Usando API comm

4 respostas
M

Pessoal, baixei o comm.jar Generic de http://www.sun.com/download/products.xml?id=43208d3d, coloquei o comm.jar no classpath da aplicação e ao rodar dá o seguinte erro:

Error loading SolarisSerial: java.lang.UnsatisfiedLinkError: no SolarisSerialParallel in java.library.path
Caught java.lang.UnsatisfiedLinkError: com.sun.comm.SolarisDriver.readRegistrySerial(Ljava/util/Vector;Ljava/lang/String;)I while loading driver com.sun.comm.SolarisDriver

O erro ocorre na linha 2:

1. public SerialCom(){
2.	listaDePortas = CommPortIdentifier.getPortIdentifiers();
3. }

O que pode ser este erro ?

Grato.

4 Respostas

Rodrigo_Vieira_Pinto

Vc está usando qual sistema operacional? A versão do javax.comm que vc baixou é para o solaris.

Mesmo que vc esteja usando solaris, esse erro ocorre porque vc não apontou a biblioteca nativa no CLASSPATH da JVM.

Essa biblioteca vem com um arquivo .jar (comm.jar) e demais arquivos para configuração, além da biblioteca nativa do SO. Vc está usando tudo isso?

Dá uma olhada na seção de tutoriais daqui do guj que tem um falando só sobre o javax.comm, ok?

M

Estou usando Windows XP.

A versão que baixei foi a Generic, entendo que independe de S.O.

Então, foi justamente o tutorial do Guj que segui e já me confundiu logo no início, pq os arquivos que ele cita win32com.dll e javax.comm.properties não vêm com o .zip do Generic!!

Como proceder agora ? já que não tem uma versão para windows disponível para ser baixada ?

Grato.

Rodrigo_Vieira_Pinto

Bem lembrado, a Sun não fez uma nova versão da javax.comm para windows.

Se eu não me engano, antes da versão 3.0, tinha sim versão para windows. Agora só tem pra solaris, unix ou linux.
Essas versões antigas tinham pelo menos um bug no recebimento de dados pela paralela e a Sun deixou claro que não daria mais suporte para windows nessa biblioteca.

Bom, vc tem 2 alternativas:

[list]Procurar versões antigas da javax.comm e testar[/list]
[list]Procurar por bibliotecas alternativas, existem várias[/list]

Ah, se vc baixar não a versão genérica, mas uma versão para um SO específico vem com os arquivos descritos no tutorial sim.

Boa sorte.

M

Saberia me dizer on posso encontrar as versões anteriores ou alguma biblioteca alternativa open source ou free acompanhada te tutorial? procurei no google e não encontrei nada válido!

Valew.

Criado 22 de novembro de 2007
Ultima resposta 22 de nov. de 2007
Respostas 4
Participantes 2