Eu aprendi a usar JComboBox, usando um vetor com os nomes da lista que aparece no JComboBox. Eu fiz um aplicativo simples, que não usa banco de dados e o meu JComboBox funcionou legal. São nomes de alunos de uma escolinha maternal.
Como não usa banco de dados eu faço assim:
String nomes [] = {"Claudio", "Paulo", "Maria", "Celso", "Ana"};
JComboBox lista = new JComboBox(nomes);
lista.setMaximumRowCount(3);
Esse código faz aparecer na JComboBox a relação dos nomes dos alunos, sem problemas, funcionou legal.
Mas eu fiz um outro aplicativo que usa banco de dados, tem uma tabela chamada Alunos e nessa tabela existem 6 campos, o nome dos alunos é digitado no campo fldNome. (uso fld para lembrar que é field)
Na interface gráfica eu uso JTextField para todo os outros 5 campos, mas para o campo fldNome eu quero usar uma JComboBox. Tudo funciona legal, sem nenhum problema, insere, deleta, atualiza, eu sei fazer, mas eu não sei fazer o código que faz aparecer na JcomboBox os valores do campo fldNome. O que eu desejo é que ao clicar na setinha da JComboBox apareçam todos os nomes dos alunos. Aí o usuário clica em um algum aluno e a localização é feita, e o registro com os 6 campos sobre o aluno pareceria.
Do jeito que meu aplicativo está atualmente, eu estou usando uma JTextField para o campo fldNome, nesse caso, só aparece um nome de cada vez, mas basta eu digitar o nome de um outro aluno e clicar no botão Localiza, ele faz certo, muda o registro, mas o problema é lembrar dos nomes de todos os 45 alunos. Por isso eu desejo trocar por uma JComboBox.
Eu só preciso do código que faz com que apareça na JComboBox a lista com o nome dos alunos, mais nada. Ou seja, o código que substitua aquela …
String nomes [] = {“Claudio”, “Paulo”, “Maria”, “Celso”, “Ana”};
Se você pode me ajudar, agradeço muito.
Abraço, amigos.
Marco