Usando package

7 respostas
L

Oi Pessoal, sou novata no mundo java, ainda estou fazendo coisas bem fraquinhas por isso não zoem comigo.

Preciso da ajuda de vocês:
Estou usando duas classes uma chamada Aluno e outra chamada Materia. Ambas estão no diretório c:\br\com\mackenzie e a classe Materia é usada dentro da classe Aluno. A classe Materia compila legal, mas a Aluno da um erro assim:

aluno.java:6: cannot find symbol
symbol : class Materia
private ArrayList<Materia> materias;

ta dificil, ja tentei acho que de tudo. mas deve ser algo muito simples que eu não sei.

Valew pessoal.

7 Respostas

_fs

Para compilar faça:

c:\>javac -cp c:\ Aluno.java

Assim o javac procurará pelas dependências, no caso a classe Materia, a partir da raiz do c:.

R

Verifique se seu CLASSPATH está setado corretamente, no mímino ele deve estar apontando para o diretorio atual, ou seja, SET CLASSPATH=%CLASSPATH%;.;

L

Pessoal,
Já tentei o comando -cp e não deu certo, e o classpath eu configurei de acordo com uma apostila do próprio guj.
Ainda não consegui, será que vocês querem que eu mostre os códigos?

L

Olá,

Será que alguém pode me ajudar a entender pacotes?

abella

Pacotes nada mais é do que um esquema de subdivisões de classes. A idéia é similar aos subdiretórios do Windows Explorer, onde temos:
C:/
ARQUIVOS DE PROGRAMAS
WINDOWS MEDIA PLAYER

ou seja, transpondo a idéia para o “Mundo Java”, nada mais é do que um diretório em que residem uma ou mais classes. Visando melhor produtividade, classes que tenham mesmo propósito devem ser agrupadas em pacotes. Vamos a uma prática?

package br.unipe.time;
public class ContaHora   // ContaHora.java
{
   // seus métodos e atributos

public static void main (String []args)
  {
        System.out.println("ola mundo");

}

}