Usando sockets

11 respostas
Paulo_Silveira

Assunto: Aprendendo a criar uma aplicação cliente/servidor.

Você pode ler este tutorial na íntegra em http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.126.1.guj

Por favor, coloque as suas dúvidas e seus comentários sobre este artigo aqui.
Sinta-se livre para fazer qualquer tipo de pergunta, desta maneira você estará nos ajudando e aos outros usuários!

11 Respostas

hmichel

Muito legal e simples, facil de entender o princípio da inplementacao dos sockets.

Agora soh aguardando uma continuação como o prometido, sobre multiplos threads para várias conexoes.

valeu

L

Obrigado,

em breve ficará pronto um outro material que esplana estes pontos…

:lol:

[]'s

H

Muito bom , aprendi bastante …
Previsão para um tutorial com várias conexoes?
Grato.

L

Hao,

Ainda não há uma previsão exata, estou trabalhando nele e vou postar pro GUJ avaliar em breve…

por enquanto, peço pra aguardar…

Muito obrigado!

[]'s

H

Vou acompanhar de perto , e aguardo com ansiedade. Sempre gostei de fazer programas usando ip , mas devido a algumas dificuldades encontradas no java , acabei usando Pascal Estruturado no Delphi . Mas o java sempre foi meu preferido .

Grinvon

Nunca tinha programado com sockets antes no java, apenas no VB, e não entanto a primeira vista me pareceu muito mais elaborado no java do que no VB. Espero agora um material extra para finalizar essa introdução, valeu pessoal!

J

Bem, eu queria saber como eu faço para transmitir dados utilizando sockets (acho q é possível, me corrigam se estiver errado…)…

Por favor me dêem um exemplo de aplicação…

valew

D

Então é um seguinte nunca trabalhei com sockets antes… estive olhando este tutorial e achei muito legal… agora uma dúvida… a conexão cliente servidor eu executei ela e beleza… mas agora como eu faço pra fazer conexão com mais de 2 computadores e contendo apenas 1 servidor… pois desta forma, eu entendi que pra vc tarbalhar enviando e recebendo mensagens terá que ter um servidor e Cliente pra cada máquina pois é o servidor que recebe a mensagem… agora se eu quiser deixar um servidor só em uma máquina como vou receber dados se na minha máquina tiver apenas o Cliente que apenas envia dados cmo vou receber mensagens sem o servidor?

Tuor

Oi, eu queria saber como q faço no servidor, me retornar um string com o IP da máquina q ele se encontra. Tentei algumas coisas aki mas tudo q tentei me retorna o IP 0.0.0.0

por exemplo:

server.toString();

me retorna: ServerSocket[addr=0.0.0.0/0.0.0.0,port=0,localport=5000]

Também ao testar numa rede local deu certo, mas pela internet não consegui, preciso de passar algo adicional?

T
import java.net.*;
public class Test161 {
    public static void main(String[] args) {
        try {
            InetAddress localaddr = InetAddress.getLocalHost();
            System.out.println("main Local IP Address : " +localaddr.getHostAddress());
            System.out.println("main Local hostname : " + localaddr.getHostName());
        } 
        catch (UnknownHostException e) {
            System.err.println("Can't detect localhost : " + e);
        }
    }
}
R

Estou cheio de duvidas!!!

Depois que o servidor recebe a mensagens a conexão e encerrada neh?

Eu queria que o cliente e o servidor ficassem um mandando mensagem pro outro até o cliente ou servidor escrever “fim” Como faço cara, nunca vi essas coisas de rede! :frowning:

Criado 19 de agosto de 2003
Ultima resposta 20 de mar. de 2008
Respostas 11
Participantes 10