Upload via Ajax

3 respostas
spranta

Pessoal, já pesquisei no guj, no google, mas ainda nao descobri como e estou na duvida se realmente é possivel fazer upload de arquivos via ajax. Consegui até fazer a barra de progresso do upload via ajax, mas fazer todo o upload somente via ajax, sem submit na pagina nao consegui, alguem já fez? sabe se é possivel? pode me dar uma dica?
Atualmente estou utilizando o DWR, dai no meu metodo eu obtenho o request

HttpServletRequest request = ExecutionContext.get().getHttpServletRequest();

E entao quando eu faço:

ServletFileUpload upload = new ServletFileUpload(factory);
upload.parseRequest(request);

É lançada exceção dizendo que

Sendo que meu form é enctype=“multipart/form-data” mas esse tipo só é reconhecido quando eu faço submit e nao quando eu invoco o ajax.
Aliás, percebi tbem que via dwr quando busco o request, qualquer getParameter retorna null, acho que isso tem relação com o erro, alguem sabe me explicar isso?
Desde já agradeço a atenção de todos

3 Respostas

otaviofcs

cara, já ralamos muito com isso, e a minha última conclusão é que não dá. Aliás, já vi isso em vários lugares, textos,… Que eu me lembre, você não consegue via ajax mandar um upload multipart…

O que você consegue fazer é declarar um form que faz upload multipart e depois usa um javascript pra fazer o submit (que pode por exemplo estar num frame ou iframe) e com a resposta redireciona para alguma página de resultado (que pode ser dentro de um iframe, por exemplo, para não mudar tudo).

Quer ver mais à fundo, vê como os maiores sites de foto fazem: flickr e ophoto.

A

Fala pessoal,

É o seguinte, o upload com AJAX diretamente não existe, e sim numa bela gambiarra com iframe. Só que existem implicações entre o Firefox e o IE, como sempre, o IE querendo o dele diferente.
Pra mim num ter mais dúvida, baixei o tutorial do site do autor Edson Gonçalves.
QUem quiser, o link é esse daqui: www.integrator.com.br
Em Livros e Downloads, blz?
Bom, pelo menos resolveu pra mim.

[]'s a todos

Pedrosa

Implementamos esse esquema aqui na empresa:

http://www.ioncannon.net/java/38/ajax-file-upload-progress-for-java-using-commons-fileupload-and-prototype/

Criado 27 de junho de 2007
Ultima resposta 29 de jun. de 2007
Respostas 3
Participantes 4