seguinte, não me lembro onde li, talvez tenha sido em algum tutorial aqui do PJ mesmo, eu li que um cara achava um pessimo habito colocar sql em arquivos java, era melhor utilizar um intermediario pra isso, como por exemplo um arquivo XML.
Eu queria saber como o programa em java se comunicaria com esse xml, e se alguem tem algum exemplo pra mim ver como faz isso.
Na minha opinião, colocar código SQL fora do código Java deixar seus programas mais fáceis de se dar manutenção, ou seja, não é preciso compilar o programa novamente cada vez que você altera suas queries, mais sempre é bom usar o bom senso quando utilizar essa prática. Ficar lendo o arquivo toda vez que você precisa consultar uma query não é muito performático, acredito que você pode inicializar um repositório de queries que carrega todas elas na inicilização do programa e deixa elas na memória pra você utilizar.
Você pode usar arquivos em XML ou Properties, eu considero XML mais organizado para tal função.
O mecanismo de comunicação entre o Java e suas queries você pode fazer utilizando um hashMap onde suas queries, previamente carregadas terão um ID que será utilizado para localizar e usar uma query.
Espero tê-lo ajudado.
Z
zackcavaleraPJ
an legal…ajudou sim
eu queria saber isso mais pra ter uma noção de como funciona mesmo, pq eu nao nada de xml e estou começando em java…foi mais por curiosidade mesmo
valeu!!
V
VolneiPJ
Pra você começar a utilizar XML aconselho você dar uma estudada na API JDom, ela é muito fácil e atende muito bem a essa necessidade.