Uns mais iguais que os outros?

Bom dia, boa tarde e boa noite. Desde que as novas regras do Off-Topic foram criadas eu percebi que rola uma certa “camaradagem” na moderação.

Antes de tudo, a descrição do Off-Topic: Discussão geral sobre Java, programação - outras linguagens e tecnologias -, assim como qualquer outro assunto de TI.

Beleza, o cara criou esse topico pra falar das ELEIÇÕES. Concordo que é um ótimo assunto, + esta fora do propósito to tópico. Então, teve que ser fechado mesmo.

Descontente, talvez ele não tenha acompanhado a discussão sobre o que ter no Off-Topic e tudo mais, ele criou o topico novamente.

Nesse novo tópico, a moderação trancou, explicou o porque e tudo mais. Além disso, existe esse tópico sticky só prá isso. E parece que ninguém lê.

Bom, + alguns usuários criaram tópicos não relacionados ao forum e não sofreram nenhuma moderação, talvez porque o assunto não seja tão delicado como elições. Bom, de qualquer maneira, são assuntos fora do propósito. Alguns exemplos:

Impacto de sonda na lua

Plutão passa a ser planeta anão

Videos legais

Esse último, inclusive, com participação de moderadores e etc.

Mas o que mais me indignou foi isso:

Dito aqui.

Tá beleza, você não pode falar de política, futebol, religião e tudo mais. Concordo que isso gera discussões intermináveis e nem sempre amigáveis… + ter um tópico só sobre videos divertidos e o moderador de um forum apolítico utilizar a bandeira do Libano como avatar… acho que tem coisa errada. Me parece que no GUJ rolam 2 pesos e 2 medidas. Se é prá ser justo, sejamos com todos.

O objetivo não é falar mal de um ou de outro, muitos participantes merecem os parabéns pelo bom trabalho que tem feito, ajudando tanto iniciantes como Deuses do Java. Prá esses, meus parabéns e meu obrigado.

O novo off-topic está beeeeeem melhor, sem aquele monte de topico inutil. Parabéns aos mantenedores, + sempre há espaço para melhoras. (;

Espero ter sido claro e construtivo. Desculpe qualquer mal entendido.

**editado por erro de concordância. (;

Quanto ao off-topic do impacto da sonda na Lua, desculpe que foi mancada minha. Vou tirar

Thingol, a questão não é ser mancada sua ou de qualquer outra pessoa, é só uma sugestão de melhoria. Se um tópico foi criado fora do propósito do fórum, acho que ele deveria ser excluido (nem precisa trancar, some com ele de uma vez… (;

E isso deveria ocorrer com TODOS os topicos assim, inclusive esse. Mas façam isso assim que a discussão terminar, por favor. (;

A diferença é que tópicos sobre vídeos e astronomia não vão gerar flame-wars; política, futebol e religião vão. Além disso, quem trabalha com informática se interessa por ciência, então tópicos sobre astronomia são relevantes.

O avatar é particular, se você se sente incomodado use um com a bandeira de Israel, ué. Não vi ninguém ter avatar bloqueado até agora.

O off-topic ficou bem melhor com essa limpa.

Eu mesmo tranquei um post que não era exatamente político (sobre o “defacing” da página do PT), mas ia acabar degringolando.
Expliquei pro autor e tudo correu bem. Mas esse post da sonda na Lua que tinha feito (copiado do Slashdot, é claro :stuck_out_tongue: ) foi mancada minha mesmo.

Eu trabalho com tecnologia e me interesso por política, e aposto que MUITO mais pessoas aqui se interessam por futebol do que por qualquer outra coisa… hehehe… paixão é paixão. É isso que quero falar, se for prá moderar, modere tudo. Não concordo com 2 pesos e 2 medidas, Não é justo.

Não me incomoda, nesse caso LibanoxIsrael sou a favor dos libaneses, assim como ele. Mas como moderador, ele acaba abrindo brechas nesse assunto. E querendo ou não, uma imagem pode sim gerar discussões. É pessoal, sim. + se eu colocar uma imagem ofensiva como avatar (uma imagem de carater sexual, por exemplo) acho que seria ‘aconselhado’ a alterar.

No Firefox eu simplesmente bloqueio todas as imagens que vêm do site do GUJ - é meio radical mas não fico com alguém nas minhas costas reparando no avatar do fulano que, de longe, lembra uma genitália feminina, e de perto é um monge meditando sobre uma flor de lótus.

Creio que tais tópicos não têm sido ‘moderados’ porque muita gente(incluindo eu) considera o GUJ não só um lugar para aprender Java, mas uma extensão de sua casa e círculo de amigos. Os tópicos citados são exemplo, o pessoal usa o GUJ também para trocar idéia e se distrair um pouco.

Ao contrário do tópico sobre eleições que, invariavelmente, assuntos como este, acabam gerando só uma enxurrada de posts que não vai levar à lugar algum.
E há de convir comigo que há bastante diferença entre divertir-se e trocar posts tendenciosos/agressivos, daí a existência de dois pesos e duas medidas.

Oi. Obrigado pela seu texto. Muito construtivo.

Bom, vou tentar expor a minha visão como usuário E como moderador, ok?

Como moderador, é realmente muito complicado equilibrar um fórum composto por mais de 10 mil usuários com origens e valores diferentes. Sempre que alguma mensagem sofre moderação, um certo grupo de pessoas que defendem o argumento moderado acaba se sentindo ofendido. Para evitarmos qualquer implicação legal séria por preconceito, discriminação ou mesmo sermos taxados como defensores de algum tipo de bandeira, resolvemos que a melhor maneira de lidar com tópicos socialmente polêmicos seria banindo-os.

Como usuário, eu acho muito chata esta situação de ver pessoas usando um fórum para descarregar suas frustrações e problemas do dia-a-dia arrumando confusão por qualquer motivo. Sempre considerei fórum como uma ferramenta de trabalho e não como uma extensão da minha vida onde eu posso ser o super-herói que eu não posso ser na vida real. Mas é a minha opinião e ponto-final. Não espero que ninguém a siga nem mesmo quero que este tópico seja um foco para discussão dela. Então, partindo da minha perspectiva, acho que um fórum de tecnologia não precisa ser usado como meio para “tirar sarro dos torcedores do time X” ou para “reclamar a respeito do governo do partido Y”. Acho que é preciso manter o foco acima de tudo sob pena de desfigurar o fórum. Além disso, existem meios mais eficazes para se exigir seus direitos.

Enfim, sobre os tópicos em particular que foram levantandos:

  • o tópico sobre videos legais foi criado há muito tempo (antes da criação das regras do fórum) e, vira-e-mexe acaba sendo ressuscitado. É um assunto que foge do foco do fórum? É sim. Mas como ainda não causou nenhum problema, acredito que pode continuar lá. Sim, concordo que os moderadores deveriam ser os primeiros a dar o exemplo aqui, desestimulando a criação de mensagens nestes tópicos, então fica registrada a sua reclamação que vai ser levada em conta. Puxem nossas orelhas sempre que necessário :wink:
  • os tópicos sobre astronomia tratam sobre tecnologia, embora fuja da temática do fórum. Espero que os autores dos tópicos vejam seus textos e tomem alguma providência.
  • sobre a bandeira no meu avatar, não é um apoio ao povo Libanês nem manifestação sobre meu posicionamento político (em tempo, não sou decendente de libaneses também). Os motivos para usá-lo são bem banais e, se o avatar estiver incomodando, eu vou trocá-lo.

Bom, é isso. Mais uma vez, estamos abertos ao diálogo e usem este tópico com sensatez para dar os puxões de orelha que precisamos tomar :slight_smile:

[]s

Olá

Bandrade, foi ótimo que você tenha colocado este assunto em discussão porque nos dá uma oportunidade de mostrar que o FMeyer e o Daniel Quirino não fizeram mais do que o que está nas regras do forum. Não é justo jogar pedras neles por agirem com presteza. Aliás, eu fui lá e dei 5 estrelas por cuidarem da sanidade do nosso forum.

Todo mundo aqui tem sua religião, sua posição política e sua paixão clubística. Eu até gosto de conversar sobre estes assuntos. Mas forum de tecnologia Java na Internet não é adequado para isto. A gente precisa de uma comunidade forte e unida e estes temas podem causar desunião.

Eu espero que daqui até as eleições sempre haja um moderador atento bloqueando imediatamente todas estas discussões que podem descambar para política partidária.

[]s
Luca

Aposto que se fosse o Thiagosc o criador de qualquer um daqueles topicos, ele estari trancado hoje. O problema dos 2 pesos e 2 medidas é que o critério é absolutamente pessoal.

Rafael, tecnologia é diferente de ciência. Eu também me interesso por ciência, + se quero ler noticias sobre as nerdices todas da vida eu elio o http://slashdot.org/

E os videos, estão lá porque quem trabalha com tecnologia também gosta de visitar o youtube?? Isso não faz sentido… );

Err, bem, eu me senti incomodado com a bandeira de Israel de um usuário aí. Por isso passei a usar a bandeira do Líbano como avatar. :smiley:

P.S.: o tópico sobre videos foi devidamente lacrado.

Nussa, vamos lá…

Luca: O objetivo não foi jogar pedras, foi simplesmente um exemplo, as ultimas ocorrencias por aki. Eu inclusive já criei tópicos fora do propósito, antes das regras. Na verdade, não joguei pedra neles. Concordo com o que foi feito.

fcmartins: Viu o quanto uma imagem pode interferir? Agora imagina se eu começasse a usar uma bandeira dos EUA como avatar, o tanto de gente que ia me xingar, falar q sou baba-ovo dos americanos, como somos explorados e toda essa conversa…

Daniel e moderadores: sei que é dificílimo controlar um forum com tantos usuários, vcs fazem ‘a hell of a job’ com isso, estão de parabéns. Apoio 300% essa iniciativa de ter um off-topic de verdade, isso aki não é comunidade do orkut que você deve chegar e criar um topico sobre “o pastel de feijão que a minha avó lá de barbacena faz”.

Bandrade ,

Satisfeito? Já que você não pode fazer campanha do seu politico aqui fica revoltado e nem mais compartilhar videos podemos, afinal de contas, ninguem quer ficar ouvindo sem noções reclamando de 2 pesos e 2 medias.

HÁ! 2 pesos e 2 medidas! Politica e religião não se discute em forum! Agora videos sim.

Discutir religião e politica em forum e pedir para as pessoas brigarem. Até na TV é diferente, tem todo um preparo, mediador e o escambau a quatro quando o assunto é politica e religião, sempre é tratado como andar sobre ovos … cheio de cuidados, e como não tem ninguem aqui para fazer isso… Não se discute politica nem religião!

Para de chorar, e vai procurar um forum de politica.

Entende? Ou não?

[quote=juzepeleteiro]Bandrade ,
Satisfeito? Já que você não pode fazer campanha do seu politico aqui fica revoltado e nem mais compartilhar videos podemos, afinal de contas, ninguem quer ficar ouvindo sem noções reclamando de 2 pesos e 2 medias.
[/quote]
Pro favor, me mostra aonde eu fiz campanha do meu político favorito, ou aonde eu fiquei revoltado.

E desde quando vídeos estão relacionados a tecnologias ou coisas do tipo? É sim possível postar vídeos aki, desde que estejam relacionados a tecnologia e coisas do genero. Muitos links prá video colocados no guj são relevantes + se você me falar (e acreditar) que um link prum video de “pegadinha do malandro” é relevante, eu faço campanha para reabrir o topico. (;
Não falei que foi postado um link prum video desse tipo, não assito os videos postados lá, + vc entendeu…

Como assim é pedir pras pessoas brigarem? Como assim não se discute? Eu discuto isso tudo em casa, ou com amigos e não acontece briga nenhuma… isso depende do bom senso das pessoas, e não dá prá esperar bom senso dos 10K visitantes do guj. Por isso que não é um assunto indicado.

Já participo de alguns, é um assunto que me interessa. Quer ver vídeos?
http://www.orkut.com/CommunitySearch.aspx?q=vídeos&lang=all&cmm=&pno=1

[quote=juzepeleteiro]
Entende? Ou não?[/quote]
Entendo sim. Agora me fala aonde um tópico chamado “vídeos legais - poste aqui sua dica :-)” está relacionado a “Discussão geral sobre Java, programação - outras linguagens e tecnologias -, assim como qualquer outro assunto de TI.”

hasta.

[quote=infogod]Bandrade,

 nossa tantas palavras por nada. Faça que nem eu, entre no off topic se quiser se destrair, putz não da mais, por sua causa o topico de videos legais foi travado. 
 Não to querendo briga com ninguem, mais vc ja pensou em NÃO ENTRAR em topico que o titulo não lhe agrade? Seria bem mais util certo?

Affz.[/quote]

Cara, não é por 1 tópico ou outro… é prá manter a linha que os moderadores falaram que ia acontecer, e eu achei que não estava ocorrendo. Assim como você pode achar bom ficar vendos os videos, o que com você ocorria. Já que essa mensagem foi a sua 1a no forum. (;

Ah, cansei de ficar levando pedrada por uma observação que eu fiz.

Eu parto do princípio que vídeos, planetas anões e afins não são tão propensos a criar discussões e brigas tanto como política, religião, futebol, etc.

Engraçado, tanta polêmica por nada.

Enquanto isso, no PortalJava, onde a discussão está liberada e foi estimulada (inclusive com a participação de moderadores), os participantes mantiveram o nível e conseguiram discutir FATOS e IDÉIAS de maneira matura. Olhem só: já são 76 posts e quase 2600 exibições. UM SUCESSO!!!

Convido novamente os interessados em política a aproveitarem este espaço de maneira civilizada…

http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=27587

Fico chateado ao descobrir que alguns moderadores do GUJ não têm interesse em contribuir para o aumento do conhecimento político dos brasileiros, conhecimento este que beira à ignorância.

Abraço a todos e viva a liberdade!!!

:slight_smile:

O problema é que se a regra foi criada que iriamos restringir o conteúdo do off-topic para tecnologia e afins, tudo o que for tópico fora desse assunto deve ser trancado ou apagado e mais se quem criou foi um moderador deve receber um puxão de orelha maior.

Agora se a regra for para trancar os tópicos com assuntos propensos a problemas pessoais e brigas, poderiamos abrir o topico de videos e outros que mesmo sendo de assuntos nada relacionados a tecnologia porém sem propensão a brigas e deveriamos fechar todos os tópicos Struts X WW, Java x .Net, Apple é uma porcaria,… Que mesmo relacionados a TI são altamente geradores de problemas.

O que houve a um tempo atrás que foi decidido que assuntos não relacionados a TI deveriam ser cortados do off-topic, então nada mais justo de trancar ou apagar os tópicos que surgirem ou ressurgirem não relacionados ao assunto.