Usado JMX para monitorar aplicações

Pessoal, bom dia
Estou começando a montar o esqueleto de uma aplicação de monitoramento remoto via JMX e uma das funcionalidades previstas é quando for detectado que o uso de memória está quase no máximo por exemplo, ou qualquer outro problema relativo a performance, que a aplicação envie um email para o administrador do servidor para que ele possa tomar as devidas medidas de
contorno.
Estive pesquisando e sei que dá pra se usar uma biblioteca javax.mail, porém não faço idéia como integrá-la com o JMX
Alguma luz?
Não precisa ser em código, só a idéia já ajudaria bastante!
Agradeço desde já :smiley:

Se for consultar coisas básicas, como consumo de memória heap, melhor usar algo como:

ManagementFactory.getMemoryMXBean().getHeapMemoryUsage();

Ai você coloca isso dentro de um webservice ou método para uma aplicação externa ficar consultando de tempos em tempos.
É aí que vc pode mandar o e-mail através da própria aplicação de consulta. Usando uma das várias opções de biblioteca pra email:

[]s,
Roberto

Uma solução legal, também, é usar o Nagios.

[]'s

No meu caso, como é aplicação empresarial, não dá pra usar softwares de terceiros
Pensei em usar o Jconsole, mas no ambiente onde a aplicação vai rodar a jdk é 1.5 e o jconsole só é extensível a partir da 1.6

[quote=DoninhaV8]No meu caso, como é aplicação empresarial, não dá pra usar softwares de terceiros
Pensei em usar o Jconsole, mas no ambiente onde a aplicação vai rodar a jdk é 1.5 e o jconsole só é extensível a partir da 1.6
[/quote]

Nesse caso vc ainda pode tentar o visualvm:

http://visualvm.java.net/

Talvez exista algum plugin ou funcionalidade para vc produzir alertas via e-mail ou outra saída.

Caso vc não tenha saída pode usar o JMX via Java, que é bem burocrático. Olha um exemplo:

Eu vou checar a visualvm, mas tenho quase certeza de que ela não existe na jdk 1.5
Mas mesmo assim, obrigado a todos
Já estou implementando uma interfacezinha do jmx na mão, vai demorar um pouco mas acho que vai
Valeu!