Usar classes java no IReport

Bom dia, tenho uma classe java “Data” e dentro dela um método “dataExtensa(Date data)” gostaria de passar um field para esta classe
para que ela me retorne uma data por extenso.

Pesquisei no forum, encontrei alguns posts dizendo q eu teria q criar um jar com esta classe e add no classpath, ok, fiz isso e o ireport não
esta reconhecendo a minha classe, estou usando da seguinte maneira: new Data().dataExtensa($F{dtvenci}) (dentro de uma variável)!

Depois tentei adicionar no classpath o diretorio onde esta a minha classe, tbm não tive sucesso…

Qualquer diaca é válida.
Obrigado!

Olá Paulo!

Minha sugestão é vc deixar o field do seu relatório do tipo data, ai nas propriedades dele vc muda a máscara, ou seja, o estilo que ele aparecerá no relatório. Então seu field se comunicará com o atributo data da sua classe Data.
Existem vários estilos de visualização definidos. Ex.: 01/01/2001 ou 01 de janeiro de 2001 ou 2001/01/01 etc… etc… etc…

Espero ter ajudado…
Guilherme

Olá Guilherme, o meu field ja esta como date, o que acontece é q o que eu preciso não está entre as mascaras disponíveis no IReport
por exemplo a data: 04/10/2012 ficaria (quatro de outubro de dois mil e doze),
é isso que minha classe esta fazendo só não estou conseguindo acessa-la :frowning: