Universidade?

Amigos, estou terminando o curso de comunicação - publicidade e propaganda. Nunca atuei diretamente com a area, mas sim com comercio na parte de gerenciamento e adm. de distribuidora, ainda assim sendo criador de embalagens para alguns produtos. Em virtude de uma intensa crise no mercado de cereais no qual mais especificamente atuava, decidi aprender Java. Estou com 6 meses de estudo intensivo com uma média de estudo diario de 12 horas por dia através do jhtp 6ed. Confesso estar bastante apaixonado pela linguagem a ponto de não me ver mais fora de contato com ela. Por isso pensei em assim que terminar meu curso de comunicação fazer um vestibulinho para algum curso da araea de programação (cinencia da computação ptocessamento…), mas ao mesmo tempo ao ver algumas pessoas que o fazem e não condizem com o diploma, e nem mesmo adimitem gostar dos cursos, pergunto:
Teria maior valor uma certificação, ou seria apenas complemento da graduação universitaria, qual a ótica do mercado de trabalho em relação a essa questão, e caso seja realmente importante uma graduação universitaria especifica para area, qual o curso mais indicado ?
Obrigado

Amigo, depende onde vc vai trabalhar.
Se vc for atuar como consultor, as certificações contam mais do que universidade. Falo isso de experiência, pois tenho uma empresa de consultoria e meus clientes nunca me perguntaram sobre a graduação dos consultores, mas sempre perguntam de suas certificações.

Agora se vc for trabalhar em uma empresa (funcionário) o próprio departamento de RH da empresa exigirá, provavelmente, uma graduação. Acredito que essa exigência, na maioria das vezes, se deve ao desconhecimento das certifições.

Agora nada garante que o profissional seja realmente competente, nem a certificação nem a graduação.

Essas exigências dependem muito do cargo almejado e da empresa.

Um grande abraço.

Obrigado amigo…
Então os dois chegam a ser indispensavei para um bom curriculo ?

Os dois são extremamente necessários na sua formação como profissional Java…
Mas além da certificação, como a SCJP que só existe para comprovar que você tem conhecimentos na linguagem Java, é necessário também uma experiência com os frameworks que mais são usados no mercado: Spring, Hibernate, WebWork, IBatis, etc…
Assim você se torna um profissional completo, mas a famosa “curva de aprendizado” é grande.

Abraços!

Obrigado irmão… E os cursos de Ciencia da computação já falam sobre todos esses tópicos…? Qual seria o curso mais indicado para alguem com interesses de seguir a carreira de programação ?

Olá jbjares.

Creio que qualquer graduação é importante, afinal ela mostra que a pessoa chegou ao topo da pirâmide educacional, coisa rara no nosso país.

Minha preocupação em relação ao que você disse reside no fato de ser oriundo de uma outra área, Comunicação Social, e estar direcionando a sua carreira para a área de TI.

Se eu fosse te contratar, verificaria suas habilidades. Se soubesse programar, não me preocuparia com sua graduação. Mas não é bem assim que o mercado pensa, pelo menos não é bem assim que a maioria pensa…

Muitos vão te cobrar uma graduação em Ciências Exatas. Não sei até que ponto tal título faz diferença, mas sei que alguns vão te cobrar isso. Sendo assim, você tem duas opções: Ou se gradua em TI, ou conclui sua graduação em Comunicação e se especializa em TI.

Pense nisso. Repito que não vejo problema na tua graduação, mas o que vale é a opinião do mercado… :roll:

Aquele abraço,

O que o colega pcassiano falou é pura verdade…
Eu curso Matemática Aplicada a Informatica e sou “discriminado” em alguns locais por querer trabalhar com programação…
Ora, uma vez que meu curso é voltado para a area de informatica não é assim que as pessoas pensam…
Agora que isso está mudando, pois já estou acumulando certa experiencia, mas “eles” ficam com o pé atras por eu não fazer Ciencia da Computação ou Sistemas de Informação.
Mas é a vida…
Foca no que você quer e bola pra frente!

É a idéia da pós é boa mesmo… Mas alguem conhece alguma especialização ou mesmo pós-graduação boa…?
Vou pesquisar a respeito… se alguem souber que de preferencia evidencie Java e OO melhor…
Obrigado

voltando um pouco, o mercado prefere um profissional vindo de cursos de c.comp, e.comp ou si, pois são os que eles acham, que preparam o aluno para a area de informatica mas eu me arrisco a dizer que 80% desses cursos são matematica, ou envolvem diretamente matematica, voltando a graduação eu acho valido vc terminar a sua e se for o caso começar outra, tanto o estudo pra certificação quanto o curso te darao excelente base pro mercado, claro vc vai continuar tendo que estudar … e muito

o IBTA tem cursos de pos graduação relaciondos a java e OO
http://www.ibta.com.br

Obrigado pela dica irmão…