Pessoal estou com o seguinte problema: estou desenvolvendo um aplicativo WEB em JSP que tem uma barra de navegação de registros, semelhante, por exemplo, às páginas do orkut com botões, “primeiro”, “Anterior”, “Proximo” e “Último”.
Fiz a implementação dessa barra de modo “genérico”, ou seja, caso eu crie uma nova página que tenha navegação de registros, basta copiar o código e colar na nova página.
O problema que surge com isso é, por exemplo, se eu quiser fazer alguma modificação nessa bara, pois teria que alterar todas as outras páginas que usassem essa mesma barra para que todas fiquem iguais.
Foi ai que me veio a ideia de usar um include. Criei um arquivo separado apenas para colocar o código que se repete e na página usaria um include para inserir o código.
Ai vem o segundo problema no qual peço a ajuda de vcs. Quando faço isso a barra simplesmente não aparece mais. Não ocorre nenhum erro na página, apenas a barra deixa de aparecer.
Meu aplicativo já faz uso de includes por exemplo em cabeçalhos da página, mas nesse casso apenas há código HTML.
É possível usar o include se o arquivo contiver código java?
Existe outra maneira de botar essa idéia pra funcionar?
Essa é a parte do código que quero pôr no include:
[size=“9”]<!-- Botões de navegação do formulário principal -->
<table border="0" width="100%">
<tr bgcolor="#CCCCCC">
<td align="left" width="150"><font face="Times New Roman, Times, serif" size="2">Página <%=numPage%> de <%=i%></font></td>
<td align="right"> <%
if ((numPage == 1 || numPage == i) && msg != null)
{ %>
<font face="Times New Roman, Times, serif" size="2"><%=msg%></font> <%
} %>
</td>
<td align="right" width="150">
<font face="Times New Roman, Times, serif" size="3">
<input type="button" name="btnPrimeiro" onClick="location='<%=f.getNomePagina(pageContext.getPage().toString())%>?acao=first&numPage=<%=numPage%>'" value="<<">
<input type="button" name="btnAnterior" onClick="location='<%=f.getNomePagina(pageContext.getPage().toString())%>?acao=prev&numPage=<%=numPage%>'" value="<">
<input type="button" name="btnProximo" onClick="location='<%=f.getNomePagina(pageContext.getPage().toString())%>?acao=next&numPage=<%=numPage%>'" value=">">
<input type="button" name="btnUltimo" onClick="location='<%=f.getNomePagina(pageContext.getPage().toString())%>?acao=last&numPage=<%=numPage%>'" value=">>">
</font>
</td>
</tr>
</table>[/size]
Obrigado pela ajuda!!!