Pessoal, estou iniciando um projeto que possui o seguinte foco:
Um cliente entra em contato com a atendente do depto. Cobrança e solicita algumas informações sobre o seu débito, ela consultará o sistema ‘A’. Em seguida, o mesmo pede para confirmar os seus dados cadastrais, então será necessário consultar o sistema ‘B’.
A idéia é criar uma interface única, onde a atendente solicitará a consulta dessas informações e será feita a busca em todas as fontes de dados dos sistemas envolvidos, em seguida apresentará os dados desejados em um único front-end.
Minha dúvida é:
[color=“red”]Utilizar WebServices neste projeto, é recomendado?[/color]
Obs.: As fontes de dados estão em SQLServer, Access e Excel (até o momento, pois o projeto tende a se expandir).
Esses Serviços estarão todos no mesmo servidor? Esses serviços são feitos pela mesma empresa? Detalhe um pouco mais.
Acho que vc não vai precisar…
[quote=“rcmsj”]Pessoal, estou iniciando um projeto que possui o seguinte foco:
Um cliente entra em contato com a atendente do depto. Cobrança e solicita algumas informações sobre o seu débito, ela consultará o sistema ‘A’. Em seguida, o mesmo pede para confirmar os seus dados cadastrais, então será necessário consultar o sistema ‘B’.
A idéia é criar uma interface única, onde a atendente solicitará a consulta dessas informações e será feita a busca em todas as fontes de dados dos sistemas envolvidos, em seguida apresentará os dados desejados em um único front-end.
Minha dúvida é:
[color=“red”]Utilizar WebServices neste projeto, é recomendado?[/color]
Obs.: As fontes de dados estão em SQLServer, Access e Excel (até o momento, pois o projeto tende a se expandir).
Como o uso de Web Services é um “pouco” pesado (um pouco é modo de dizer, é bastante pesado), é aconselhável usá-los apenas quando você precisa integrar com outros sistemas externos, ou quando você tem de integrar com ambiente .NET.
Ainda tem aqueles problemas de segurança, autorização etc. que você precisa ver também.
Veja alguma documentação sobre Web Services.
Quando você vir a placa de um carro à sua frente começando com DII e se lembrar de Web Services, então você saberá que está começando a entender Web Services.
Não. A aplicação deverá acessar 3 servidores, até o momento.
Não. São fontes de dados distintas de fornecedores distintos.
Trata-se de um sistema para atendentes do SAC, que se integrará ao CRM já existente. Afim de agilizar a busca de informações será criado uma interface única que integrará o sistema de controle financeiro do cliente (cotas pendentes, demonstrativo financeiro, etc …), um ERP que possui seus dados cadastrais e a planilhas financeiras.
O sistema não se limitará a 2 ou 3 opções, será utilizado por toda a empresa (ao todo ± 500 funcionários e 30 departamentos) e ao longo do tempo será adicionados novas funcionalidades de acordo com as necessidades expostas.
Isso não será necessário.
Este é um dos motivos por ter pensando em Web Services.
[quote=“thingol”]Veja alguma documentação sobre Web Services.
Quando você vir a placa de um carro à sua frente começando com DII e se lembrar de Web Services, então você saberá que está começando a entender Web Services.[/quote] Dynamic Invocation Interface. Já li alguma coisa.