Sei o básico a respeito de ajax, sei que eu posso fazer requisições enviando somente alguns dados da minha página, fazer um processamento e retornar uma resposta renderizando só o pedaço da página que interessa ser alterado. Ai sei q uma das formas de se transportar esses dados do servidor para a camada de visão seria através de JSON.
Acho que o que está me confundindo bastante é que parece q existem N formas de se fazer e como eu não sou um profundo conhecer nem de ajax e nem do struts 2 eu não to sabendo como fazer.
Deixa eu te explicar mais ou menos o que estou tentando fazer.
tem uma tela de cadastro, até ai normal
um dos campos dela é um autocomplete (pensei em usar o autocomplete comum do jquery, eu já usei ele no struts 1 chamando uma servlet, mas na verdade gostaria de fazer da forma que o struts 2 se adapte melhor).
esse autocomplete é de um funcionário, ao clicar em um botão de buscar, ele me trás todos os dados desse funcionário (pensei em fazer essa lista sendo retornada via ajax dentro de uma div)
quando os dados dele vem, vem junto um campo com intervalo de datas para filtras a partir das avaliações agendadas para o mesmo (essa lista de objetos fica no final da tela e eu tb queria fazer via ajax)
além disso tem o botão submit que cadastra um novo agendamento de avaliacao (esse sim seria um submit comum)
Eu pensei em fazer em ajax pois a tela tem interações com o usuário que me parece que não vai ser viável fazer sem ser por ajax.
Ai eu pensei em uma action para o autocomplete, outra para o ajax que carrega os dados do funcionario, outra para o ajax que carrega os dados da lista de avaliacoes do mesmo e por fim outra para cadastrar a nova avaliacao.
Eu posso estar seguindo um caminho equivocado que pode estar me complicando, por isso aceito sugestões e idéias.
Conseguiu entender mais ou menos o que estou precisando fazer?