Usar classes de outro projeto

Olá a todos !!!

Bom, este post não é sobre uma dúvida e sim uma tentativa de registrar a solução que encontrei para meu problema em Java e tbm uma oportunidade para os mais experientes apontarem outras soluções para o caso.

Estou estudando desenvolvimento web com Java a algum tempo e agora estou seguindo uma apostila da Caelum que é muito boa. Nessa apostila é abordada a integração do MySQL com Java, a necessidade do Driver de conexão e muito mais. Após isso, o autor fala sobre JSP, Servlets e etc. Em um dado momento, e é aqui que estava o problema, ele nos orienta a cadastrar um registro no banco de dados usando Servlet e JSP, para tal é necessário utilizar as classes de um projeto diferente do atual. Para conseguir tive que proceder da seguinte forma:

1. Criar um .jar do projeto com as classes de conexão ao banco;
    Botão direto no pacote com as classes -> Export -> JAR file

2. Copiar este arquio para a pasta lib do projeto web e adiciona-lo ao Java Build Path
    Copie o arquivo da pasta workspace para “projeto”/web/WEB-INF/lib
    No eclipse, botão direito no projeto web -> Properties -> Java Build Path -> Libraries -> Add JAR’s. Depois disso, vá até o arquivo que acabamos de copiar para pasta lib e adicione-o

3. Como este pacote que acabamos de adicionar ao projeto web precisa do Driver do MySQL (que tbm é um .jar) o passo 2 deve ser aplicado ao Driver tbm.

Antes de chegar a solução, recebi varias mensagens de erro e exceções como java.lang.NoClassDefFoundError que indica que a JRE não esta encontrando a classe que vc esta tentando usar.

Fica a dica para aqueles que estão começando assim como eu.

Abraços.

Parabéns Rafael pela sua contribuição, muito legal sua atitude de postar um solução.

Porém, devo fazer um adendo. Em vários tópicos eu já sugeri que quem está começando com Java faça um esforço e use o comando javac para compilar seus projetos. O fato de fazer “na mão” ajuda muito a fixar o funcionamento do java para buscar classes da qual o projeto depende. Claro que a dificuldade inicial é bem maior, mas em compensação você tem de lidar com muito mais detalhes. Depois de praticar bastante, resolver esse problema em IDE fica bem simples.

De qualquer maneira acho muito válido o seu post. Continue assim.

Obrigado pela força !!!

Gostei da sugestão. Como sou fã dos Unix-like já tenho alguma experiência com o Console e posso afirmar que resolver esse tipo de problema na unha ajuda a entender como tudo funciona.

Depois de escrever o último post, me lembrei de um plug-in do eclipse que usei em um projeto para desktop, ele se chama FatJar e pode ser encontrado no SourceForge. Ele, basicamente, cria um .jar com seu projeto e suas dependências, o que ajuda a evitar o famigerado NoClassDefFoundError. Já existe bastante material sobre ele aqui no Guj e assim fica mais uma alternativa para o pessoal.

Obrigado !!!