Eu fiz um aplicativo que calcula a média anual das notas de uma turma na escola, vou dar de presente pra minha garota no Dia dos Namorados, ela é professora. É que a grana tá ruim, e não dá pra dar um notebook a ela!
O aplicativo que eu fiz se chama NotasDaTurma.class.
Meu aplicativo não tem banco de dados, apenas facilita a ela no cálculo das médias bimensais. O aplicativo usa duas imagens. Quando eu fiz o aplicativo colocava tudo em um diretório chamado Programas, mas quando eu faço o JAR, eu uso um diretório Java e seu sub-diretório pacoteJar. O arquivo class fica no pacoteJar, mas quando o arquivo .jar é gerado ele fica no diretório Java. Segui o que aprendi nos tutoriais.
Tá funcionando, ontem eu fiz o JAR e rodou legal.
Quando eu fiz ocódigo no NotasDaTurma.java eu declarei as imagens assim:
ImageIcon img1 = new ImageIcon(“foto1.gif”);
e coloquei a imagem em um JLabel. Tudo perfeito, funciona legal, e as imagens ficavam no mesmo diretório do NotasDaTurma.class, por isso ao compilar e rodar eu via tudo, as notas , as médias calculadas e as imagens. Mas, quando eu criei o JAR, não apareciam nele as imagens. O Rafael Cassolato já me alertou ontem do porque, e eu sou muito agradecido a ele.
O que eu preciso saber agora, é se lá no computador do meu “cliente” (minha garota), o que eu preciso fazer lá?
1 - Vou instalar o kit da SUN
2 - vou configurar as variáveis de ambiente, CLASSPATH, etc
3 - Vou criar um diretório Java na raiz do C:
4 - Vou colocar o arquivo JAR nesse diretório Java
5 - Vou colocar as duas imagens .gif nesse diretório Java
6 - Vou criar um ícone na área de trabalho que abra o JAR
Como sou iniciante não sei se isso vai dar certo? Será que minha garota vai falar: “Você é o máximo?”
Me ajudem aí, gente, tem erro, falta alguma coisa? Tô aprendendo tudo aqui com vocês, sei que todos ensinam certo, mas posso estar fazendo errando nas coisas. É isso aí, falta alguma coisa?
Abraço, amigos,
Marco