Upload de arquivos

3 respostas
dragunsky

Olá pessoal,

Estou desenvolvendo um projeto “tentando” seguir o padrao mvc, e nao estou conseguindo entender como fazer upload de arquivos utilizando jsp servlet e postgresql.
Li um zilhão de tópicos a respeito de armazenamento de arquivos em banco e tals… mas tudo que encontrei foram mtos codigos mesclados, e nao consegui entende-los e separa-los de forma que pudesse trabalhar da seguinte forma:

jsp - form com campo file para indicar o arquivo
servlet - receber a requisição do jsp e fazer o que nao sei qual será seu papel exatamente.
classeDAO - fazer a inserção do arquivo em um campo Blob na minha tabela.

Que passos devo serguir?
Se é que eu posso trabalhar dessa forma… alguem pode me ajudar?

Desculpe nao ter nada desenvolvido para termos um ponto de partida, mas minha dificuldade é grande.

Desde já agradeço.

Obrigado!

3 Respostas

albertodvm

Fala dragunsky,

Na minha opnião você deveria armazenar o nome do arquivo no banco e na aplicação identificar o caminho completo de onde esta o arquivo…

Seria mais ou menos esta duvida, ou você não estava conseguindo fazer o upload da imagem?

Att,

dragunsky

Opa, obrigado pela atenção albertodvm.

Na verdade no fim do projeto precisarei ser capaz de fazer o upload tanto de imagens quanto de arquivos pdf, de forma organizada utilizando jsp servlet e uma classeDAO.
Falei na utilização do campo Blob pq foi uma sugestao do meu professor (e li tb outros zilhoes de post discutindo as duas opções). Eu poderia sim utilizar o armazenamento atraves de diretorios para imagens, mas o processo seria o mesmo para qualquer tipo de arquivo, como um pdf por exemplo?

E sim, nao estou conseguindo fazer o upload de nem um tipo de arquivo, pq na verdade nao sei qual seria o papel desenvolvido pelo servlet utilizando de forma separada como descrevi no primeiro post. :cry:

vlw ae.

dragunsky

Olá pessoal alguem tem alguma ideia, ou material para indicar? não estou conseguindo resolver meu problema.
Obrigado!

Criado 29 de março de 2012
Ultima resposta 1 de abr. de 2012
Respostas 3
Participantes 2