URL do Postgre

Qual é a porta default do Postgre, ele tem alguma database pronta como no mysql(se tem qual é), pois instalei o Squirrel Sql Client no Linux
só que não consigo acertar a URL de conexão com o Postgre e outra, eu não sei em que diretório esta instalado ele, só sei que ele starta sozinho porque coloquei como serviço já que não sei o diretório que ele esta.
Será que alguém poderia dizer em que diretório ele fica?
fico no aguardo!

Desde já agradeço!!!!

Geralmente fica em /usr/local/pgsql ou /var/lib/pgsql
A porta padrão utilizada é a 5432

Não se esqueça que para conectar-se ao banco usando JDBC você precisa setar

tcpip_socket = true

no arquivo data/postgresql.conf

Abraços!

Eu fiz o que vc disse, setei tcpip_socket = true mas mesmo assim ele não conecta. Oque eu faço agora?

qual versão do póstgres você está usando???
é para linux???
se for diga qual distribuição…

dai eu posso te ajudar…

falow

O Linux que uso é o Red Hat 8 e Postgre 7.2.

O postgre que vem por default no RedHat 8 é um saco pra abrir a conexão TCP/IP… va em www.dbexperts.com.br e la pegue em downloads a versão 7.2 deles… se fosse o Conectiva seria bem fácil mas no seu caso eu recomendo que desinstale o postgre que você tem e instale o da dbexperts, ele já vem configurado para TCP/IP além de várias carreções que eles fazem no banco…

falow…

Na verdade… utilizamos a versão do postgres que você citou aqu isaac e nunca tivemos problema algum…

luiz, será que o problema não seria no seu código? Mande ele para a gente ar uma olhada… outra coisa… o site http://jdbc.postgresql.org é util para obter informações sobre o driver

Como que eu faço pra setar a variavel de ambiente PGDATA porque
quando eu tento criar uma database ele não deixa e pede pra configurar essa váriavel?
Viu Carlos, meu problema não é com código ainda, eu estou tentando conectar através do client Squirrel.
Oh os problemas que estou tendo:
Não consigo criar uma database por causa dessa váriavel e porque não sei logar no banco, ou seja, não sei como fazer pra entrar com meu usuário e senha.
Gostaria de saber ode adquirir o utulitário PGACCESS que me parece que uma interface gráfica pra utilizar o banco.
Ele diz também que não posso criar um banco como usuário root.

Por exemplo, para criar uma base chamada teste

useradd teste (usuário do linux mesmo)
createdb teste
createuser teste
su teste
psql

A senha da base eh a senha do usuario do linux :wink:

todo banco postgres tem:

• Um usuário postgres
  • Um database template1

Vc vai conseguir acessar o banco.

Além disso, vc tem que configurar quais máquinas podem acessar o postgres.
Vc especifica isso no arquivo pg_hba.conf.

Normalmente, em /usr/share/pgsql tem vários arquivos de exemplo.

boa sorte!!
Tiago