Bom dia, pessoal!
Tenho a seguinte situação: uma aplicação roda em estações Windows fazendo uso do ODBC para se conectar a um servidor local (ou seja, no mesmo prédio) com banco de dados MySQL.
Surgiu a necessidade de um acesso externo aos dados contidos nesse banco de dados. A solução mais plausível seria arquitetar o acesso via web a esses dados usando um servidor (IIS ou Tomcat) de modo que o acesso fosse sempre com os dados atualizados e “uptime”.
Entretanto, o mais provável é que, para o acesso externo, não haja disponibilidade de internet, logo, a idéia anterior é desconsiderada.
A idéia, então, foi que o banco de dados, junto com a aplicação, fosse instalado no notebook que será usado externamente.
Não é a melhor maneira, mas é a única a se considerar. (vale citar que nesse PC externo não serão incluídos dados novos, o objetivo é simplesmente a consulta)
Agora, surge o principal: como atualizar os dados de forma simples e prática para o usuário: usar o MySQL Dump (primeiro é executado para exportar os dados, e em seguida executado novamente para a execução na máquina cliente [o PC de acesso externo]).
Dúvida: como eu uso o MySQL Dump? Tem uma maneira prática de eu fazer isso? A aplicação é em Java, logo, eu pensei em fazer uma pequena app (sem GUI) que simplesmente transfere todos os dados para o banco de dados do PC externo.
Alguém tem dica(s) de qual a melhor maneira de executar essa transposição dos dados de um PC para outro?
E, se não for a melhor forma, de que outro jeito é possível?
Desde já agradeço.