Estava lendo no JRoller um daqueles blogs algumas críticas ao Java 5, e o cara dizia numa parte que “…existe uma tendência em se ter uma interface para cada classe…”, o que me deixou atônito.
Isso existe? Realmente existe uma tendência dos programadores atualmente a simplesmente ignorar qualquer sentido que um diagrama de classes possa ter e usar uma interface para cada classe do sistema? Talvez porque o IDE gere tudo automaticamente?
Uma pessoa que faz isso não deveria ser proibida de chegar perto de um computador? Isso não parece mais com algo que “uma criança de 5 anos brincando de desenvolver sistemas” faria?
Você podia fazer a gentileza de postar a URL desse tal blog no JRoller? Só por curiosidade.
Thiagosc
Eu não sei qual é a URL. Não costumo acessar blogs e não faço coleção delas. Tentei achar o site mas não era aquele que eu tinha em mente.
Foi por algum lugar daqueles links do JRoller.
T
thingol
Acho que a seguinte query do Google pode lhe ajudar:
interface class site:jroller.com
Eu também tentei achar o tal post que você mencionou, mas como não sei o contexto, fica um pouco difícil achar para poder comentar o resto.
dudaskank
Atônito eu fico vendo as pessoas escrevendo “Você podia fazer a gentileza de postar a URL desse tal blog no JRoller? Só por curiosidade.” e ganhar 5 estrelas! Nada contra o thingol, aliás pelo contrário…
Mas enfim, acho que o desenvolvedor pensa “quem sabe um dia eu não faça uma implementação X disso aqui”, aí ele já coloca tudo separado na interface. Talvez ele nunca implemente novamente aquilo, mas se um dia ele precisar, já vai estar lá pronto para implementar… sem precisar perder tempo pra refatorar tudo.
Sei lá… heheeh
flw
Thiagosc
Eu eu nem sabia que existia esse negócio de “estrelinha”. Pelo visto o que pessoal sabe mesmo é digitar coisas no Google, pensar nem tanto.
T
thingol
Voltando ao que o Thiago tinha mencionado.
Nunca vi ninguém definindo uma interface para cada classe; isso parece coisa de quem pensa que tudo é EJB 2.0. (Quando você começa a programar muito com EJB 2.0 você acaba pensando desse jeito mesmo )
louds
Eu vejo isso acontecendo sim, e concordo contigo thiago, essas pessoas não deveriam ser permitidas de ter acesso a um computador.
Mas como na maioria dos casos, ou o cara não sabe o que é uma interface ou usa a rodo, então fica dificil alocar recursos suficientes p/ qualquer projeto. É aquela velha história: na média, a maioria é mediocre.
Luca
Olá
Não fui eu quem deu as 5 estrelinhas mas bem que poderia ter sido. O Thingol quando coloca alguma coisa de algum lugar sempre tem o cuidado de citar a fonte. Porque a gente tem que ser condescendente com alguém que joga alguma coisa no ar dizendo que leu não sei onde sem citar a fonte?
Sobre o assunto do tópico…
Participei de um projeto que os caras tinham feito assim: uma interface para cada classe. Na verdade os desenvolvedores pensaram que interface era igual arquivo include do C.