Use a Cabeca JAVA ou SJCP5 da Katty?

Qual vcs recomendao pra passar na OCJP?

Eu vou fazer pro java 5 mesmo… pelo fato de ser o mais usado ainda… e tbm pq é em pt-br.

Se você já tem um certo conhecimento / experiência em Java, eu recomendo o da Kathy. Considero ele mais como uma revisão geral de tudo. O Use a Cabeça é mais pra aprender Java mesmo, tendo como objetivo final a certificação.

Sem duvida o SCJP5.

Sério? Onde q vc viu essa informação? Até hoje ou eu vejo o 4 ou 6.

Concordo em gênero, número e “degrau”!

SCJP5 o mais recomendado …

Pq? Onde que tem isso?

Serio, ninguem fala pq! O.o

Então, os dois tem objetivos diferentes. É claro que você pode ser fora da lei e ler o Use a Cabeça e fazer a prova da certificação tranquilão. Ou aprender pelo SCJP5(vai que… né?).

O Use a Cabeça eu não tenho, mas já ouvi falar, já li algumas (boas) partes dele. É mais pra quem tá aprendendo a linguagem em si. Um livro ótimo.

O SCJP5 já é mais pra quem já sabe e quer estudar exclusivamente pra certificação(ou não sabe e quer estudar pra certificação… também acontece). O início dele é bem básico, mas ele pega no pé exatamente nas questões do exame, dá dicas sobre o que pode cair, ou seja… acaba sendo uma grande mão na roda.

Não sei porque diabos ele é o mais recomendado, mas eu tenho o SCJP6 e gosto bastante dele. Talvez eu acabe lendo mais alguma coisa no meu caminho pra tirar a certificação, daí posso dizer se ele é o melhor ou não, mas… ele geralmente é o mais recomendado mesmo.

(E sem ser chata… te diria pra fazer do java 6, até porque o 7 já tá ai. Se quiser pegar um exame mais antigo, tem o de java 4. Mas não acho que o de Java 5, especificamente, tenha alguma vantagem)

Para a certificação com ctz sem sombra de duvida SJCP5 “Porque ele foca na prova e da dicas sobre ela” totalmente voltado para a prova
o USE A CABEÇA JAVA - Ensina java de uma maneira leve e agradável é um ótimo livro por sinal.

Para a prova - SJCP5

Aprender java de uma maneira leve - Use a Cabeça java

Att

Eu sei que o Livro do 6 tem uns erros de digitação.

A única vantagem que vejo em se fazer a 5 ao invés da 6 é que a 5 tem em PT.

Mas na moral? Fiz a da 6 e só vi necessidade de inglês bom em 2 ou 3 questões…

Conheço pessoas que fizeram a prova de certificação, SIM - A PROVA OFICIAL, e encontraram erro de digitação e nas questões tb.

Muito mais vantajoso fazer a do 6 em inglês viu.

infelizmente nao tenho confianca no meu ingles ainda pra encarar um lance desse… ;/

Pessoal onde eu fico sabendo os locais onde eu posso fazer a prova?
acabei de comprar o livro no ML por R$60,00 usado… mas pareceu bem novinho :slight_smile:

[quote=faeldix]infelizmente nao tenho confianca no meu ingles ainda pra encarar um lance desse… ;/

acabei de comprar o livro no ML por R$60,00 usado… mas pareceu bem novinho :)[/quote]
Na hora que você paga pela prova vc já marca o local.

[quote=jakefrog][quote=faeldix]infelizmente nao tenho confianca no meu ingles ainda pra encarar um lance desse… ;/

acabei de comprar o livro no ML por R$60,00 usado… mas pareceu bem novinho :)[/quote]
Na hora que você paga pela prova vc já marca o local.[/quote]

ainda nao vou pagar a prova… so vou pagar a prova daqui uns 4 meses… depois de ler o livro pelo menos umas 2x
to nesse momento com o Servlets e JSP (Use a Cabeca)… simplismente a melhor didatica que eu ja pude ver… to terminando e ja vou reler ele denovo… de tao gostoso que é rs…

Doido pra que o livro chegue logo pra destrichar ele todo rs.

Sou de São Luis - MA
Tomara que tenha postos aqui proximo… fiquei sabendo que tem em BELEM… mas nao é certeza!

Uns? Eu achei um montão :lol:

Mas nada que cause um ataque cardiáco.

Sobre fazer ou não a prova em inglês, eu dou a seguinte dica. Estude, mesmo que no livro em português, e faça o simulado do CD que acompanha o livro. O simulado é apenas em inglês, se conseguir entender as questões e respostas em inglês do simulado, você com certeza vai entender as questões da prova.
Todos simulados são em inglês, então…

Apesar de certo receio no começo, eu comprei o SCJP 6 em inglês, visando a prova em inglês.

É bom porque acaba estudando um pouco inglês também. :roll:

Acho que um teste que pode ser feito é sair lendo o javadoc de algumas classes. Se conseguir entender boa parte, então seu inglês já está mais do que suficiente.