"Update" no mundo Java

8 respostas
webjava
R

Boa tarde pessoal!

Sou desenvolvedor Java, possuo certificação OCJP 6 mas estou a 2 anos “parado” e até hoje só trabalhei com Java “puro” (especificamente para Desktop, usando Swing em um software legado).

Agora pretendo aperfeiçoar minhas habilidades para a web e gostaria de saber de vocês (atuantes no mercado web) quais frameworks/ferramentas devo estudar… Até 2014 o mercado pedia bastante Struts, Hibernate, Spring e JSF 2…

Como andam as coisas agora?

Obrigado!

8 Respostas

Lucas_Camara

Estude JavaEE. Dê foco em EJB 3.x, CDI, JAX-RS, JPA. Estude também JSF (aproveite e veja primefaces). Muito importante também estudar frameworks JS como AngularJS, ReactJS, dentre outros. Para as aplicações web, utilize servidores como: wildfly, glassfish, etc.

R

Alguma sugestão de materiais de estudo? Obrigado pela dica!

javaflex

Para web, vá de Spring Boot com Spring MVC, que segue a mesma linha action based do Struts 2, só que bem mais simplificado. O amarrado JSF finalmente está caindo em desuso para novos projetos.

Hibernate continua sendo o ORM mais usado do mercado. Embora particularmente prefira mais SQL nativo.

Lucas_Camara

Seguem alguns links úteis:

1. Java e Orientação a Objetos
  2. Java para Desenvolvimento Web
  3. Aplicação Web Completa JSF EJB JPA JAAS

Caso você possua pouco conhecimento com java web, recomendo você estudar e criar uma aplicação apenas com JSP + Servlet (depois acesso a banco com JDBC) e depois comece com algum framework.

Como você já possui conhecimento com swing trabalhando em sistema legado, acredito que já deva conhecer acesso à banco também.

Qualquer coisa, só perguntar.

A

Primeiro, eu confesso que nao sei o que o mercado está pedindo (até porque nao sei em que mercado você está).

Mas eu sempre fui meio avesso a esse stack Java EE padrao.