Pacotes nada mais é do que um esquema de subdivisões de classes. A idéia é similar aos subdiretórios do Windows Explorer, onde temos:
C:/
ARQUIVOS DE PROGRAMAS
WINDOWS MEDIA PLAYER
ou seja, transpondo a idéia para o “Mundo Java”, nada mais é do que um diretório em que residem uma ou mais classes. Visando melhor produtividade, classes que tenham mesmo propósito devem ser agrupadas em pacotes. Vamos a uma prática?
package br.unipe.time;
public class ContaHora // ContaHora.java
{
// seus métodos e atributos
public static void main (String []args)
{
System.out.println("ola mundo");
}
}
No código acima, é criada uma classe chamada ContaHora. Visando organizar todas as classes do meu projeto, resolvi criar um pacote chamado br.unipe.time onde ficarão todas as classes, que eu considere comuns a este nome.
Antes de completar a minha resposta, procure onde sua IDE agrupa todos os seus projetos. Agora abra sua IDE (Eclipse ou Netbeans, por exemplo) e crie um projeto. Na sequência crie uma classe pública chamada ContaHora e copie todo o código acima e compile.
Agora retorne a pasta onde geralmente se encontra os seus projetos. Note que dentro do projeto que você acaba de criar, há diversas subpastas. Pronto, é isso. É criada uma pasta chamada br, que por sua vez possui uma subpasta chamada unipe, que por fim possui a subpasta time. A classe que você criou ( com o nome do arquivo ContaHora.java ) esta lá.
Completando, esta é a maneira que todos nós usamos para organizar as diversas classes de um projeto que criamos.Espero ter ajudado.