Aí, brother’s!
Dúvida: quando determino a URL do banco numa classe ou método de conexão para o DriverManager utilizando Firebird coloco exatamente o caminho da base de dados da minha aplicação conforme o sistema operacional, não é isso? Por exemplo (no meu caso que utilizo linux, numa máquina que não está compartilhada em rede):
Connection con = DriverManager.getConnection("jdbc:firebirdsql:localhost:/home/linkel/Projeto Java/Banco de Dados/projeto.fdb","SYSDBA","masterkey");
Bom, se isso está definido em tempo de execução, como parte do código nativo da minha aplicação, quer dizer que se eu instalar essa aplicação no windows (quero dizer, ruindous), ele não achará a base de dados da minha aplicação pela diferança na definição do diretório do arquivo .fdb, não é mesmo? Com isso, posso dizer que eu estaria perdendo o atributo MultiPlataforma herdado pela aplicação por ter sido desenvolvida em java, já que essa aplicação sem acesso ao banco perderia o sentido e a função, estou certo?
Pensando sobre isso, tive uma ideia observando o sistema padrão de configuração do linux… Talvez seja como re-inventar a roda, ou talvez seja loucura, não sei, porque não tenho ideia da infiltração disso em java…
A questão: [color=blue]Eu poderia criar um arquivo de texto puro dentro da minha pasta de projeto da aplicação que conteria uma linha definindo qual a URL do banco de dados, para que eu pudesse definir manualmente dependendo do sistema operacional no qual estou instalando minha aplicação, considerando que ela não foi projetada para rodar em rede? Tem como eu programar minha aplicação para ler essa única linha de texto desse arquivo e armazenar numa variável String para fazer uso da URL na aplicação?[/color]
Tenho certeza que tem alguma forma de fazer isso, só não sei como fazer e se é viável fazer!
Alguém tem ideia de como fazer isso? Ou de como resolver esse problema de diferenças de URL?
Considerando que a aplicação fosse projetada para rodar em rede Cliente/Servidor, se a URL estivesse direcionada para um servidor Linux, então eu teria esse problema?
Aguardo suas ideias e opiniões…
T+
valeu!!!