Usar dois frameworks web no mesmo projeto

Olá a todos, em uma discurssão com um colega ele me falou que iria trabalhar em um projeto web e que nesse projeto iria fazer uso de JSF e Struts, disse que não gostei da idéia já que não via razão para se utilizar dois frameworks web no mesmo projeto. Mas de repente me veio uma dúvida e gostaria da opinião de vocês.
Há alguma ocosião em que vocês enxergam a necessidade da utilização de dois frameworks web em um mesmo projeto?
Particularmente para mim isso só deixa o código maos complexo e cheio de gambiarras.
Ficaria feliz se alguem desse sua opinião :grin:

bom no teu caso provavel que você irá integrar com o Struts 1 para poder utilizar o Tiles do Struts( gerenciador de layout ) já vi muita gente usando isso…

bom ao meu ver não existe a necessidade… no caso poderia talvez ser feito a integração entre JSF e Sitemech( que é um framework específico para gerenciamento de layout, não é um MVC )

o mesmo mesmo seria fugir do JSF hehe e usar o Struts 2 :wink:

vc pode integrar Struts, pra ajuda-lo a implementar o conceito MVC,

usar Hibernate, para persistencia de bancos…

tem muito jeito de se integrar frameworks ae…

Olá information_hunter, beleza ?
Respondendo a sua pergunta nem sempre tem necessidade de se integrar dois ou mais frameworks web em um mesmo projeto. Mas fazendo isso, em certos casos você acaba ganhando em produtivida.
Por exemplo, poderiamos em um projeto integrar, JSF, Struts, Hibernate e Spring.

JSF - Seria para a camada de apresentação
Struts - Para a camada de controle
Spring - Faria a injeção de dependencia
Hibernate - para a camada de persistência.

Não existem gambiarra, e sim integração entre frameworks.
na minha opinião, Struts e JSF, seria uma combinação perfeita…
Abraços

Assim, a integração com Spring e Hibernate eu conheço e acho interessante porque tratam de coisas diferentes, mas com struts eu ainda acho um pouco estranho.
De qualquer forma gostei da sua resposta, é uma perspectiva interessante.
Mas ainda sim com o uso de JSF vc ainda pode utilizar MVC, entretanto vc não é obrigado a seguir essa prática.
Valeu a todos pela participação :lol:

Assim, eu pesquisei no Core JSF e lá eles ensinam com integrar o JSF com o struts, mas para usar os validadores do struts.
Quanto a questão co controlador eu acho q no JSF já existe um servlet que faz essa função.
Vou pesquisar um pouco mais, de qualquer forma valeu a todos pela ajuda :slight_smile: