Usar o youtube como plataforma de hospedagem de videos pros meus sites?

Estou estudando sobre o uso de videos na HTML5, e pesquisando plataformas de hospedagem para coloca-los em sites futuros.

É interessante mandar os videos para o youtube no modo que apenas quem tem o link pode ver, e após isso incorporar no site…

Ou usar plataformas pagas como o Vimeo?

Se um ou outro, por quê?

Não entendi bem a pergunta, de que forma você quer restringir a visibilidade dos vídeos?

Sua ideia é colocar os vídeos no Youtube, mas restringir quem pode vê-los? A opção “Não listado” oculta do canal e da busca, mas se uma pessoa tiver o link, ela pode acessar e compartilhar livremente, como diz o texto logo abaixo.

Se for apenas para certas pessoas, você precisa definir seus vídeos como privados, e usar a opção compartilhamento privado, informando as contas que podem acessá-los (vide Como compartilhar vídeo privado do YouTube | Tekimobile ). Mas você não pode incorporar um vídeo privado a um site externo, somente não listados e públicos. Não conheço muito de outras plataformas, mas aparentemente isso é possível no Vimeo sim (ter vídeos privados linkados em um site externo).

Abraço.

1 curtida

Quero fazer sites, e quando houver videos, incorpora-los de uma hospedagem como o Youtube e o Vimeo.
Porém o Youtube é grátis e o Vimeo tem preços bem altos…

Caso o cliente não queira que o video do seu site fique público no youtube, pensei em criar um link privado com a opção não listado e incorpora-lo.

O que quero mesmo saber é usar o youtube é uma escolha profissional e ética, ou seria melhor usar uma hospedagem paga como o Vimeo, mesmo que seus valores sejam altíssimos…?

Não acho que seja uma questão de ética, mas sim de dar opções a quem usa.

Em vez de ficar tentando definir o que é ético a se fazer, e escolher entre um ou outro, adicione ao sistema do site suporte às duas opções (ou mais) de hospedagem de vídeos, e deixe o cliente escolher o que quer usar. Assim, se ele quiser usar Vimeo pago, ele terá que linkar a conta dele no site, e configurar pra permitir esse acesso. O custo da conta paga do Vimeo passa a ser do seu cliente, não seu. Seu trabalho deve ser tornar a opção possível, não decidir pro seu cliente o que ele pode ou não usar.

Abraço.

1 curtida

Ótimo, vlw