Upload de foto, como?

6 respostas
M

Fala, galera.

Eu to implementando um site teste aqui em casa… e to com uma duvida… criei uma pasta fotos, para que um usuario em seu cadastro, assim que terminasse o cadastro fizesse um upload de foto que iria direto para o servidor(no caso no meu PC msm,na pasta fotos que criei).

Gostaria de saber como poderia implementar isso… to utilizando JSP aqui no meu site… se alguem disponibilizar algum exemplo ou puder me dar uma luz ficarei muito grato, pois nem tenho ideia como posso proceder.

Forte abraço!

6 Respostas

R

use o vraptor 3

http://vraptor.caelum.com.br/documentacao/downloading/

abs

nellson.maia

Dae cara blza…vc pode usar alguma biblioteca pronta se estiver usando apenas servlets puro…tipo

http://commons.apache.org/fileupload/

Ou se vc estiver usando algo como struts pode ser que já tenha alguma coisa pronta…

Abs

M

Agradeço a todos pela atenção.

Li sobre o Vraptor3 e achei muito bom, mas como sou iniciante, estou enfrentando problemas bobos.

Por exemplo:
Li em um exemplo na web que poderia fazer assim:

que cria-se um form assim:
<form action="files/add" enctype="multipart/form-data" method="post">
 <input name="uploadedFile" type="file" />
 ... outros campos
</form>

e que cria-se um metodo que recebera o arquivo:

@Path("files/add")
private void upload(UploadedFile uploadedFile) {
	String path = "/caminho/arquivo"
        File file = new File(path, uploadedFile.getFileName());
	InputStream stream = uploadedFile.getFile();
	try {
		file.createNewFile();
		IOUtils.copy(stream,new FileOutputStream(file));
	} catch (IOException e1) {
		e1.printStackTrace();
		resultContext.addMessageError("Falha ao fazer o upload da imagem. "+e1.getMessage());
	}
}

Só que ainda não entendi como vou receber o arquivo do uploadedFile para poder trata-lo neste metodo privado, entende?
Tpw no meu JSP o arquivo seria mandado para um Servlet e dae eu enviaria para este metodo privado upload, correto?ou estou falando asneira?hehehe.

Forte abraço!

R

o metodo deve ser publico…

qdo vc submeter o form o arquivo ja é recebido neste metodo do controller como paremtro igual ta no metodo ai é so fazer o que vc desejar.

B

Olá a todos.

Pegando o gancho do topico, também estou com o mesmo problema.

Estou iniciando neste mundo web e to precisando fazer exatamente isso, então surgiu uma duvida.

Quer dizer, que utilizando este codigo citado pelo MkThEbEsT acima, o uploadedfile ja vai AUTOMATICAMENTE para este metodo PUBLICO upload, correto?
Dae… como ficaria por exemplo se em um formulario eu pedisse o Nome da pessoa e uma foto para fazer o upload e salvar o nome e o path da foto no BD.

Eu criaria um servlet que pegasse o nome da pessoa e no servlet chamava o metodo upload pra pegar a foto e dps enviaria os dados para o BD, seria mais ou menos isso?

Agradeço a todos pela atenção.

R

Caso vcs optem por usar o vraptor como controlador MVC, sugiro que leiam a doc:

http://vraptor.caelum.com.br/documentacao/vraptor3-guia-de-1-minuto/

la existem exemplos para todas essas duvidas de vcs

abs

Criado 5 de maio de 2010
Ultima resposta 6 de mai. de 2010
Respostas 6
Participantes 4