Estou cursando Tecnologo em redes de computadores, e tenho uma materia chamada algoritimo !
na aula passa meu prof passou um exercicio pra resolver em casa que eu nao estou conseguindo me ajudem ai por favor.
5-) Desenvolva um algoritimo em java que calcule e mostre o valor da somatória dos trinta primeiros termos da seguinte série:
Série = 5/1000 - 10/980 + 5/960 - 10/940
eu to começando e nao manjo absolutamente nada e começei por aqui.
então liga pra polícia, bombeiros, defesa civil, eles tratam coisas urgentes ok.
p.s. já tentou resolver? já quebrou muito a cabeça? tá começando a chorar de raiva pq não consegue resolver?
J
jeamsx
Fala ae cara,
O problema do seu código é que o b -= 30; deve ser b -= 20;
E você se esqueceu de quando o numerador for igual a -10 ele tem que receber o 5 de novo
publicclassExercicio5{/* * Criação das constantes * Caso você queira alterar algum parâmetro, só precisará mexer aqui. * */privatestaticfinalintNUM_TERMOS=30;privatestaticfinalintDENOMINADOR=1000;privatestaticfinalintPRIMEIRO_NUMERADOR=5;privatestaticfinalintSEGUNDO_NUMERADOR=10;publicstaticvoidmain(String[]args){System.out.println("Resultado na forma 1 : "+calculo1());System.out.println("Resultado na forma 2 : "+calculo2());}privatestaticdoublecalculo1(){doublesoma=0;doublesubtracao=0;//Soma todos com o numerador 5 for(inti=0,j=DENOMINADOR;i<NUM_TERMOS/2;i++,j-=40){soma+=(double)PRIMEIRO_NUMERADOR/j;}//Soma todos com o numerador 10for(inti=0,j=DENOMINADOR-20;i<NUM_TERMOS/2;i++,j-=40){subtracao+=(double)SEGUNDO_NUMERADOR/j;}//Retorna o valor da 'soma' dos números positivos com os números negativosreturnsoma-subtracao;}//Esse método é praticamente o que você tinha feito, mas com os ajustesprivatestaticdoublecalculo2(){doublesoma=0;intnumerador=PRIMEIRO_NUMERADOR;intdenominador=DENOMINADOR;for(inti=0;i<NUM_TERMOS;i++,denominador-=20){soma+=(double)numerador/denominador;/* * A linha abaixo é a mesma coisa que * if(numerador == PRIMEIRO_NUMERADOR) * numerador = - (SEGUNDO_NUMERADOR) * else * numerador = PRIMEIRO_NUMERADOR * * */numerador=(numerador==PRIMEIRO_NUMERADOR)?-(SEGUNDO_NUMERADOR):PRIMEIRO_NUMERADOR;}returnsoma;}}
J
JuniorMazella
opaaa
obrigado cara eu refiz aki antes de ler o post e tinha dado esse resultado so q tinha usado if…e assim eh bem mais simples porem mais dificil mas obrigado por me ajudar ao contrario desse desgraçado ai de cima