UnsupportedClassVersionError

Boa tarde galera, estou com um problema relacionado à versão da minha JVM (eu acho) e gostaria de ajuda para resolvê-lo.

Estou tentando rodar um programa de terceiros e está me dando o seguinte erro:

Exception in thread "main" java.lang.UnsupportedClassVersionError: org/eclipse/birt/report/engine/api/ReportRunner (Unsupported major.minor version 49.0) at java.lang.ClassLoader.defineClass0(Native Method) at java.lang.ClassLoader.defineClass(ClassLoader.java:539) at java.security.SecureClassLoader.defineClass(SecureClassLoader.java:123) at java.net.URLClassLoader.defineClass(URLClassLoader.java:251) at java.net.URLClassLoader.access$100(URLClassLoader.java:55) at java.net.URLClassLoader$1.run(URLClassLoader.java:194) at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method) at java.net.URLClassLoader.findClass(URLClassLoader.java:187) at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:289) at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Launcher.java:274) at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:235) at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(ClassLoader.java:302)

Esse erro de UnsupportedClassVersionError já me aconteceu com outros códigos, então fui atrás para descobrir o erro e vi que é uma incompatibilidade entre a versão na qual o código foi compilado e a versão da minha VM.

Utilizando o comando java -version, obtive a seguinte saída:

java version "1.4.2_06" Java(TM) 2 Runtime Environment, Standard Edition (build 1.4.2_06-b03) Java HotSpot(TM) Client VM (build 1.4.2_06-b03, mixed mode)

No entanto, meu JAVA_HOME está numa pasta cujo nome é jdk1.6.0_11. Por que isso está acontecendo? Alguém sabe me ajudar com isso tudo?

Obrigado desde já!

Sua versão do java deve ser inferior ao codigo compilado, use a mesma versão dos terceiros!

esse erro é porque você esta tentando rodar classes sobre versão 1.5.x e tem uma menor, possivelmente é a 1.4.2 que falo.
ainda que a variável JAVA_HOME mostra o JDK 1.6.x a variável PATH deve estar apontando a jdk1.4.2\bin PATH

Olha no variável PATH (se é windows)

Pessoal, obrigado pelas ajudas, mas acabei de ver a besteira no meu pc: a variável de ambiente PATH estava apontando para o JDK do Oracle (que aqui é 1.4) antes de apontar para a pasta correta do Java.

Foi só retirar essas variáveis do Oracle que funcionou perfeitamente. Valeu!