Galera, vamos supor que eu vá desenvolver um programa que terá banco de dados, por exemplo o MySql, e terei pelo menos 5 classes, dentres elas poderia ter a classe Clientes, Produtos…etc…
Todas essas classes terão que fazer alteração, inserção…na base de dados…
Minha idéia é desenvolver uma classe com métodos static para fazer a conexão, e assim, dentro das classes CLientes, Produtos… só chamar a conexão…será que isso funcionaria?
digo isso para não ter que desenvolver em todas as classes a chamada de conexão com a base de dados…e sendo métodos static nao precisaria criar instância da classe conexão…
E sendo um pouco mais “chato”…rs, se alguém puder postar um exemplo simples ficaria agradecido…se não der…obrigado mesmo assim…
Att.
[]s
Procure por algo chamado DAO (Data Access Object), isso é um Pattern.
É uma classe que possui método pra obtenção da conexão com o banco, e métodos para manipulação de dados no banco.
Por exemplo, vc cria o método insereCliente(Cliente client); alteraProduto(int id, Produto produto); e por ai vai, mas dê uma lida sobre o pattern no google que vai ser fácil!! 
Abraço!
==============================
Gustavo Concon
gconcon@gmail.com
Sun Certified Java Programmer
Sun Certified Web Components Developer
Sun Certified Business Components Developer
[quote=“gconcon”]Procure por algo chamado DAO (Data Access Object), isso é um Pattern.
É uma classe que possui método pra obtenção da conexão com o banco, e métodos para manipulação de dados no banco.
Por exemplo, vc cria o método insereCliente(Cliente client); alteraProduto(int id, Produto produto); e por ai vai, mas dê uma lida sobre o pattern no google que vai ser fácil!! 
Abraço!
==============================
Gustavo Concon
gconcon@gmail.com
Sun Certified Java Programmer
Sun Certified Web Components Developer
Sun Certified Business Components Developer
==============================[/quote]
Amigo…então é isso?..Pattern é o nome?..tava esperando a hora pra começar a estudar isso…sempre li algo superficial a respeito…até porque estava me familiarizando com a base do java…muito obrigado pela dica…chegou a hora de saber mais sobre pattern…hehe
Valew
É isso ai cara…
Estudar os Design Patterns é uma boa… Eles promovem soluções eficientes e reutilizáveis para diversos casoas de uso.
No seu caso eu acho que seria legal você conhecer os design patterns DAO(Data Access Object) e VO(Value Object)…
Qualker duvida posta ai… Abraço…
Segue o link do pattern DAO: http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/DataAccessObject.html
Você também pode criar uma classe que te retorne a conexão prontinha, em vez de colocar a lógica de conexão dentro do DAO.