Pessoal, estou projetando uma aplicação onde irei usar a abordagem DDD. No site da SUN existem um exemplo que explica como usar mais de um banco de dados em uma aplicação aplicando o Design Pattern DAO, como eu posso fazer
o mesmo usando DDD? ou seja Repositories … BLÁ, BLÀ?
A minha aplicação será divida em duas. Um será feita em Swing, será o aplicativo de vendas chamado PDV. esse já decidi, ou usar ORM-> JPA/Hibernate ou JPA com toplink.
Agora minha aplicação principal, estou com medo de usar ORM, porquanto vai existir regras de negocio complexas, e com certeza as minhas Querys serão complexas. será que O JPQL ou HQL suportaria…tal complexidade?
e em termos de performance. será que com JDBC puro… não seria mais rápido gerar um relatorio de 400 mil registos do que utilizar JPQL/HQL ?
Então sebastião, atualmente trabalho com um software que tem uma grande massa de dados nos relatórios e ela é feita utilizando JDBC, na época preferimos devido a questão da performance do JDBC com grandes massas de dados ser melhor do que as dos frameworks ORM.
Mas é possivel também utilizar os ORM para trabalhar com grandes massas de dados, claro que para isso as instruções HQL ou JPQL vão ter que ser muito bem analisadas e também o controle de cache vai ter que ser implementado.
Bom como já trabalhei com ambas as arquitetura para grandes softwares sugiro você utilizar a persistencia que você e a equipe de trabalho tenha mais facilidade para resolver problemas, por exemplo, caso você domine os frameworks ORM poderá optar por eles, mas caso tenha dúvidas opte pelo JDBC, porque com ele é certeza que a performance será mais fácil de ser melhorada em caso de lentidão no software.
Falou.
sfidencio
Caio Vinicius:
Bom dia
Então sebastião, atualmente trabalho com um software que tem uma grande massa de dados nos relatórios e ela é feita utilizando JDBC, na época preferimos devido a questão da performance do JDBC com grandes massas de dados ser melhor do que as dos frameworks ORM.
Mas é possivel também utilizar os ORM para trabalhar com grandes massas de dados, claro que para isso as instruções HQL ou JPQL vão ter que ser muito bem analisadas e também o controle de cache vai ter que ser implementado.
Bom como já trabalhei com ambas as arquitetura para grandes softwares sugiro você utilizar a persistencia que você e a equipe de trabalho tenha mais facilidade para resolver problemas, por exemplo, caso você domine os frameworks ORM poderá optar por eles, mas caso tenha dúvidas opte pelo JDBC, porque com ele é certeza que a performance será mais fácil de ser melhorada em caso de lentidão no software.
Falou.
Caio, entendi, mas tem como eu acessar mais de um banco de dados usando api de jdbc em cima da abordagem DDD (domain, driven, design.?.
Você usa o modelo tradicional? DAO’s …etc…etc. GoF.??