Uso do JTable para exibir dados do MySQL

4 respostas
gilsonsbf

Ola pessoal blz?
Eu nao sei por onde começar ai mostrar os dados no JTable do banco MySQL.
Por enquanto eu irei continuar a pesquisar, mas peço ajuda de todos ai
do fórum blz?

FLW!!!

4 Respostas

Zakim

uma unica pesquisa no guj sobre JTable, será o suficiente para contruir uma mega tabela completa. :stuck_out_tongue:

ViniGodoy

Comece aprendendo a fazer um TableModel:
http://www.informit.com/articles/article.aspx?p=332278

Esse artigo é excelente e já vai te dar uma boa noção por onde começar.

superRuiz

Vou aproveitar o tópico, pois tenho o mesmo problema =D

Contexto
Estou criando uma aplicação para ajudar meu pai com uma lojinha. Esta aplicação vai gerenciar o estoque e contabilizará as vendas.

Os itens do estoque são exibidos numa tabela. Esta tabela usa a classe DefaultTableModel e recebe um array com dados retirados do banco de dados.

O problema
é o seguinte: quando cadastro um novo item no estoque, a tabela de estoque não atualiza.

Informações adicionais
Possuo uma classe que faz consultas no bd. Nesta classe, criei um método get que retorna um array bidimensional que é colocado no table model.

Declaro e inicio a tabela no próprio painel principal, usando os getters da classe de consultas.

Ja tentei criar um botão que ao ser clicado, chama o método fireTableDataChanged(). Porém a tabela não é alterada.

(Ja tentei repaint na table, ja tentei revalidate e umas gambiarras. Não funcionou :smiley: )

estou no aguardo!
obrigado!

ViniGodoy

superRuiz:

Os itens do estoque são exibidos numa tabela. Esta tabela usa a classe DefaultTableModel e recebe um array com dados retirados do banco de dados.

Não use o DefaultTableModel. Ele só dá dores de cabeça, é pouco orientado a objetos e deixa o seu código pouco encapsulado.
Leia também o artigo ali em cima e você vai ver que trabalhar com tabelas ficará 100% mais fácil.

O ideal é você ler do seu banco de dados e, ao invés de retornar um array de strings, retornar uma lista de objetos. Esses objetos implementam e validam as regras de negócio. Existem frameworks pronta para fazer esse mapeamento objeto/relacional, como o Hibernate.

Isso garante um sistema limpo, seguro e muito menos sujeito a erros.

Criado 29 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 3 de mar. de 2008
Respostas 4
Participantes 4