Mudando um pouco o foco, gostaria de saber a opinião e vcs sobre qual curso especificamente escolher. A principio estava querendo Ciencias da Computação, mas fiquei com mais dúvidas ainda.
Vi que tenho possibilidade de fazer Engenharia da Computação, Ciencias da Computação e Sistemas da Informação, todos na USP, pois se não for para fazer um curso lá, fico por aqui mesmo.
Então estava analisando os aspectos de cada curso, e acho que seria mais ou menos isso:
Engenharia da Computação: Um curso longo, com muita matemática, e enfocando mais na parte de Hardware. Acredito que por ser mais “matemático” dá uma maior capacidade de raciocínio lógico.
Ciencias da Computação: Curso com duração um pouco menor, abordando muito programação, mas com uma matemática até que pesadinha.
Sistemas da Informação (<–É a mesma coisa que Tecnologia da Informação?) : Tem uma duração menor, menos matemática, com um enfoque mais na área de gerência, mas até que com bastante programação.
Me corrijam se falei alguma coisa fora da realidade destes cursos.
Agora vem as minhas dúvidas:
Por eu morar em outra cidade, caso eu pegasse um curso de maior duração, poderia ser mais complicado, pois não sei se irei com a cara de São Paulo (apesar de já ter viajado alguns dias para lá, mas não serve como base para formar uma opinião). Um curso mais longo também afetaria a minha condição financeira, pois como não sou rico, e o custo de vida em São Paulo é bem alto, e supostamente seria muito difícil de conseguir trabalhar ao mesmo tempo por conta do curso (engenharia da computação) ser bem puxado, eu poderia não ter mais condição financeira, desistir e conseqüentemente perder o tempo de faculdade até então cursado.
Mas por outro lado, Engenharia da Computação dá uma maior base de raciocínio lógico, a qual é fundamental na área da Informática. Também acredito que no Brasil não tenha muitas oportunidades para engenheiro de computação, isto pelo fato de que as grandes empresas não desenvolverem seus Hardwares aqui no Brasil, logo, sobraria para nós fazer estes equipamentos da área de automação, como leitor para código de barras (sei que não é bem só isso), etc.
Sistemas da Informação, por ser uma área mais ligada a administração, gerência, acredito que tenha mais vagas, mas também tem um maior número de concorrentes. Mas no entanto acho muito mais difícil ficar desempregado com este curso, apesar de o salário ser geralmente mais baixo. Como ele tem um menor duração, pelos motivos já explicados anteriormente, não seria tão difícil de terminá-lo por conta das condições financeiras.
Por fim, temos Ciências da Computação, que acho eu que deve ser o meio termo entre Engenharia e Sistemas. Por não ser muito longo, acho que conseguiria termina-lo. Caso não termine, acho que teria a possibilidade de continua-lo na faculdade da minha cidade (UNICENTRO). Gostaria que vocês comentassem mais sobre Ciencias da Computação.
Mais umas coisinhas:
Vou bem em matemática, apesar de não admira-la (no entanto gosto de bastante coisas relacionadas a ela), quando tenho que estudar matemática, eu estudo . Sou digamos tímido, não tenho fortes relações socais. Estou gostando bastante de Programação (já “comi” o livro C++ Como Programar). Também gosto bastante da área de Hardware (saber como é gerada uma imagem na tela, framebuffer), fazer Overclock (watercooler e gelo seco), etc.
E desculpe-me pelo texto longo, pois acho que ficar expondo minhas dúvidas em migalhas não daria muito certo.