Usando o Docker (Com Java) no meu dia a dia

Acabei de fazer um curso de Docker.

Entendi as vantagens do uso. Entendi que posso isolar o meu ambiente de desenvolvimento de forma que outro desenvolvedor também possa compartilhar esse ambiente.

Porém estou em dúvida em como evoluir do meu atual formato de desenvolvimento para o uso do Docker.

Eu tenho tudo instalado, então hoje uso o Eclipse e o servidor configurado também no eclipse, faço as alterações que preciso, mando executar o servidor dentro do eclipse mesmo e pronto… tenho a minha alteração pronta para ver se esta funcionando.

E com Docker? Como vocês fazem? Um exemplo de como vocês usam o Docker com Java no dia a dia seria legal! To meio perdido! Parece que com o Docker eu terei mais passos a fazer, e me questiono sobre a produtividade.

Sao passos a mais pra quem realmente tem necessidade disso, senão vira parafernália desnecessária, atrapalhando mais do que ajudando.

Você deve avaliar se na rotina da equipe existe essa necessidade, não usar só por moda. É legal você aprender, mas a vera aplicar quando realmente tiver um problema que isso resolva.