ser certificado, saber todos os comandos e Objetos da linguagem se um dia vc é chamado para ajudar no desenvolvimento desta e nunca viu o livro do Dragão… não sabe nem por onde passa first e folow. Fica doido em ouvir falar em shift e reduce.

Cara, vc ficou doido??? Vc acha que pode competir com alguém que faz faculdade sem a ter??? Apenas se o nego que foi estudado perdeu seus quatro anos.

Bem, vamos explicar: eu não acho que deve haver um degrau entre as pessoas que tem um canudo e quem não o tem. Acho apenas que existem funções para os formados e para os técnicos (“sei programar em java, em Delphi, em VB, em .net, em pascal”)

Depois de estudar compiladores minha idéia sobre programação mudou totalmente. Agora programo pensando na Gramática… é mto bom… ou seja: é mto melhor.

Vc acha que o cara que criou um compactador aprendeu batendo pau em pedra??? O cara era estudado, lógico, e isso é só um exemplo bobo.

Faz um software de tempo real para controlar motores de avião… vc consegue abstrair tudo que envolve o problema??? Vc vai saber resolver um pepino que deu lá no SO do avião??? A culpa não é sua, né… o seu pograminha tá rodando, foda-se o SO do avião… pois é… arrãm.

Me desculpem a extensão e o desabafo. Acontece que estou formando em Ciência da Computação, estava agora (antes de ler este tópico) escrevendo minha monografia de conclusão e tenho minhas opiniões quanto a ter ou não ter faculdade. Não quis ofender a ninguém.

Obrigado.

Ps.: Grandes nomes da História que fizeram pontos importantes em qualquer aprendizado não sabiam apenas o que usavam. “Se quer enchergar uma montanha deve se ver o vale todo…”

pcalcado

Ok, eu só aprendo computação na faculdade.

Você está brincando, né?

Deixa eu te contar uma coisa: 90% das pessoas estudam na faculdade para passar na prova.

Daniel, não é a minha facudlade que é um lixo apenas, 99%d as facudlades particulares no Rio, tirando a PUC-RIO, e algumas facudlades públicas são assim. Não sei como é em Sampa, mas duvido que seja muito diferente.

Sistemas operacionais? Bem, digamos que eu li alguns livros sobre o assunto. A maioria esmagadora dos bacharéis não leu nenhum. Minha aula de SO? Acho que vocês já viram no meu blog.

Por favor, eu concordo que faculdade é importante porque o mercado exige, mas não consigo conceber que um técnico acredite piamente que tem coisas que só se aprende na faculdade, blablabla…

Eu não sou exceção não. Um amigo meu se formou numa McDonald’s há alguns anos. É a pessoa que mais entende de GCC que eu conheço, está escrevendo o parses SQL 92 do banco de dados da minha empresa.

O quê você acha que ele aprendeu na faculdade?
Nada.

Faculdade foi importante para ele?
Claro! Ele trabalhou na BRQ, e muitos anos na IBM, fez home banking de uns 5 grandes bancos, trabalhou na migração de um sistema UNIX para Linux num outro. Antes de vir pra cá estava desenvolvendo gateways SMS numa grande operadora. Ele não chegaria onde chegou sem diploma.

Eu vi isso quando, no início do ano, procurava emprego. Eu chegava nas entrevistas e as pessoas se espantavam porque eu não era formado. Perdi boas oportundiades, mas consegui uma excelente e vira ae mexe meu celular toca.

Pensar que só a faculdade pode te ensinar algumas coisas é coisa de quem nunca frequentou uma biblioteca, ou não tem talento para auto-didatismo.

Eu, pessoalmente, aprendo mais da seguinte forma:

1 - Leio um livro
2 - Faço pergutnas
3 - Experimento

E não estou falando de Struts. Por favor, um frameworkzinho desses semanais é piada, dá rpa aprender reazoavelmente em duas semanas de estudo.

Estou falando de SO, redes, programação distribuída, OO…

Sobre regulamentação, eu não tenho uma opinião 100% sobre isso, mas eu acredito que a visão está romântica demais, como o ironlynx falou. Enquanto houver financiamento de diploma, regulamentação não garante nada.

Ah, rafael, se esta discussão não render nada, pelo menos o teste de fogo do JForum :slight_smile:

[]s

pcalcado

Ah, e ao cotnrário do que podem pensar, meu conselho é

[size=18]Faça faculdade![/size]

Profissionlmente você precisa. Tecnicamente, pode ser que sim ou não, depende de vários fatores.

[size=18]Não acredite que diploma indica conhecimento![/size]

Isso é besteira.

[]s

RodrigoSol

Luca:

Finalmente lembro aos companheiros que matemática foi a área de conhecimento que deixou rico o Larry Edison da Oracle, os caras do Yahoo, os caras do google, gente que mexe com computação gráfica, logística, data mining, business inteligence e outros mais. Portanto além de estudar os conceitos teóricos da escola não se esqueçam da matemética.

[]s
Luca

Quem aí tem falcilidade de aprender matematica em um tutorial achado no google?

neofito

Falou bonito:wink:

neofito

RodrigoSol:
Luca:

[]s
Luca

Quem aí tem falcilidade de aprender matematica em um tutorial achado no google?

EU tenho!!! :lol:

danieldestro

Tem muita gente falando muita coisa e “achando” que achou algo.

Eu defendo piamente que o indivíduo deve fazer a faculdade. Tanto para seu desenvolvimento pessoal, técnico, como profissional.

A faculdade por sí só não define nada na vida de ninguém. O esforço individual vale muito. Aliado à faculdade, vale mais ainda.

Aqui no GUJ, pelo menos neste post, estamos lidando com pessoas de alto nível técnico, pessoas capacitadas e pró-ativas. Que se dão bem por sí só. Mas a grande maioria por aí é normal, precisa de um empurrãozinho, ou de uma formação de base, que a faculdade pode oferecer.

Eu mesmo, saí do interior para aprender computação na faculdade. Antes eu só brincava de Windows e Corel Draw. Já havia feito algo em Clipper, mas desconsidero.

Agora, imagine dois caras muito bem capacitados. Um fez uma boa faculdade e o outro não fez faculdade nenhuma. Quem o “mercado” escolheria?

Agora você vem dizer: “Ah, isso é coisa do mercado”. Ok, mas o mercado é quem paga o seu sustento.

Conheço gente que fez faculdade de direito e hoje trabalha como secretária, inclusive recolhendo o lixo. Eu não considero que esta pessoa “fez” uma faculdade. O fazer não é apenas frequentar, mas realmente fazer, participar e se dedicar. Você sempre tira algum proveito.

Você pode depois obter um título de pós-graduado, fazer extensões e etc.

A falta da faculdade pode acabar limitanto, em algum momento, um indivíduo, na sua carreira.

E vendo como o pessoal prega aqui, duvido que um dia nossa área seja regulamentada, infelizmente. E cada dia receberemos menos e seremos cada vez mais “prostituídos”.

L

danieldestro:
Eu mesmo, saí do interior para aprender computação na faculdade. Antes eu só brincava de Windows e Corel Draw…

:arrow: Sou mais um. Informática para mim também era isso.

:arrow: Sou da mesma opinião. Se hoje sofremos para vender algumas soluções (principlamente para WEB) é por causa da prostituição que se encontra no mercado.

Como o Destro colocou, se tiveres o mesmo empenho de aprender e ainda estiveres cursando uma graduação, com certeza suas chances serão ainda maiores.

L

Só mais uma colocação, estou com o Destro também.

fzampa

Pessoal, tem uma coisa que ninguém ainda se lembrou e que a faculdade tráz que é bom carregar pra vida toda:

FESTA!!!

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Quem poderia dizer que há uma lembrança melhor do que essas? É claro que as noites em claro estudando vão deixar lembranças, mas nada melhor que passar a noite acordado assim… curtindo e esquecendo a nota perdida em Teoria da Computação…

É, pode-se ir em uma festa sem ser estudante… paga e entra… conversa, enturma… mas não é a mesma coisa… não tem a mesma graça…

Sei lá… entre as vantagens de se fazer uma faculdade cito aqui duas:

As festas e o “clima de faculdade”, que é muito bom… Te faz crescer muito como pessoa tambem.

Sei lá… É uma experiência impagável… Olhando agora muito mais o lado filosófico da coisa que o comercial…

danieldestro

Boa, fzampa.

Vejo que as pessoas andam cortando fases da vida, por causa muitas razões, e acabam deixando de curtir as coisas legais da vida.

n10

Alguém ai já leu o livro Pai Rico Pai Pobre ?
Eu penso da mesma maneira que o autor do livro. Se você quer ganhar dinheiro atente para o que ele diz.

fzampa

Pode parecer bobagem, mas um por do sol que vc para um pouco pra ver faz uma diferença danada…

Sei lá, dá uma energia…

De vez em quando eu penso que é pra isso que a gente vive, trabalha, rala… Pra que isso tudo se não há diversão??? De vez em quando tem que dar uma parada mesmo… olha o ceu… curtir pessoas… ficar a toa…

Sei lá… até isso eu aprendi na faculdade… Hj eu dou muito mais valor em ficar um tempinho a toa, no vento… viajando…

Aprendi a dar valor no tempo.

É isso.

(Desculpa o off-topic total, ficou parecendo os spam que chegam no email)

A
Quer dizer que vc consegue aprender sozinho a resolver derivadas, integrais, problemas de algebra linear, geometria analitica, cálculo numérico, pesquisa operacional?
Eu sou da seguinte opinião - pra fazer sisteminhas do tipo CRUD por ai, o google te da toda a base pra fazer isso. Mas pra desenvolver, só como exemplo, um sistemas de supply chain, pode ter 100% de certeza que o google em nada vai te ajudar, e ai onde entra a faculdade. Todo embasamento teórico e matemático pra desenvolver um sistema desse porte é a faculdade que te dá, e não o google. 
O problema hoje em dia, é que todo mundo que entra na faculdade acha que é só sentar a bunda na cadeira e que vai aprender ou por osmose, ou que o professor vai socar o conhecimento na cabeça do peão.
Faculdade serve pra te dar o caminho das pedras e pra hora que surgir duvidas, vc ir lá tirar suas dúvidas com o professor.
Faculdade que não presta existe? Sim e aos montes, mas porque? Porque os alunos tambem não prestam. O aluno é quem faz a faculdade e não ao contrário. Todo mundo diz, ahhhhhhh faculdade paga é cara e não presta!!! Mas vai ver se o povo ta interessado em aprender alguma coisa, só quer saber de ficar em bar bebendo, em festa. Entrem numa sala de aula em uma sexta-feira a noite pra ver a quantidade de alunos que tem? Isso quando tem, são poooooucos. Ai vem o mané dizer que a faculdade não presta, reclama do professor. Se hoje tem profissionais mediocres no mercado, é porque foi a própria pessoa que quis se tornar isso, e não a faculdade que o tornou assim.
 E mais uma coisa, só a experiência de vida que vc ganha cursando uma universidade ja vale o tempo que vc permanece nela, vc entra com uma visão sobre as coisas e sai com outras completamente diferentes.

Quanto a quem não tem intenção de fazer faculdade, não critico, mas tambem não apóio, só acho que contribuem cada vez mais para os numeros que dizem que no Brasil boa parte da população não tem estudo(visto que hoje em dia, dizer que tem o segundo grau, é quase dizer que é um semi-analfabeto)

Obs: to 5º ano de engenharia

danieldestro wrote:
Eu mesmo, saí do interior para aprender computação na faculdade. Antes eu só brincava de Windows e Corel Draw…

Mais um para o grupo

A
Quer dizer que vc consegue aprender sozinho a resolver derivadas, integrais, problemas de algebra linear, geometria analitica, cálculo numérico, pesquisa operacional?
Eu sou da seguinte opinião - pra fazer sisteminhas do tipo CRUD por ai, o google te da toda a base pra fazer isso. Mas pra desenvolver, só como exemplo, um sistemas de supply chain, pode ter 100% de certeza que o google em nada vai te ajudar, e ai onde entra a faculdade. Todo embasamento teórico e matemático pra desenvolver um sistema desse porte é a faculdade que te dá, e não o google. 
O problema hoje em dia, é que todo mundo que entra na faculdade acha que é só sentar a bunda na cadeira e que vai aprender ou por osmose, ou que o professor vai socar o conhecimento na cabeça do peão.
Faculdade serve pra te dar o caminho das pedras e pra hora que surgir duvidas, vc ir lá tirar suas dúvidas com o professor.
Faculdade que não presta existe? Sim e aos montes, mas porque? Porque os alunos tambem não prestam. O aluno é quem faz a faculdade e não ao contrário. Todo mundo diz, ahhhhhhh faculdade paga é cara e não presta!!! Mas vai ver se o povo ta interessado em aprender alguma coisa, só quer saber de ficar em bar bebendo, em festa. Entrem numa sala de aula em uma sexta-feira a noite pra ver a quantidade de alunos que tem? Isso quando tem, são poooooucos. Ai vem o mané dizer que a faculdade não presta, reclama do professor. Se hoje tem profissionais mediocres no mercado, é porque foi a própria pessoa que quis se tornar isso, e não a faculdade que o tornou assim.
 E mais uma coisa, só a experiência de vida que vc ganha cursando uma universidade ja vale o tempo que vc permanece nela, vc entra com uma visão sobre as coisas e sai com outras completamente diferentes.

Quanto a quem não tem intenção de fazer faculdade, não critico, mas tambem não apóio, só acho que contribuem cada vez mais para os numeros que dizem que no Brasil boa parte da população não tem estudo(visto que hoje em dia, dizer que tem o segundo grau, é quase dizer que é um semi-analfabeto)

Obs: estou no 5º ano de engenharia

danieldestro wrote:

Mais um para o grupo

luiz_ross
O post do Anonimous acima tem dono e sou eu hehehe :D
richardpeder

Sabia que este post ficaria deste tamanho! :slight_smile:

Mais uma colocação minha…ao ler este topico todo, vi que o pessoal só fala em desenvolvimento, desenvolvimento e só…ai que está…quando somos “auto didatas” aprendemos somente o que conseguimos…como o Daniel destro disse, aqui esta cheio de pessoas com muita facilidade para tal e grande conhecimento tecnico…então eu pergunto…Alguem aqui, que não fez ou nao faz faculdade, já ouviu ou sabe algo sobre Calculo Diferencial e Integral, Algebra, Algebra Linear, Matematica financeira, Calculo Numerico, Pesquisa Operacional, Linguagens Formais e Compiladores, Arquitetura de Computadores, Sistemas Digitais, Matemática Discreta entre tantas outras…?!

Acredito que a maioria dirá não…ai vcs dirao…“O que farei com tudo isso, se pra programar preciso soh saber a linguagem?!”…pois bem, dai eu digo…todas essas materias que eu citei acima são as que formam o verdadeiro profissional da área de informática…aprender por aprender, por ai é facil…e depois sair falando que é isso ou aquilo…estudem, se forme, e garanto, a estrutura para se formar um profissional é complicada…acho ridiculo o cara entrar aqui e ficar falando que pratica é tudo, etc, etc…quando forem falar isso, procurem saber sobre as materias que citei acima, alem das muitas outras que quase nos matam na faculdade!

e… tem sim utilidade essas materias, de uma forma ou outra, indiretamente ou diretamente!!!

ate mais…

saoj

danieldestro:
Aqui no GUJ, pelo menos neste post, estamos lidando com pessoas de alto nível técnico, pessoas capacitadas e pró-ativas. Que se dão bem por sí só. Mas a grande maioria por aí é normal, precisa de um empurrãozinho, ou de uma formação de base, que a faculdade pode oferecer.

Vc tem toda razão, Destro. Faculdade é importante para um monte de coisa, mas ela não te garante que vc será um bom profissional e um bom programador.

Façam faculdade, mas não se esqueçam de aprender as coisas por si só e da melhor maneira possível que é: “Metendo a mão na massa e gastando horas em frente ao computador programando…”

Porque quando vc passar do mundo acadêmico para o mundo capitalista, o que vai contar é o que vc pode fazer, o quão rápido vc consegue fazer e com que eficiência vc pode fazer. Se vc é formado em MIT ou UNILIXO, isso é totalmente secundário.

R

ai jah discordo do richar…

Calculo Diferencial e Integral, Algebra, Algebra Linear, Matematica financeira: nao seis e serao mto uteis na area nao…ainda tenho duvidas…Mat. Finan talvez p/ quem trabalha com PJ e nao ker levar rasteira do contador…

Calculo Numerico, Pesquisa Operacional: isso concordo…mta gente odeia de morte na facul, mas tem utilidade sim…e bastante…

Linguagens Formais e Compiladores, Arquitetura de Computadores, Sistemas Digitais, Matemática Discreta: essas outras dependem mto do q vc vai trabalhar…vc pode usar em algumas aplicacoes especificas…
tah bom, tah bom…entender como seu compilador funciona ajuda bastante a melhorar performance, mas nao precisa saber a ponto de poder fazer o seu proprio compilador… :wink:

falow

richardpeder

Barioni,

Até que enfim estamos falando a mesma lingua…quase!!! :slight_smile: :wink:

ate mais…

Luca

Olá

Tudo depende em que área se pretende atuar. Cálculo Diferencial e Integral, Algebra Linear, análise real, análise numérica são fundamentais para quem precisa fazer aproximações ou resolver problemas por simulação. Uma área de informática que também precisa de bastante matemática são as estimativas de capacity planning.

Para ganhar apenas o pão de cada dia não se precisa de muito conhecimento. Para colocar a cabeça para fora da multidão e ganhar destaque se precisa conhecer o que os outros não conhecem.

[]s
Luca

marcelomartins

Agora tu me deixou mais desanimado com faculdade ainda.

Acabei de perguntar para quatro amigos formados, com canudo, que tiveram formatura, que fizeram colação de grau, que hoje podem dizer que tem terceiro grau completo, que não podem mais ser presos em celas comuns, que fazem parte de um pequeno grupo de brasileiros que conseguiram terminar o ensino superior

Nenhum deles tem nem ideia do que seja tudo isso que tu colocou ai em cima. E um disse: Eu tive matemática discreta mas não lembro exatamente o que era.

:frowning: desculpe, mas… que merda!

Mas eu continuo dizendo: Façam faculdade, se tem dinheiro pra pagar, faz. Só não vamos comparar como iguais pessoas que são diferentes.

Para ter uma regulamentação, primeiro as faculdades não podem deixar uma pessoa que não sabe terminar a faculdade. Depois se pensa no resto.

pcalcado

Calculo Diferencial e Integral, Algebra, Algebra Linear, Matematica financeira

Não, porque nunca precisei usar. Sim, eu tive algumas aulas de cálculo, mas aquilo foi ridículo. O dia que precisar, os livros e meus amigos engenheiros estão aí.

Pesquisa Operacional

Programação linear…bem legal… sim.

Linguagens Formais e Compiladores

Não é uma das minhas áreas de interesse atuais mas, sim, já li bastante.

Arquitetura de Computadores

Fala sério, qualquer lugar tem bibliografia sobre isso! Sim.

Sistemas Digitais

Sim, mas fiz curso técnico em eletrônica.

Matemática Discreta entre tantas outras

Acredite, quando rpecisar eu vou pesqusiar os livros-texto clássicos e vou estudar.

Richard, se você acha que precisa ter faculdade para saber isso, sinto muito, mas você está completamente errado. Está na hora de você rever seus conceitos.

neofito

luiz_ross:

O post do Anonimous acima tem dono e sou eu hehehe :D </blockquote>

Ô luiz… eheh, eu sei que isso não é mto legal, mas só quis colocar mais um pouco de lenha na fogueira. Eu sei que não dá pra aprender totalmente sozinho, mas ser (ou se tornar) autodidata é imprescindível a todo profissional de informática que deseje algo da carreira. Eu nem comecei a fazer facul ainda, e isso, como disse em outro tópico, não é por falta de vontade ou de esforço. Simplesmente não tenho grana agora pra investir numa facul. Eu sou totalmente a favor da faculdade. Sou contra entrar numa faculdade de informática se vc não tem, no mínimo, conhecimentos em uma linguagem de programação. Fazer faculdade é mto bom e quem disser o contrário deve repensar seus conceitos. Mas não devemos desprezar um profissional por ele não ter uma facul. Vc’s que disseram sobre o “curandeiro”, “pedreiro” e etc., esqueceram que os autodidatas têm sim muita base técnica, e talves seja essa a maneira que eles têm de um dia poder fazer uma faculdade, como é comigo.

:wink:

guariba

Conhecimento.

Acho que isto é que está em jogo. Acho que estamos discutindo muito COMO adquiri-lo. Tenho certeza que concordaremos todos que o importante é te-lo.

Desculpe o nível mas…

Tem gente que só goza vendo filme pornô, outros preferem ser masturbar sozinho, outros se masturbam vendo filme. Mas o objetivo é ter prazer.

Então não vamos discutir os meios, mas o fim. Sempre digo para os meninos aqui no trabalho que procurem se “entupir” de conhecimento cada vez mais. Quando me perguntam alguma coisa, geralmente eles saem com um livro na mão, até me sacaneiam por conta disso.

Sempre consegui me destacar profissionalmente porque, sejamos sinceros, a grande maioria dos profissionais quer aprender uma receita de bolo e só. Sempre li de tudo. Aprendi que é impossível saber todas as coisas a fundo, o importante é saber o que existe e em que pode ser usado. Então quando precisar aí é momento certo de se aprofundar.

Falando ainda dos profissionais que não evoluem, penso que apenas escolheram fazer algo que realmente não gostam. Minha esposa volta e meia faz aquela carinha de piedade e fala pra mim “coitado, vc trabalha tanto!”. Digo sempre a ela que isto não é um sofrimento, é um prazer. Gosto muito da área que escolhi. Desde criança meus pais nunca me deram um brinquedo que não precisasse “esquentar” a cabeça. Então cresci com essa mania maluca de sempre precisar criar alguma coisa. Por isso considero terrível a decisão da carreira profissional, coisa que muitos de nós temos de fazer quando ainda conhecemos tão pouco da vida.

Então fazer ou não uma faculdade é uma questão pessoal. E só.

marcelomartins

Calculo Diferencial e Integral, Algebra, Algebra Linear, Matematica financeira

Não, porque nunca precisei usar. Sim, eu tive algumas aulas de cálculo, mas aquilo foi ridículo. O dia que precisar, os livros e meus amigos engenheiros estão aí.

Pesquisa Operacional

Programação linear…bem legal… sim.

Linguagens Formais e Compiladores

Não é uma das minhas áreas de interesse atuais mas, sim, já li bastante.

Arquitetura de Computadores

Fala sério, qualquer lugar tem bibliografia sobre isso! Sim.

Sistemas Digitais

Sim, mas fiz curso técnico em eletrônica.

Matemática Discreta entre tantas outras

Acredite, quando rpecisar eu vou pesqusiar os livros-texto clássicos e vou estudar.

Richard, se você acha que precisa ter faculdade para saber isso, sinto muito, mas você está completamente errado. Está na hora de você rever seus conceitos.

O pcalcado sabe mais que as pessoas que eu conheço que tem canudo. :shock: mas como pode ? :shock: agora eu estou confuso :shock: :shock: eu achava que o mundo era perfeito, que o ceu era sempre azul e que meu pai sempre iria poder pagar o canudo pra mim!!! Oh mundo cruel!!! :? :? :?

danieldestro

Que pensamento mais vazio.

Imagine um médico ter que saber operar para poder entrar na faculdade. Um engenheiro ter que ter construido alguns foguetes antes, ou um advogado que já sabia as leis de cabo a rabo.

Essa foi lamentável.

paulohbmetal

Que VC conhece, bem explicado! :wink:

A Paz!!

T

richardpeder:
Sabia que este post ficaria deste tamanho! :slight_smile:

Alguem aqui, que não fez ou nao faz faculdade, já ouviu ou sabe algo sobre Calculo Diferencial e Integral, Algebra, Algebra Linear, Matematica financeira, Calculo Numerico, Pesquisa Operacional, Linguagens Formais e Compiladores, Arquitetura de Computadores, Sistemas Digitais, Matemática Discreta entre tantas outras…?!

e… tem sim utilidade essas materias, de uma forma ou outra, indiretamente ou diretamente!!!

Elessar, Rei de Gondor - concordo com você no sentido que todas essas matérias forçaram a gente a ter um grande raciocínio lógico e capacidade de abstração.

Só para comparar - no tempo em que os advogados aprendiam grego - para que servia o grego mesmo? - aprender grego na faculdade de Direito não era algo inútil - forçava o advogado em formação a ter raciocínio lógico. (Não estou falando do latim, que ainda é de alguma valia para advogados, mas do grego mesmo!)

Ou seja, mesmo que você nunca venha a usar Álgebra Linear (não estou falando de Geometria Analítica, porque qualquer um que queira fazer um jogo 2D ou 3D vai ter de aprender um pouco de Geometria Analítica) você teve de aprender todos os conceitos abstratos de anéis, corpos e outras coisas bastante abstratas…

Fico vendo hoje em dia um monte de gente que faz cursos de 2 anos de Informática que não têm raciocínio lógico nenhum… Eles sabem mexer super-rápido nas ferramentas , mas não são capazes de fazer as coisas sem ser por tentativa e erro.

Thingol, rei dos Sindarin

danieldestro

Bom, para os que acham a faculdade algo totalmente facultativo. Gostaria de algumas respostas, daqui há uns anos, me falando sobre impedimentos ou problemas em aproveitar algumas oportunidades futuras.

marcelomartins

Sim, mas a questão não é essa. A questão é que passaram 4 anos estudando. Um não consegue emprego porque não sabe nada. Outro trabalho de estagio sem futuro. Outro ta super em porque sabe muito.

É isso.

Faculdade não é impressindivel, mas se teu pai pagar, não pensa duas vezes e faz! :smiley:

marcelomartins

Falando em impedimentos, tu disse que é Juiz de futebol amador né? Eu li uma vez que um juiz na copa do mundo ganha 30 mil dolares por partida. Ta certo isso ou to enganado? Tu deveria se profissionalizar mais :smiley:

E Destro, não tenta comprar a tua cituação com a de todo mundo. Como tu disse tu é um cara viajado, com experiência e tal, então talvez as coisas pra ti sejam mais facil do que para a maioria. Obvio que todo mundo quer terminar o ensino fundamental e partir para o superior, mas nem sempre é possivel.

Não adianta tu falar “Viu, eu te disse que tu tinha que ter feito faculdade” se o cara não fez porque ele não podia pagar!

paulohbmetal

Sim, mas a questão não é essa. A questão é que passaram 4 anos estudando. Um não consegue emprego porque não sabe nada. Outro trabalho de estagio sem futuro. Outro ta super em porque sabe muito.

É isso.

Faculdade não é impressindivel, mas se teu pai pagar, não pensa duas vezes e faz! :smiley:

Pois é, mas é como eu falei, o cara tem que sem empenhar para fazer diferença.Pois base ele tem, ou pode ter…E o cara que se empenha, indiscutívelmente se destaca.

A Paz!!

danieldestro

Se não me engano são 10 mil euros. Eu já to na “faculdade” dos árbitros. E tô ralando viu. Mesmo assim sei que tenho que tenho que contar comigo mesmo, mais do que tudo.

Não dá pra exigir que todos façam a faculdade, mas suponho que todos aqui tenham condições de fazê-la. Alguma oportunidade o pessoal aqui tem. Acho que ninguem aqui mora numa favela ou trabalha em subempregos para ao menos comer.

F

Além do forum de off-topic devia ter o fórum “Arena” onde seriam discutidos assuntos como faculdades, religião, futebol e política.

fzampa

marcelomartins:

Opa, pisou no meu calo!!! :shock:

Cara, vc falou que se papito pagar é pra fazer mesmo??? Levanta a bunda da cadeira trampa e paga, porra!!!

Cara, to formando agora, to na ultima semana de aula. Desde o primeiro ano fiz “estágio vagabundo…” e paguei minha faculdade.

Hj tenho experiência em manutenção (trabalhei no lab. da facul - 60maq dando pau direto)
Experiencia em Programação e Algoritmos (monitor de ICC - Introdução a Ciencia da Computação)
Experiencia em Estrutura de Dados (monitor desta disciplina)
Experiencia em Linux (o servidor da facul eu aprendi muito vendo ele funcionar - este eu não pus a mão, mas aprendi mesmo assim)
Experiencia em Cobol (sim, Cobol. Paga o pao é mto boa linguagem)

E se não fosse os 4 anos de faculdade que EU ralei o que saberia hj???

Empacotar compras em supermercado (não desmerecendo que o faz) seria tudo o que eu saberia.

Olha, o negócio é ter visão. Cara, confia em vc, rala um pouco mais e estuda de acordo… Não que seus estudos não sejam “de acordo”, mas digo pra vc procurar o caminho que realmente pode trazer recompensas.

Se um dia a tecnologia Java acabar, vc já pensou nisso??? Médicos, advogados, cientistas, engenheiros… podem perder o emprego que o conhecimento retido continua… A faculdade é mais uma opção para que vc possa se dar bem, num é questão apenas de papai pagar ou não… Vale a pena.
Vale a pena.
Vale a pena…

Ps.: A grana que investi na facul, se naum fosse assim hj nem teria visto a cor dela…

Ps2.: Desculpem-me a falta de organização e os palavrões, soltei…

marcelomartins

fzampa:
marcelomartins:

Opa, pisou no meu calo!!! :shock:

Cara, vc falou que se papito pagar é pra fazer mesmo??? Levanta a bunda da cadeira trampa e paga, porra!!!

Opa, Opa, desculpe, mas não é pra pisar no calo de ninguem! :slight_smile: Mas se tu trabalhasse, e com teu salario tu tivesse que escolher entre pagar a faculdade ou comer, qual seria tu escolha?

Eu jah fiz 20 cadeiras pagando com meu salario, na Ulbra Torres eu conheci um cara que pagava odonto com o salario, muito punk.

Mas é isso cara, eu sempre recomendo fazer faculdade, a unica coisa que to dizendo na discução inteira é que se não dá pra fazer a faculdade vale a pena estudar muito e com muito conhecimento é possivel ir bem longe :smiley:

danieldestro

Então a questão já é outra.
Aqui, acho pelo menos, que estamos discutindo sobre a oportunidade plena de fazer faculdade ou não.
Não de fazer faculdade ou não por questões de sobrevivência.

marcelomartins

Então a questão já é outra.
Aqui, acho pelo menos, que estamos discutindo sobre a oportunidade plena de fazer faculdade ou não.
Não de fazer faculdade ou não por questões de sobrevivência.
Destro, eu não vi ninguem em 11 paginas falando “Não façam faculdade”. A questão é sempre se vale a pena o alto custo.

Eu passei os anos de 99 e 2000 trabalhando simplesmente para pagar a faculdade. Não sobrava 1 real. Imaginem voces viveram sem um real, eu morava com meus pais. Mas enquanto trabalhava aprendi muito. Veja bem, aprendi na experiência, não na faculadade.

Depois vim morar em Porto Alegre, comecei a ganhar mais, mas também a ter que me sustentar, e por isso tenho varios momentos estudando e vários parados.

Hoje eu posso e quero voltar a estudar, só que não é minha prioridade porque estou desenvolvendo muita coisa, estou com muitos projetos e HOJE a faculdade me atrapalharia.

Eu já disse: se quer carreira (IBM, HP, etc), tem que ter canudo.
Também já disse: se tem grana e tempo, vai atraz do canudo.
Ainda falei: o canudo faz a diferença para melhor.

Mas também disse: se o cara não tem canudo, e souber muito, vai se dar bem também na area de informatica!

E o que mais falei: se pode fazer faculdade, nem pensa duas vezes, vai atraz. Só que o que eu vejo como um GRANDE problema é que a MAIORIA das pessoas não tem como pagar facilmente, e a maioria das universidades não ensinam muita coisa!

Falei :smiley:

marcelomartins

Flin, esses tópicos é que fazem a diferença no GUJ! :D. Mas religião e politica não deu muito certo aqui :wink:

fzampa

kartler:
Faculdade é pra ganhar diploma e nada mais… […] “FACULDADE NÃO TE ENSINA A PROGRAMAR”.

a minha opnião é essa Faculdade é pra ganhar diploma, […]
Fazer faculdade? depende do que pretendo pra minha vida.

E na verdade para algumas pessoas isso não faz nenhuma diferença. nenhuma meeeeeeesmo tem pessoas que tem nome e não tem faculdade, conheço vários casos de caras que tem o primeiro grau e trabalham em empresas como Coca-cola como Gerente de projetos E ai ???

Disseram que ninguem falou mal da faculdade heim?

F

Evangelistas e pessoas que são privadas de senso não percebem que não podem tomar decisões pelas outras pessoas.

Se o cara acha que faculdade é um lixo e nunca vai fazer, beleza, problema dele, escolha dele. Na certa ele pensou muito para tomar essa decisão e tem base nisso. Essa base foi tomada por meio de pesos e medidas pessoais.

Não vejo o porque sair discutindo se faculdade serve ou não, isso depende muito do que você quer pra sua vida. Mesmo sem faculdade vc pode ser um grande profissional e alguem muito importante na empresa, isso sem sombra de dúvidas tanto que existem exemplos por ai.

fzampa

Flin:
Evangelistas e pessoas que são privadas de senso não percebem que não podem tomar decisões pelas outras pessoas.

uuuuuuuuuiiiii

Caro Flin, o tópico é: Universidade: Mesmo um “expert” java precisa dela ??

E não: “Me convençam do valor de uma faculdade”

Portanto, estamos expondo nosso ponto de vista, não martelando idéias massivas ou tentando uma lavagem cerebral…

Cada um sabe o que faz da vida. Eram apenas opiniões.

Z

Já parou pra pensar que nem todo mundo nasce com o dom do seu amigo?

Z

“pcalcado”:
Pensar que só a faculdade pode te ensinar algumas coisas é coisa de quem nunca frequentou uma biblioteca, ou não tem talento para auto-didatismo.

Eu, pessoalmente, aprendo mais da seguinte forma:

1 - Leio um livro
2 - Faço pergutnas
3 - Experimento

Perfeito. Vamos acabar com as escolas e criarmos somente bibliotecas e centrais pra tirar dúvidas. :roll:

L

Ae, eu ralo toda a semana no emprego, estou a um ano de me formar, pago as contas de casa, as contas pessoais, minha faculdade desde o início em 99, qdo sobra ainda faço um curso especifíco como os que fiz para Java, compro alguns livros e outros investimentos.

Como isso? Trabalhando, me dedicando, aprendendo, sendo pró-ativo. Deixo de fazer festa e comprar uma roupa um pouco mais requintada para conseguir fazer tudo isso. Não precisei de paitrocínio.

Cara, vai de cada um e dos sacrifícios que cada um faz também.

Dá para conciliar tudo mais um pouco.

Ironlynx

Nos EUA,não sei se vc sabe, existe a educação “feita em casa”(sei lah o nome real disso!),onde os pais(ou professor particular)ensinam ela(a criança)…e isso vale para seguir em frente(graus subsequentes) e tudo! :shock:
Pessoalmente,acho q a criança tem q ter contato com as outras para se sociabilizar,e não correr o risco de chegar na facul e sair fatiando os colegas com uma moto-serra pq era uma excluída social!

Mas o ponto aqui é:faculdade para os programadores é necessário?
Depende das ambições do indivíduo.Mas para seu aprendizado pessoal, não é mesmo.Integrais,Derivadas…pega o Hoffmann,senta a bunda e lê(e faça os exercícios!!!).Ajudei amigos da minha facul, e de uma federal, e no fundo, todos careciam era de um assistencialismo didático,pois eram incapazes de aprender sozinhos.O fato é q alguns(na verdade muitos), precisam da figura de um professor para aprender.Mas como disse o philip,todos devia possuir “algum grau” de auto-didatismo…

saoj

Esse JForum é excelente, já aguentou 11 páginas de discussão.

Será que a funcionalidade de travar tópico está funcionando ???

:stuck_out_tongue:

fzampa

saoj:

Será que a funcionalidade de travar tópico está funcionando ???

:stuck_out_tongue:

Já está precisando :?: :?: :?:

S

Mas pq muitos que tudo isso aí estão indo parar atrás de balcões depois da faculdade ???

Z

Depende do que você ambiciona programar.

Você tem uma visão muito romântica de auto-didatismo, quem não é auto-didata é burro? Existe gente - grande parte das pessoas - que não nasce com o dom natural pras coisas, mas estudando e sendo bem orientado se tornam grandes mentes na sua área de atuação.

Aqui no fórum não faltam exemplos de pessoas - me incluo - que antes de entrarem na faculdade não sabia nada além de mexer no painel de controle e no registro do Windows, hoje eu me considero um bom programador. Sou auto-didata na parte técnica? Sou. Leio livros da Oreilly, Addison Wesley, Manning e etc. pra aprender Java e as tecnologias do mercado? Leio. Mas não dá pra eu dizer que tudo que eu aprendi na faculdade não serviu pra nada.

O que eu vejo aqui é muita gente tramautizada por estudar em uma faculdade horrenda, e por isso, achar que nenhuma faculdade presta.

Grande parte dos avanços da ciência, incluindo a computação, foram feitos em ambiente acadêmico.

marcelomartins

Mas pq muitos que tudo isso aí estão indo parar atrás de balcões depois da faculdade ???
Excelente questão!

Talvez porque tentam planejado a carreira, a vida, e pensado que o primeiro passo é o canudo!

Ai se forma, e começa a procurar emprego, emprego, emprego, e pensa “Hum, esses empregadores pedem um monte de coisas que eu nunca vi, ninguém tinha me falado num tal de hibernate na faculdade, vou ter que arrumar um emprego de qualquer coisa mesmo!

E ai está, mais uma pessoa com canudo arrependida de nao ter perdido 4 anos estudando uma coisa que ela nem sabe pra que serve direito :smiley:

Isso acontece, e eu conheço exemplos assim. Pra mim o problema é que pessoas assim não deveriam nem se formar, a faculdade deveria dizer: "Sem aprender Calculo Diferencial e Integral, Algebra, Algebra Linear, Matematica financeira, Calculo Numerico, Pesquisa Operacional, Linguagens Formais e Compiladores, Arquitetura de Computadores, Sistemas Digitais, Matemática Discreta entre tantas outras, nao vai ganhar o canudinho!!!

Canudo de Informática deveria ser sinonimo de pessoa qualificada. Deveria dar confiança para quem ve, como quando nos vamos ao médido e temos confiança do que ele sabe porque ele está formado no curso superior. Mas não é!! Por isso a questão toda de eu achar que canudo não é impressindivel!

Poiseh!

fzampa

Na minha opinião porque os caras não tiveram competência para aprender tudo… É o mesmo que um cara fazer curso de java, sei lá mais o que, estudar em casa (não no caso daqueles que aprendem sozinhos) e não conseguir aprender, entende?
A culpa não é dos professores ou da instituição e sim do cara que ou por malandragem ou porque era forçado a fazer faculdade (coronelismo sim) formou sem saber todo o necessário.

Agora vem outra pergunta: Como que forma nego assim?

Cara, nego passa balançando todo ano, morcegando, colando… e acaba passando… infeliz todo o tempo em que tinha que estudar computação mas termina a faculdade e assim quando se forma descobre que o melhor lugar pra se trabalhar é atrás de um balcão, e bem longe daqueles algoritmos estranhos escrotos cheios de begin e end que ele não conseguia identificar.

Assim eu conheço uma penca de pessoas. Doidas pra acabar justamente pra ficar livre… freedom… papito mandou fazer tem que fazer!

Na minha opinião, se não quer não faz, escolhe outro curso… mas vai explicar isso lá na casa do neguinho.

Ps.: Melhor atras de um balcão do que de um monitor, queimando o filme da profissão.
Ps.2: Quando me referi a coronelismo quis dizer aquelas famílias onde o pai manda e desmanda, caga na boca de todo mundo e ninguém tem poder de argumentação.

Foi isso.

Abraço.

marcelomartins

[size=18]A culpa não é da instituição que da a graduação para uma pessoa desqualificada?[/size]

Bem, se a resposta for: “A culpa não é da Instituição” então vou ter que rever meus conceitos!

PS.: O JForum guentando… e o pau comendo! :smiley:

Z

Isso se estuda em Ciência da Computação. O X da questão é que ciência da computação não é - infelizmente(!?)- um curso pra jogar gente no mercado, é um curso voltado pra área de pesquisa.

danieldestro

E qual o problema do cara cursar Psicologia, História, Artes e trabalhar com informática? O cara, ao menos, fez uma faculdade. Conheço gente nessas três situações, ainda fazendo mestrado em Grego antigo.

Tá certo que o cara meio que “entra” na nossa área e vai de encontro com um dos meus interesses que é o de regulamentação da área.

Mas isso é outro assunto.

Z

E o que é uma pessoa desqualificada? Seria um graduado em ciência da computação que não sabe programar? E se ele for muiiiito bom em teoria da computação, inteligência artificial, logica, estatistica, analise de sistemas, engenharia de software e em toda a parafernalia matematica que agente estuda… mas não se interessar muito em programação em si… ele é desqualificado pro mercado, certo? Mas é desqualificado pra instituição de ensino?

Vc diria: “como eh que um formado em C. da computação nao sabe programar? Ele eh um merda… Faculdade nao serve pra nada…”

Pode acreditar, conheço vários exemplos de pessoas assim.

fzampa

[size=18]A culpa não é da instituição que da a graduação para uma pessoa desqualificada?[/size]

Bem, se a resposta for: “A culpa não é da Instituição” então vou ter que rever meus conceitos!

PS.: O JForum guentando… e o pau comendo! :D

Minha barriga até esfriou quando eu vi esse borrão… :smiley:

Bem, como eu disse no outro post vou explicar na minha opinião.
A faculdade onde estudo acontece muito disso:

Ela está no seu sexto ano de vida e já se formaram 2 turmas. A terceira forma dia 18 agora e eu to nessa!
Quando eu estava pra entrar na faculdade todos me falavam: Eta faculdade ruim… não presta… bosta… merda…
e mesmo assim eu comecei a fazer o curso de ciencia da computação.
A maioria do pessoal que falava mal largou o curso, entende? Teve nego que comecou em 1999 e em 2003 eu já tava mais avançado que o cara (segui a grade normal) e este era um que metia o pau na faculdade.
Então fui compreendendo que quem falava mal da faculdade eram aqueles que não davam conta dela.

Macaco quando não consegue pegar a goiaba fala que tá podre

Esse cara largou e foi pra outro lugar fazer Sistemas de Informação (é mais facim, né? que isso não vire outro tópico).

Outros que falavam mal daqui foram pra bh estudar lá. Sei lá a mentalidade dos caras… metem o pau e num sabem nem a matéria que vai cair na prova.

Era dessses caras que eu estava me referindo. A experiência que eu tenho com faculdade é essa, portanto esse é o meu ponto de vista.

Sou a favor de liberdade, portanto se o cara ve que a faculdade REALMENTE é ruim, vaza fora, procura outra… Eu penso que não daria conta de me formar em uma faculdade onde eu visse o baixo nível, entende??? Se a facul é ruim eu apoio ficar sem, até que se encontre aquilo que realmente deseja cursar.

Ps. Eu entrei em 2001.

richardpeder

Sabe qual o problema aqui…

Quem nao defende fazer faculdade acha que o custo é alto…mas é claro…a faculdade não ensina só a programar, pelo amor de Deus!!! Mal ensina isso, pq isso vc aprende sozinho…facul é muiito mais que isso!

Meu…esse tópico está deste tamanho pq tem gente que acha que faculdade ensina a programar!!! :slight_smile:

Fala sério pessoal…por isso que todos deveriam fazer facul…pra conhecer novos horizontes que não seja a codificação (disse codificação e não desenvolvimento de sistemas)… :slight_smile: …pois quem não tem facul, e não tem uma estrutura boa é o máximo que vai fazer…ou como alguns disseram aqui…“digitador” de codigo… :wink:

ate mais…

marcelomartins

E o que é uma pessoa desqualificada? Seria um graduado em ciência da computação que não sabe programar? E se ele for muiiiito bom em teoria da computação, inteligência artificial, logica, estatistica, analise de sistemas, engenharia de software e em toda a parafernalia matematica que agente estuda… mas não se interessar muito em programação em si… ele é desqualificado pro mercado, certo? Mas é desqualificado pra instituição de ensino?

Vc diria: “como eh que um formado em C. da computação nao sabe programar? Ele eh um merda… Faculdade nao serve pra nada…”

Pode acreditar, conheço vários exemplos de pessoas assim.

Não cara, não é nada disso, essa pessoa que você descreveu ai em cima não é desqualificada.

Tu não precisa me subestimar, to falando de uma pessoa formada que não sabe programar, não entende de modelagem, nao entende de bancos de dados, nao entende de SO, nao entende de logica de programacao nao entende de matematica, nao entende de analise de sistemas.

Isso que to dizendo. E por nao entender nada disso nao arruma emprego e vai parar atraz do balcao. Vamos acordar pessoal, será que nós não estamos simplesmente DANDO dinheiro pra uma vendedora de diplomas.

Ai tem gente que diz “QUEM QUER APRENDE NA FACULDADE”. Claro, realmente, o cara que quer aprender vai atraz e aprender mesmo, só que quem não foi atraz se forma igual e as universidades estão fornecendo o canudo pra quem está disposto a pagar, sem nem se preocupar com a QUALIFICACAO do cara que ta se formando.

Pode alguem se formar em analise de sistemas sem saber programar?
Eu acho que não.

Sem saber UML?
Eu acho que nao.

Sem saber usar qualquer ferramenta de ER?
Eu acho que nao.

Sem pelo menos ter condicoes de fazer um programinha no VB?
Eu acho que nao.

É isso ai, que eu acho!

PS.: Pensando que fazer faculdade pode não ser uma boa, mas trabalhar muito e juntar dinheiro para abrir uma faculdade pode ser uma ótima :slight_smile:

PS 2.: Falow pessoal, otima discução, to indo. Por isso que eu to sempre por aqui :slight_smile:

richardpeder

Marcelo,

Isso tudo que vc citou, cursos por fora ensinam!

A base que o cara vai ter lá, é só na faculdade e leva quatro anos…algum curso desses que citou leva isso?! não!!!

ate mais…

danieldestro

Tá vendo que o problema então é o cara e não a faculdade.

pcalcado

danieldestro:
E qual o problema do cara cursar Psicologia, História, Artes e trabalhar com informática? O cara, ao menos, fez uma faculdade. Conheço gente nessas três situações, ainda fazendo mestrado em Grego antigo.

Pois é, eu conheço biólogo, bacharel em história e um monte de engenheiro programdor, e muito bons.

Novamente, insisto:

• Canudo não certifica quem sabe

• Não é preciso ter facudlade para saber, basta se esforçar, cada um aprende do jeito que acha conveniente

• Não é porque eu não tenho faculdade que sou apertador de parafusos, curandeiro, ou o que estejam chamando na última meia-hora. Isso é protecionismo besta de quem é inseguro e se sente ameaçado

• Faculdade é importante sim, porque você, não improta se aprender sozinho ou nela, não vai conseguir muita coisa sem um canudo, pode até conseguir, mas vai ser muito mais difícil

Este tópico já está repetitivo, estamos rodando num círculo.

O que eu percebi, infelizmente, é que tem gente que acha que na faculdade se entra sem saber nada e automaticamente se vira cientista de foguetes. E que tem pessoas que, pior ainda, se acham melhores do que qualquer outro ser na terra que não tenha o seu ‘nível de escolaridade’. Que se defende com um diploma contra as ameaças não-graduadas.

Pessoas aprendem de maneiras diversas. Eu já falei que odeio o modo sala-de-aula-dever-de-casa, mas isso é meu. Você me descredencia por causa disso? E não sou o único.

Quanto ao Ciência da Computação x Sistemas de informação, é tão cheio de sentido quanto falar que Psicologia é mais fácil que matemática. Me lembra um amigo meu no segundo grau, campeão de um milhão de olimpíadas de matemática e física, mas que não sabe redigir um texto.

O macaco aqui fala contra este modelo de ensino da facudlades particulares ‘normais’ sim, e modéstia à parte eu perco matérias por falta, não por nota, desde quando eu acreditava que conseguiria tirar algo de bom daquele lugar.

Se sua facudlade é legal, aproveite. Você pode realmente aprender muitas coisas, pode ter professores excelentes, pode abrir seus horizontes.

Mas você que acha que o único jeito de aprender computação, psicologia, física, matemática, dança, filosofia ou qualquer otura cosia na vida é através de faculdade e sala de aula…desculpe-me, mas você está fora da realidade de qualquer lugar.

mais uma vez resumindo tudo que falei neste tópico:

Para os não-graduados:
Faça faculdade, não importa se você é autodidata ou não.

Para os universitários:
Não fique restrito ao que te ensinam em aula, leia os livros texto das disciplinas e estude muito por fora

Para os graduados normais:
Faculdade hoje qualquer um tem. Procure uma pós, mestrado, etc.

Para alguns graduados que se acham a elite da sociedade científica:
Quantos livros sobre 10% dos assuntos que citou você leu nos últimos três anos?

[]s

Z

Nao tava subestimando voce de maneira alguma! :smiley:

É que tá se batendo tanto na tecla de que as faculdades formam só gente desqualificada, que o conceito de desqualificada fica meio perdido. Foi esse o ponto que eu quis tocar. :wink:

Z

Para os não-graduados:

Para os universitários:
Não fique restrito ao que te ensinam em aula, leia os livros texto das disciplinas e estude muito por fora

Para alguns graduados que se acham a elite da sociedade científica:
Quantos livros sobre 10% dos assuntos que citou você leu nos últimos três anos?

Melhor que um resumo desse sobre esse tópico só um milkshake de ovomaltime do Bobs! :lol:

Perfeito…

danieldestro

ZehOliveira:
Melhor que um resumo desse sobre esse tópico só um milkshake de ovomaltime do Bobs! :lol:

Perfeito…

Agora temos Burguer King em SP.
Abaixo à ditadura! (propaganda na TV)

Z

danieldestro:
Agora temos Burguer King em SP.
Abaixo à ditadura! (propaganda na TV)

Eu moro no ass of the world. Não chegou nem coca-cola, imagine esse treco aí. :lol:

Hã? Qual o assunto do topico? :oops:

pcalcado

Burger king daí tá com brindes do bob esponja?

(tá, a gente tava demorando muito tempo falandod e uma coisa só…)

danieldestro

pcalcado:
Burger king daí tá com brindes do bob esponja?
(tá, a gente tava demorando muito tempo falandod e uma coisa só…)

Não sei. Preciso ir lá e ver. Digo, comer.

saoj

Sim !!! Quando não tinha Internet !!! :lol: :lol: :lol:

Z

Onde é que a internet foi criada mesmo? :lol:

Rubem_Azenha

Já parou pra pensar que nem todo mundo nasce com o dom do seu amigo?

por isso que eu falo que programar é um talento :wink:

Ironlynx

Não esqueça da maçã na cabeça do newton…
Esse termo,“Ambiente Acadêmico”,é a coisa mais rara de vc ver aqui no país… temos a Coppe…e(não sei as de SP-Fapesp)?
Aqui ambiente acadêmico é para excelência,e mesmo assim produz relativamente pouco.Lah fora, é para qualquer Universidade.E não me venha falar de países ricos!
Cuba,que peca em muitas áreas,tem avanços fantásticos no tratamento de câncer,pois a medicina lá é considerada avançada. :wink:
Mas a Internet mudou a forma de obter informações,e muito!
Falando nisso, logo existirá graduação(de 4anos) via net.Quem disse q será preciso ir a facul(na verdade,só para as provas e tirar duvidas com os professores)?

Z

Bom exemplo, Newton fez faculdade. :wink:
A quantidade de descobertas feitas ao acaso, como a da maçã, é muito menor que as descobertas em pesquisas financiadas e blablablá. E as outras leis de Newton foram frutos de pesquisas…

Ambiente academico, que eu quis dizer, é qualquer faculdade que desempenhe atividades de pesquisa e extensão.

Aqui ambiente acadêmico é para excelência,e mesmo assim produz relativamente pouco.Lah fora, é para qualquer Universidade.E não me venha falar de países ricos!
Cuba,que peca em muitas áreas,tem avanços fantásticos no tratamento de câncer,pois a medicina lá é considerada avançada.

E lá o pessoal num estuda e pesquisa na faculdade não?

Mas a Internet mudou a forma de obter informações,e muito!
Falando nisso, logo existirá graduação(de 4anos) via net.Quem disse q será preciso ir a facul(na verdade,só para as provas e tirar duvidas com os professores)?

Não deixa de ser uma faculdade. Mas quem fizer isso vai tá caindo na besteira de cursar, “assistir aula” e fazer prova. Vai servir só pra pegar canudo. Muita coisa se aprende no ambiente da faculdade, convivendo com pessoas… do mesmo modo que se aprende muito em um forum como esse. Se o GUJ fosse baseado apenas em tutorias, nao sendo uma comunidade, o resultado seria muito menor.

L

pcalcado:
Para os não-graduados:

Para os universitários:

Cara, é exatamente isso que eu e os outros estamos defendendo desde o início do tópico.

L

Lucashgt:
pcalcado:
Para os não-graduados:

Para os universitários:

Cara, é exatamente isso que eu e os outros estamos defendendo desde o início do tópico.

postei tarde demais… desculpa aí. :wink:

fzampa

Maaaas, assim, que dia o Brasil joga novamente??? 8)

Rafael_Steil

Bom, este topico ja deu o que tinha que dar. Por hj eh tudo pessoal :wink:

Rafael

Criado 24 de novembro de 2004
Ultima resposta 25 de nov. de 2004
Respostas 196
Participantes 36