Olá a todos, eu gostaria de saber se o uso de uma framework para desenvolvimento web como jsf, mentway, etc … É realmente importante ou é fator de escolha do desenvolvedor, pois eu tenho que fazer um software de controle de estoque e precisaria saber se usar uma framework irá deixar o meu software com uma melhor qualidade.
Framework por si só nao provê qualidade a seu software, ele serve para agilizar o processo de desenvolvimento, melhor separaçao das classes por funcionalidade, separaçao em camadas (visão, controle e modelo), reaproveitamento de código e uma forma mais “elegante” de se programar. Mas isso tudo só será possível depois q vc tiver um bom conhecimento sobre um determinado framework e souber extrair as funcionalidades q lhe convem sem te confundir mais.
Quanto a qualidade do seu software, isso dependerá muito mais dos seus programadores e analistas do que de uma tecnologia.
Abraços!
glaucioguerra
Complementando o que o TiagoFoil disse:
Depende muito da complexidade do seu sistema. Muitos aconselham não utilizar MVC para sistemas pequenos, já que a compexidade de configuração do framework pode ultrapassar a do próprio sistema.
Eu trabalho com muitos sistemas, mas todos de complexidade relativamente pequena, mas nem por isso eu não utilizo MVC nos sistemas que desenvolvo. A organização e a facilidade de manutenção para mim já é um ganho enorme comparado com a complexidade de utilização de um framework. Principalmente quando você utiliza o Mentawai, onde a curva de aprendizado é bem pequena.
Um abraço!
F
fghack
glaucioguerra:
Complementando o que o TiagoFoil disse:
Depende muito da complexidade do seu sistema. Muitos aconselham não utilizar MVC para sistemas pequenos, já que a compexidade de configuração do framework pode ultrapassar a do próprio sistema.
Eu trabalho com muitos sistemas, mas todos de complexidade relativamente pequena, mas nem por isso eu não utilizo MVC nos sistemas que desenvolvo. A organização e a facilidade de manutenção para mim já é um ganho enorme comparado com a complexidade de utilização de um framework. Principalmente quando você utiliza o Mentawai, onde a curva de aprendizado é bem pequena.
Um abraço!
Obrigado a todos, quanto ao mentaway onde encontro um tutorial em português? :oops:
só com a documentação do site mesmo você se vira legal…como ja disseram aqui…a curva de aprendizado do mesmo é pequena…além do framework ser bem bacana…
só com a documentação do site mesmo você se vira legal…como ja disseram aqui…a curva de aprendizado do mesmo é pequena…além do framework ser bem bacana…