Usando sockets

Assunto: Aprendendo a criar uma aplicação cliente/servidor.

Você pode ler este tutorial na íntegra em http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.126.1.guj

Por favor, coloque as suas dúvidas e seus comentários sobre este artigo aqui.
Sinta-se livre para fazer qualquer tipo de pergunta, desta maneira você estará nos ajudando e aos outros usuários!

Muito legal e simples, facil de entender o princípio da inplementacao dos sockets.

Agora soh aguardando uma continuação como o prometido, sobre multiplos threads para várias conexoes.

valeu

Obrigado,

em breve ficará pronto um outro material que esplana estes pontos…

:lol:

[]'s

Muito bom , aprendi bastante …
Previsão para um tutorial com várias conexoes?
Grato.

Hao,

Ainda não há uma previsão exata, estou trabalhando nele e vou postar pro GUJ avaliar em breve…

por enquanto, peço pra aguardar…

Muito obrigado!

[]'s

Vou acompanhar de perto , e aguardo com ansiedade. Sempre gostei de fazer programas usando ip , mas devido a algumas dificuldades encontradas no java , acabei usando Pascal Estruturado no Delphi . Mas o java sempre foi meu preferido .

Nunca tinha programado com sockets antes no java, apenas no VB, e não entanto a primeira vista me pareceu muito mais elaborado no java do que no VB. Espero agora um material extra para finalizar essa introdução, valeu pessoal!

Bem, eu queria saber como eu faço para transmitir dados utilizando sockets (acho q é possível, me corrigam se estiver errado…)…

Por favor me dêem um exemplo de aplicação…

valew

Então é um seguinte nunca trabalhei com sockets antes… estive olhando este tutorial e achei muito legal… agora uma dúvida… a conexão cliente servidor eu executei ela e beleza… mas agora como eu faço pra fazer conexão com mais de 2 computadores e contendo apenas 1 servidor… pois desta forma, eu entendi que pra vc tarbalhar enviando e recebendo mensagens terá que ter um servidor e Cliente pra cada máquina pois é o servidor que recebe a mensagem… agora se eu quiser deixar um servidor só em uma máquina como vou receber dados se na minha máquina tiver apenas o Cliente que apenas envia dados cmo vou receber mensagens sem o servidor?

Oi, eu queria saber como q faço no servidor, me retornar um string com o IP da máquina q ele se encontra. Tentei algumas coisas aki mas tudo q tentei me retorna o IP 0.0.0.0

por exemplo:

server.toString(); 

me retorna: ServerSocket[addr=0.0.0.0/0.0.0.0,port=0,localport=5000]

Também ao testar numa rede local deu certo, mas pela internet não consegui, preciso de passar algo adicional?

import java.net.*;
public class Test161 {
    public static void main(String[] args) {
        try {
            InetAddress localaddr = InetAddress.getLocalHost();
            System.out.println("main Local IP Address : " +localaddr.getHostAddress());
            System.out.println("main Local hostname : " + localaddr.getHostName());
        } 
        catch (UnknownHostException e) {
            System.err.println("Can't detect localhost : " + e);
        }
    }
}

Estou cheio de duvidas!!!

Depois que o servidor recebe a mensagens a conexão e encerrada neh?

Eu queria que o cliente e o servidor ficassem um mandando mensagem pro outro até o cliente ou servidor escrever “fim” Como faço cara, nunca vi essas coisas de rede! :frowning: