Usar variável do javascript no contexto

Olá galera, a minha duvida está meio complicada vou colocar os códigos e ir explicando oque preciso.
bom tenho um select e queria pegar o valor que foi selecionado com o javascritp e setar em uma variável e usa-la mais afrente como parametro Ex:

HTML

<form name="form1">
     <select name="pessoa" onchange="teste();">
            <option value="1">João</option>
            <option value="2">Maria</option>
            <option value="3">Ana</option>
     <select>
</form>

JavaScript

function teste(){
      var numPessoa = document.form1.pessoa.value;
}

JavaScript

<script>
var link;
link = '<a href=pagina.jsp?p='+ colocar aqui a variável numPessoa +'>'
</script>

Alguem sabe como eu poderia fazer isso??? valew!

Declare a variável numPessoa fora da function ex:

var numPessoa;
function teste(){
      numPessoa = document.form1.pessoa.value;
}

Ai você pode utilizar essa variável em qualquer lugar que tenha sido feito depois da declaração da variável

&lt;script&gt;
var link;
link = "<a  + numPessoa + ">"
&lt;/script&gt;

posi é,Naruffy eu ja tinha lido algumas coisas explicando isso mas eu fiz e não deu certo pode ser que eu tenha escrito algo errado, amanhã eu vou testar de novo desse jeito pra ver de roda mas de qualquer forma valew a ajuda!

pow acho que devo estar passando alguma coisa batido pq eu fiz como vc falou e n deu certo, mas vou tendando aqui, valew!!!

é realmente, já tentei de tudo que é jeito mas não funcionou desse jeito tipo, ele só está pegando o valor que eu inicializo a variável… e é estranho que já li em uns 5 artigos que explicavam isso, todos falavam a mesma coisa só que não deu certo do mesmo jeito… srsrsr estou começando a ter uma certa resistência ao javaScript (Pra não dizer Ódio rsrsrs)

Faz o link chamar uma funcao e ele busca o valor selecionado pra compor a url.

e entro da própria function js vc chama a url já composta.

opa valew Anderson Leite, realmente foi melhor mesmo fazer desse jeito brigadão galera valew a ajuda