Uso de XStream para ler XML e montar a árvore de objetos

Olá pessoal,
Estou com um pequeno problema… estou lendo um documento XML e estou querendo preencher alguns objetos a partir desse XML. Pesquisei um pouco e achei o XStream para fazer isso. Porém meu problema é que eu não preciso da grande maioria das tags do XML para montar essa árvore de objetos. É possível fazer esse filtro com o XStream, pegando do XML somente tags específicas? E se for possível, como eu faço isso?
Obrigado!

por que você simplesmente não deixa o xstream mapear o objeto todo e depois simplesmente só usa o que você precisar???

claro que isso fará a aplicação ficar um pouco mais lenta, mas qual a quantidade desses XMLs que será lida? afinal de contas na maioria dos casos, para nós humanos a diferença de tempo é imperceptivel…

se faz muita diferença assim o desempenho, eu te indicaria usar a api dom do proprio jdk para ler esse xml, além de ser um pouco mais rápida, você pode ir direto na tag que você quer… mais o desenvolvimento é mais dificil…

É porque o XML que eu leio é de uma outra ferramenta, e ele gera muita coisa (por exemplo, um dos arquivos que eu tenho aqui tem mais de 3500 linhas), sendo que eu usaria no máximo 10% disso… então acho que seria pesar muito a aplicação.
Queria usar o XStream pela facilidade de uso, pois com o jdom eu teria que percorrer toda a árvore na busca dos elementos e montando meus objetos.
Mas valeu pela dica :slight_smile:

Encontrei nesse tópico a sugestão de utilizar um conversor para isso, mas não consegui entender como faz isso. Alguma sugestão?
Obrigado!