Uso de getClass().getResource para arquivos de áudio e vídeo

Prezados amigos,

Estou desenvolvendo uma aplicação onde utilizo recursos como textos, áudios, imagens e vídeos, todos padronizados para utilização dentro do sistema (textos e áudios informativos, imagens em botões, pequenos clipes de vídeo para demonstrações).

Pretendo criar um JAR da aplicação para distribuição, e a estrutura de diretórios está conforme abaixo:

C:\
+- aplicacao
      +--- ajuda
      |      +--- htm
      |      +--- JavaHelpSearch
      +--- audio
      +--- cursos
      |      +--- 0001
      |      +--- 0002
      |      +--- 0003
      |      +--- ....
      |      +--- ....
      |      +--- ....
      +--- imagens
      +--- jmfsample
      +--- lib
      +--- textos
      +--- videos
      +--- temp

Encontrei informações na Internet sobre o uso de getClass().getResource() para recuperar algum recurso a ser disponibilizado para a aplicação, conforme o trecho abaixo, que funcionou 100% para imagens nos botões de uma barra de ferramentas:

imageIcon = new ImageIcon(getClass().getResource("/imagens/ins_top_txt_fin_32.png"));
button = new JButton(imageIcon);

Mas não estou conseguindo o resultado desejado para capturar o nome de arquivos de áudio (.wav) e passar para um método em outra classe, responsável por reproduzir o respectivo arquivo de áudio.

Da forma conforme está codificado abaixo, funciona:

public Aplicacao()
   {
	super();

sap = new SimpleAudioPlayer();

sap.play(".//audio//abertura3.wav");

criarFormulario();
	this.setVisible(true);
   }

Porém gostaria de utilizar getClass().getResource(), conforme codificado abaixo, mas não funciona:

private URL recurso = null;
private String arqAudio = null;

public Aplicacao()
   {
	super();

sap = new SimpleAudioPlayer();

recurso = getClass().getResource("/audio/abertura3.wav");
	arqAudio = recurso.toString();

sap.play(arqAudio);

criarFormulario();
	this.setVisible(true);
   }

Gostaria que mesmo pudesse ser feito para os arquivos de texto e para os vídeos. Mas por enquanto, estou quebrando a cabeça com o áudio…!!!

Alguém aqui no fórum poderia dar uma ajuda?

Agradecendo antecipadamente a atenção,

Augusto Cesar