Usar try and catch para valores vazios

Boa tarde pessoal, mais uma vez estou aqui em busca de ajuda, tenho um trabalho web q cadastra disco e musicas, ele utiliza hibernate,jsf,
ele cria um listbox dos discos inseridos no bco de dados mysql, porém ele esta aceitando eu cadastrar sem preencher os campos, sei q tenho q utilizar o try and catch, mas nao sei como

sou iniciante em java entao desconheço de muita coisa, me desculpem se falei alguma besteira acima, mas sou leigo no quesito.

No try catch você irá tratar algo, no seu caso eu entendi que você quer que valide seu formulário caso algum campo esteja vazio, então nesse caso vc irá usar um “if”, claro que estou fora do contexto em que vc está desenvolvendo pois para esses casos existem muitos tipo de implementações.

Um raciocinio simples

try{

if(campo == null){
     //este campo é obrigatorio
     //retorna mensagem
  }

}catch(Exception){
  //trata erros
}

Você não precisa necessariamente adicionar o try/catch para isso, pode fazer somente a verificação se a string está ou não vazia, para isso pode inclusive utilizar a classe StringUtils do pacote Commons-lang, já deve ter esse pacote no seu projeto basta utilizar o metodo isEmpty deste metodo, ele já verifica se sua string é nula ou vazia e a partir disso você trata e retorna uma página de erro para o usuário